Cultura

Gratuito: É HOJE! Flup homenageia Marquinho PQD em edição especial do projeto “Mora na Filosofia”

  • Evento celebra o legado do compositor com roda de conversa, samba e reflexões sobre a música como forma de pensamento e resistência;
  •  Iniciativa da Flup tensiona o samba como ponto de partida para discussões sobre identidade, afetos e saberes populares

 A Festa Literária das Periferias (Flup), que conta com patrocínio master da Shell, realiza uma edição especial do seu projeto formativo Mora na Filosofia, em homenagem ao compositor Marquinho PQD. Com entrada gratuita, a partir das 19h, encontro acontece hoje, na Casa Savana, no Centro do Rio de Janeiro e será marcado por música, conversa e memória, em um gurufim, ritual de despedida em tom de celebração da vida e da obra do artista.

Inicialmente programada como a mesa “Devotos dessa imensa legião de Jorge”, a atividade foi adiada três vezes na expectativa de contar com a presença de Marquinho PQD. Com seu falecimento, o encontro foi reformulado como uma homenagem póstuma, com foco em seu legado musical e filosófico. A noite trará canções emblemáticas como “Deixa Clarear”, “Coração Feliz”, “A Sete Chaves” e “Ogum”, que marcaram gerações e reforçam a potência poética da sua obra.

A programação também inclui uma entrevista especial com a filósofa Helena Theodoro e o pesquisador Brendown Gabriel, que discutirão a dimensão filosófica e cultural da trajetória de PQD. Em seguida, o grupo Batuque Suburbano sobe ao palco com um repertório dedicado ao artista, relembrando grandes sucessos e reafirmando o samba como linguagem de resistência e expressão coletiva.

O Mora na Filosofia é uma iniciativa da Flup que utiliza o samba como ponto de partida para reflexões sobre identidade, afetividade e saberes populares. A cada edição, uma música é escolhida para guiar o debate, valorizando a canção como forma de pensamento e articulação de mundo.

Além dos encontros abertos ao público, o projeto promove um processo formativo com 70 participantes, em atividades presenciais e online. Os participantes exploram o samba não apenas como expressão musical, mas como narrativa viva das periferias brasileiras. Ao fim da formação, 35 textos serão publicados em um livro inédito previsto para 2026, resultado da experiência coletiva de escuta, criação e troca.

Em edições anteriores, o Mora na Filosofia já contou com a presença de nomes como Leci Brandão, Conceição Evaristo (homenageada da FLUP 2025), Cléber Augusto, Marcelo D2, Arlindinho, Jurema Werneck e Angélica Ferrarez.

SERVIÇO
Data: 8 de outubro de 2025
Horário: 19h
Local: Casa Savana – Rua Camerino, 162 – Centro, Rio de Janeiro
Entrada gratuita

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo