Instituto Hahaha lança documentário sobre sua atuação nos hospitais de BH
Muita gente já ouviu falar no Instituto Hahaha, mas poucos viram de perto a atuação dos médicos palhaços nos Hospitais de Belo Horizonte. Agora essa história chega às telonas, no dia 18.08, domingo, às 16h30, no Cine Santa Tereza, com o documentário “Rir é resistir”, que celebra 12 anos da instituição. Dirigido por Nathália Perdigão e Alex Queiroz, o filme foi gravado ainda durante a pandemia, no ano de 2021. “Eu era uma das que nunca tinha presenciado de perto os palhaços e palhaças do Hahaha em ação”, comenta a diretora Nathália Perdigão. “É bonito ver como fica o ambiente depois que eles passam. Testemunhei momentos delicados, com crianças e pessoas idosas, muito doentes, e sorrindo. Em alguns momentos, não contive as lágrimas por trás das lentes”, conta.
Durante a exibição, o público assiste a instantes únicos e emocionantes, costurados por relatos de profissionais da organização, dos hospitais e lares atendidos, e claro, dos pacientes e seus acompanhantes. “Escutar os depoimentos, as histórias de vida, e o marco desse encontro transformador com o Hahaha, confirma, que apesar de todos os desafios pelos quais a instituição já passou para se manter atuante, vale a pena. Afinal, Rir é Resistir!”, comenta a gestora do Hahaha e artista, Gyuliana Duarte.
A sessão do documentário “Rir é Resistir” é comentada e tem entrada Franca. A classificação indicativa é livre. Mais informações no @institutohahaha
Instituto Hahaha
O Instituto Hahaha é uma organização da sociedade civil (OSC) que promove a arte da palhaçaria em espaços de saúde e de acolhimento. Com a missão de colocar o riso a serviço da vida, busca garantir o direito e acesso à arte e à cultura para crianças, adolescentes, adultos, idosos, seus familiares, profissionais de saúde e corpo técnico.
Fundado em 2012 por Elen Couto, Eliseu Custódio e Gyuliana Duarte o Hahaha foi inspirado na primeira organização de palhaços médicos “Clown Care Unit” de Nova Iorque e com a expertise de cinco anos de atuação na organização Doutores da Alegria em Belo Horizonte. Além disso, é representante da sociedade civil no Conselho Municipal do Idoso e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente em Belo Horizonte.
A instituição é reconhecida hoje com Prêmio de Gentileza Urbana pelo Conselho Estadual de Arquitetura de MG (2013), Condecoração de Honra ao Mérito pela Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte (2014), 2º Lugar na 3ª edição do Prêmio Pró-longevidade (2021), na categoria Pessoa Jurídica, pelas ações de promoção à saúde e bem-estar às pessoas idosas e Prêmio Amigos do Bairro de Santa Tereza pela Associação dos Amigos do Bairro Santa Tereza (2022).
As ações são realizadas por meio do projeto “Arte do Encontro”, patrocinado pela Cemig, Drogaria Araujo e Grupo Bimbo por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com realização do Governo de Minas Gerais-Governo Diferente, Estado Eficiente; e do projeto nº 1286/2022 “Cortejos Musicais – Manutenção Instituto Hahaha”, executado com patrocínio da Hexagon e fomento da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Cultura; e o projeto “Minha história virou arte”, realizado com fomento do Fundo Municipal do Idoso com o patrocínio da Vale, Cemig, Arcelormittal, Abbott e apoio de Mater Dei e Supermix Concreto.
SERVIÇO
Instituto Hahaha celebra 12 anos
Documentário
Estreia e exibição no Cine Santa Tereza
18.08, domingo – 16h30 (sujeito à lotação)
Mais informações: www.institutohahaha.org.br