Depois de turnê pelo Brasil, o espetáculo Herança, com Maurício Tizumba, Júlia Tizumba, e Sérgio Pererê, volta a Belo Horizonte para única apresentação na 50ª edição da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, no Palácio das Artes, dia 17 de janeiro, sexta-feira, às 20h. Dirigido por Grace Passô, a peça cênico-musical, estreou em 2023, e celebra os 50 anos de carreira do ícone da cultura afro-mineira Maurício Tizumba, e continua a emocionar o público com sua profunda reflexão sobre a herança cultural afro-brasileira. O espetáculo é resultado da pesquisa do escritor e dramaturgo Pedro Kalil, organizador do livro De Camarões: veredas de Maurício Tizumba. Rosa Moreira, irmã de Tizumba, faz uma participação especial. No palco, eles exploram a ancestralidade e o resgate da cultura afro-brasileira, utilizando o som, o movimento e os objetos de família como elementos poéticos para contar histórias que entrelaçam o pessoal e o coletivo.
Herança mergulha nas questões de identidade, memória e diáspora negra, oferecendo ao público uma experiência sensível, que mistura enredos íntimos e oníricos, com uma visão profunda da África e do Brasil como espelhos culturais. Sob a direção de Grace Passô, o espetáculo ganha uma força simbólica poderosa, destacando a arte de Tizumba e seus colaboradores, que utilizam a música, o teatro e a dança para resgatar as memórias e os sonhos de um povo.
Com ingressos acessíveis, Herança segue em cartaz para o público geral dentro da 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, uma das maiores iniciativas de democratização da cultura em Minas Gerais.
Ficha Técnica:
Elenco: Júlia Tizumba, Sérgio Pererê e Maurício Tizumba
Participação especial: Rosa Moreira
Direção: Grace Passô
Assistência de direção: Aline Vila Real
Idealização: Pedro Kalil
Dramaturgia: Aline Vila Real, Grace Passô e Tomás Sarquis (Elaborada a partir de narrativas produzidas por Júlia Tizumba, Maurício Tizumba, Rosa Moreira e Sérgio Pererê)
Direção musical: Sérgio Pererê
Músicas: Sérgio Pererê e Maurício Tizumba
Intervenções visuais: Desali
Projeções: Bah
Cenário e figurino: Alexandre Tavera
Assistência de movimento: Sérgio Penna
Iluminação: Edmar Pinto
Sonorização: Cahuê Teixeira e André Cabelo
Produção Executiva: Karú Torres
Sobre a Cia. Burlantins:
Fundada em 1996, a Cia. Burlantins é uma companhia de Belo Horizonte reconhecida pela sua pesquisa na integração entre música, teatro e dança. A companhia se tornou uma importante plataforma para artistas negros e negras, criando espetáculos que refletem sobre questões sociais e culturais. Entre suas produções mais emblemáticas estão Zeropéia, o Show, Opereta: o Homem que Sabia Português, Oratório: a Saga de Dom Quixote e Sancho Pança, e Clara Negra. Desde 2012, com Maurício e Júlia Tizumba à frente da direção, a Cia. Burlantins se consolida como um espaço de resistência e criação artística.
Serviço: “Herança”
Dia 17 de janeiro, sexta, às 20h, no Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena 1537, Centro)
Ingressos antecipados: R$ 25,00
Venda nos postos da Sinparc ou pelo site www.vaaoteatromg.com.br
Postos de Venda:
- Shopping Cidade – Rua Tupis, 337 – Centro Piso GG (Quiosque de venda).
Horários: Segunda a sábado, de 10h às 19h; domingos, de 10h às 18h. - Pátio Savassi – Av. do Contorno, 6.061 – Funcionários Piso L 3 – no foyer do Teatro.
Horários: Segunda a sexta, de 12h às 19h; domingos, de 12h às 18h. - Shopping Monte Carmo (Betim)
Horários: Segunda a sexta, de 12h às 19h; domingos, de 12h às 18h.
Outras informações:
Redes sociais do Sinparc (Facebook, Instagram e YouTube): @sinparcmg
E @mauricio_tizumba