Blog - Felipe Jesus

Instituto Inhotim promove programação aberta ao público na Galeria Claudia Andujar | Maxita Yano, dias 16 e 17 de agosto

Show, oficina, performance e conversas abertas integram a programação protagonizada por lideranças e artistas indígenas

Nos dias 16 e 17 de agosto, o Instituto Inhotim promove programação pública e gratuita na Galeria Claudia Andujar | Maxita Yano, inaugurada em abril deste ano. A programação reúne lideranças e artistas indígenas de diferentes povos e territórios, propondo encontros que combinam música, performance, oficinas e rodas de conversa. Participam o povo Xukuru Kariri (Aldeia Arapowã Kakyá), a artista Uakyrê Braz Pataxó, a cacica Katorã Kamakã (Território Indígena Kamakã Mongoió), a liderança Cleonice Pankararu (Aldeia Cinta Vermelha Jundiba) e o multiartista Nelson D. Não é necessário inscrição prévia.

As atividades fazem parte do Programa Público da galeria, que tem como foco o diálogo entre  povos de Minas Gerais e as aldeias de Brumadinho. O programa busca aprofundar e ampliar as questões do território de Brumadinho, a partir dos ecos indígenas do passado que permanecem na região e das questões recentes que afetam as comunidades locais.

A programação integra o trabalho da artista Renata Tupinambá – jornalista, produtora e artista visual reconhecida pela atuação na difusão das culturas indígenas – e será registrada para dar origem a uma peça de “imagens sonoras”. Essa obra sonora convidará o visitante a explorar histórias e sons de elementos presentes, mas nem sempre visíveis, no território do Inhotim, por meio de um passeio na área externa à exposição.

“Serão atividades que buscam pensar Minas Gerais como território indígena e o Inhotim também como território indígena, trazendo as questões, os conflitos, os impasses, mas também as invenções, as manifestações artísticas e culturais. A gravação das atividades tem como fim uma espécie de áudio-guia, com uma narrativa em que o visitante vai poder acompanhar a mostra, mas também algo que transborda a exposição. A programação pública é um grande acontecimento em si, mas também alimenta o trabalho de uma artista que vai ficar para depois, para esse acesso a posteriori dos visitantes”, explica a curadora de Programas Públicos, Marilia Loureiro.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Sábado | 16 de agosto

10h30 – Toré Xukuru Kariri + conversa aberta

O povo Xukuru Kariri, da aldeia Arapowã Kakyá, da região de Brumadinho, apresenta um Toré, manifestação cultural e espiritual de diversas culturas indígenas. Após a apresentação, haverá uma conversa aberta com os Xukuru Kariri sobre questões relacionadas à terra e ao território.

 

14h – Oficina artística com Uakyrê Braz Pataxó

A artista Uakyrê Braz Pataxó (Aldeia Cinta Vermelha Jundiba) desenvolve uma oficina artística para crianças e adultos para pensar as conexões entre arte e território e as interfaces entre o Vale do Jequitinhonha, seu território de origem, e a região de Brumadinho por meio de diferentes linguagens artísticas.

 

Domingo | 17 de agosto

11h – Roda de conversa: lideranças indígenas femininas e sua atuação no território

As lideranças indígenas Katorã Kamakã (Território Indígena Kamakã Mongoió) e Cleonice Pankararu (Aldeia Cinta Vermelha Jundiba) conversam sobre os desafios de seus territórios e o papel delas como lideranças em suas aldeias.

 

15h30 – Show de Nelson D

O multiartista Nelson D fecha a programação com show que apresenta o Futurismo Indígena.

 

SOBRE A GALERIA CLAUDIA ANDUJAR | MAXITA YANO

 

Uma das principais fotógrafas de sua geração, Claudia Andujar tornou-se uma voz central na defesa dos direitos Yanomami. Em reconhecimento à sua relevância para a arte brasileira, o Instituto Inhotim inaugurou, em 2015, a Galeria Claudia Andujar, dedicada exclusivamente à sua obra.

Em abril deste ano, o espaço ganhou uma nova exposição e passou a se chamar Galeria Claudia Andujar | Maxita Yano – “casa de terra” na língua Yanomami. A mostra, que marca os dez anos da galeria, reúne trabalhos de 22 artistas indígenas da América do Sul e propõe repensar o espaço expositivo, ampliando diálogos e reflexões sobre as existências indígenas.

Entre os participantes estão Denilson Baniwa (AM), Paulo Desana (AM), Edgar Kanaykõ Xakriabá (MG), UÝRA (AM), Tayná Uráz (RJ), Graciela Guarani (MS), Alexandre Pankararu (PE), Renata Tupinambá (RJ), Tiniá Pankararu Guarani (PE) e Hutukara Associação Yanomami (RR), além de nomes internacionais como Elvira Espejo Ayca (Bolívia), Julieth Morales (Colômbia), Olinda Silvano (Peru), David Díaz González (Peru) e Lanto’oy’ Unruh (Paraguai).

Em cartaz por tempo indeterminado, a exposição convida o público a revisitar a trajetória de Claudia Andujar e a explorar, em núcleos temáticos, temas como espiritualidade, cotidiano, rituais, retratos, memória e resistência, mostrando como arte e território se entrelaçam na preservação de identidades e cosmologias indígenas.

A Galeria Claudia Andujar I Maxita Yano tem a Vale como Mantenedora Master por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e a Parceria Institucional da Embaixada e do Consulado da Colômbia e do Peru.

 

INHOTIM – INFORMAÇÕES GERAIS

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO

De quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

Nos meses de janeiro e julho, o Inhotim funciona também às terças.

ENTRADA

Inteira: R$ 60,00 | Meia-entrada*: R$ 30,00.

*Veja as regras de meia-entrada no site: www.inhotim.org.br/visite/ingressos/

ENTRADA GRATUITA

Inhotim Gratuito: acesse o guia especial sobre a gratuidade no Inhotim.

Moradores e moradoras de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim; Amigos do Inhotim; crianças de 0 a 5 anos; patronos, patrocinadores e instituições parceiras do Inhotim não pagam entrada;

Quarta Gratuita Inhotim: todas as quartas-feiras são gratuitas;

Domingo Gratuito: o último domingo do mês é gratuito;

LOCALIZAÇÃO

O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BH/SP. Também é possível chegar ao Inhotim pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 – sentido BH/Rio, na entrada para o Retiro do Chalé.

https://www.inhotim.org.br/

O Inhotim tem a Vale como Mantenedora Master; o Nubank e a Cemig como Parceiros Estratégicos; Shell e Itaú como Patrocinadores Master e conta com o Patrocínio Ouro da Vivo, Santander, Supernosso, CBMM, Grupo Ultra e Petronas. Os patrocínios são viabilizados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Leo Junior

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo