A unidade de Nefrologia do Hospital Evangélico de Belo Horizonte em Venda Nova vai ganhar um espaço de leitura para os 829 pacientes renais crônicos que fazem tratamento de hemodiálise no local e seus acompanhantes. A inauguração da sala especialmente preparada para receber o acervo de 1520 exemplares de diversos gêneros literários, além de 5 Kindle e 5 mp3 para aqueles que têm baixa capacidade de visão será na segunda-feira, 24 de junho, a partir das 9h45, na Rua Padre Pedro Pinto, 1541, em Venda Nova.
O projeto foi viabilizado por meio de parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais (Secult), pela Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, com patrocínio da VMG Farmacêutica e apoio das Livrarias Amadeu, Dona Clara, Moinho do Livro, Savassi e, ainda, Colégio Santo Antônio, PUC Minas, Faminas, Colégio Batista e Serviço Caixa-Estante da Biblioteca Pública de Belo Horizonte.
“O projeto Lendo e Aprendendo é mais uma iniciativa do Hospital Evangélico que mobilizou diversos apoiadores para proporcionar momentos de conforto e de melhoria da qualidade de vida para os pacientes em tratamento de hemodiálise atendidos pela nossa instituição. Entendemos que a leitura é uma atividade valiosa que pode oferecer entretenimento, conhecimentos e distração durante o período da sessão de diálise, que é realizada três vezes por semana, por um período de quatro horas”, destaca o presidente do HE, Euler Borja.
A iniciativa também amplia o alcance do projeto Vivendo e Aprendendo, que desde 2018, já levou 610 pacientes renais crônicos da unidade Venda Nova de volta para a escola – também durante as sessões de hemodiálise. Desses, 85 já concluíram as 400 horas/aula necessárias para conquistar o diploma do Ensino Fundamental, com o acompanhamento pedagógico de professoras da Escola Municipal Padre Marzano Matias. “Muitos dos formandos têm manifestado o interesse em continuar os estudos. O hábito da leitura é um importante aliado e canal de conhecimento”, destaca o presidente.
Atualmente, o HE é o maior fornecedor do SUS de Minas Gerais para serviços da especialidade de Nefrologia, com oferta do tratamento conservador (medicamentoso), sessões de hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal para mais de 3500 pacientes atendidos. Além da unidade Venda Nova, o grupo mantém outras, na Av. Contorno, em Belo Horizonte, Contagem e Betim, na RMBH. “Entendemos que o nosso propósito de servir ao próximo está em possibilidades como essa, de oferecer mais que o tratamento prescrito para os nossos pacientes”, conclui Borja.
HE – Instituição fundada há 78 anos, inicialmente como ambulatório, o Hospital Evangélico de Belo Horizonte engloba, além da Unidade Serra, mais 9 unidades de atendimento médico e de saúde em Belo Horizonte, Contagem e Betim. Em 2023, realizou mais de 1,300 milhão de procedimentos médicos pelo SUS, convênios e particulares, é referência em atendimentos de Nefrologia e para o SUS no Estado e é o maior prestador de serviço de Oftalmologia do SUS, no país. Atualmente, a rede tem mais de 2,6 mil colaboradores.