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Inhotim apresenta nova etapa da exposição “Esconjuro”, de Paulo Nazareth, associada ao inverno

Nova configuração, associada ao inverno, propõe pausa e contemplação, com novas obras e mudanças cromáticas no espaço

Brumadinho, MG – O Instituto Inhotim apresenta a terceira configuração da exposição monográfica “Esconjuro”, de Paulo Nazareth. Apresentada desde abril de 2024, a mostra é concebida como um processo contínuo, em quatro movimentos ligados às estações do ano: outono, primavera, inverno e verão. A cada nova fase, o artista propõe reformas nos espaços expositivos da Galeria Praça e em áreas externas do museu, mobilizando diferentes obras, formas de montagem e relações com o território.

Após as versões de outono (abril a novembro de 2024) e primavera (novembro de 2024 a junho de 2025), chega o momento do inverno, quando o corpo pede recolhimento, seja para abrigar-se do frio, seja em busca de quietude e contemplação. Essa cadência permeia o fazer artístico de Paulo Nazareth, que convida o público a um olhar mais aprofundado, ora para si, ora para diferentes camadas da história. Ao reorganizar o conjunto de obras, o artista revela ruínas, reelabora símbolos e evidencia fronteiras, materiais e imateriais, que persistem ao longo do tempo. Passado, presente e futuro entrelaçam-se em uma espiral contínua, para que memória e apagamento coexistam.

Dentre os trabalhos apresentados nesta fase está “Medals of honor [or 49 medals + 1]” (2019), uma coleção de medalhas idealizadas pelo artista para laurear a memória de lideranças indígenas e negras que protagonizaram a resistência contra a hegemonia colonial em diversas regiões de Abya Yala — termo ancestral para o território que veio a ser chamado de América Latina. As medalhas, dispostas em estojos forrados com veludo vermelho intenso, utilizam cores que remetem às bandeiras nacionais dos países ou territórios onde essas figuras atuaram.

A obra “Mitologia modernista” (2025) também passa a integrar a exposição no inverno. Ela é um desdobramento da série “Produtos de genocídio”, iniciada por Nazareth em 2010. Nas peças, o artista cristaliza produtos comerciais que carregam nomes de povos e culturas ancestrais, utilizando uma resina sintética que mimetiza o âmbar — preservando os objetos como cápsulas temporais. A obra aborda os ciclos de apropriação simbólica e apagamento cultural impostos pela lógica mercantil e pela construção da modernidade.

Como nova obra externa da estação, “Obra y trabalho” (2024–2025) será instalada no Eixo Laranja de visitação, próximo à obra “Palm Pavilion” (2006-2008), de Rirkrit Tiravanija. Construída com andaimes — estrutura comumente associada a labores exaustivos — a instalação propõe um lugar de descanso, onde redes são instaladas sob sombra. A obra adiciona à exposição o tempo do descanso, ressignificando o gesto do trabalho em contraste com sua condição habitual. A instalação, que será montada a céu aberto,  está em sintonia com o inverno mineiro, estação de chuvas raras em que o amanhecer é marcado pela bruma que recobre a terra.

A proposta de Paulo Nazareth para Esconjuro segue ancorada em um gesto contínuo de ativação do espaço expositivo como lugar de presença, criação e transformação. A exposição permanece em cartaz até 2026, quando será realizada sua quarta e última etapa, associada ao verão.

“Esconjuro” – Trajetória

O primeiro arranjo da exposição, associado ao outono, esteve aberto ao público entre abril e novembro de 2024. A etapa foi marcada por obras que apontam diversas maneiras de se relacionar com a terra, seus ciclos e transformações, além de práticas de exploração e disputa historicamente conhecidas no território. Entre as obras apresentadas estavam “Casa de Exu” (2015–2024), “Bananal” (2024), “Sambaki I e Sambaki II” (2024), além de vídeos, pinturas, lambes e instalações que formam o conjunto inaugural da mostra.

Na primavera, inaugurada em novembro de 2024, a exposição recebeu sua primeira reforma, com mudanças no espaço e a chegada de novas obras. Um dos destaques dessa fase foi a introdução da série “Notícias de América” (2012) , na qual o artista registra ações performáticas ao atravessar o continente americano a pé e de carona. A obra dialoga com “Marco Temporal” (2024), já presente desde a primeira estação. Também passou a integrar a mostra a obra externa “Casas de pássaros” (2024), instalada no Jardim Sombra e Água Fresca, composta por estruturas de madeira inspiradas na arquitetura modernista e pensadas como morada para as aves que atravessam a região. A montagem da primavera propôs ainda uma nova experiência cromática para o espaço expositivo, trazendo o preto como símbolo de transmutação e espiritualidade, em contraste com o efum — pó branco de base calcária utilizado em rituais do Candomblé.

“Esconjuro” conta com a Vale como Mantenedora Master e com o Patrocínio Master da Shell, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


 

SERVIÇO
Esconjuro | Inverno – Paulo Nazareth
Galeria Praça

 

INHOTIM – INFORMAÇÕES GERAIS

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO

De quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

Nos meses de janeiro e julho, o Inhotim funciona também às terças.

ENTRADA

Inteira: R$ 60,00 | Meia-entrada*: R$ 30,00.

*Veja as regras de meia-entrada no site: www.inhotim.org.br/visite/ingressos/

ENTRADA GRATUITA

Inhotim Gratuito: acesse o guia especial sobre a gratuidade no Inhotim.

Moradores e moradoras de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim; Amigos do Inhotim; crianças de 0 a 5 anos; patronos, patrocinadores e instituições parceiras do Inhotim não pagam entrada;

Quarta Gratuita Inhotim: todas as quartas-feiras são gratuitas;

Domingo Gratuito: dia 13 de abril e o último domingo do mês é gratuito;

LOCALIZAÇÃO

O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BH/SP. Também é possível chegar ao Inhotim pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 – sentido BH/Rio, na entrada para o Retiro do Chalé.

https://www.inhotim.org.br/

O Inhotim tem a Vale como Mantenedora Master; o Nubank e a Cemig como Parceiros Estratégicos; Shell e Itaú como Patrocinadores Master e conta com o Patrocínio Ouro da Vivo, Santander, Supernosso, CBMM, Grupo Ultra e Petronas. Os patrocínios são viabilizados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Paulo Gomes

Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho | Repórter | Cronista Esportivo | Profissional do Direito | correspondente Bancário.

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