EmpresasNoticias

Golpes na Black Friday: confira como se prevenir

Especialista do Sicoob Credigerais alerta para os principais golpes aplicados e dá dicas para realizar compras seguras

Novembro de 2024 – A chegada da Black Friday e as festas de fim de ano marca um período importante para o calendário do varejo brasileiro. Uma pesquisa da Visa Consulting & Analytics (VCA), apontou que, em 2023, a Black Friday (24 de novembro) e a antevéspera de Natal (23 de dezembro), foram os dias do ano com maior representação em transações de compra, tanto online quanto presenciais, no país.
Em épocas de promoções e descontos, as compras virtuais tornam-se uma alternativa usual entre os consumidores. Por isso, o Sicoob Credigerais orienta sobre a importância dos consumidores se protegerem contra os diversos tipos de fraudes e golpes, que costumam também aumentar nesta época do ano.

A cooperativa mapeou os golpes mais aplicados durante as datas comerciais. Entre eles estão as compras em sites falsos, fraudes em plataformas de e-commerce, clonagem de cartões, links maliciosos com promoções falsas e, em especial, os crimes praticados por meio do pagamento em PIX.
Este último tipo de fraude, destaca a especialista em Fraude Financeira do Sicoob Credigerais, Jéssica Ramos Alvarenga, usualmente é responsável pelo maior número de ocorrências de golpes registrado durante a Black Friday. Segundo Jessica, o número recebimento de reclamações acerca de crimes envolvendo PIX aumenta entre 15% e 20% nos meses que se tem datas comerciais comemorativas, se comparado a outras épocas do ano. Com isso, a especialista destaca a importância de o consumidor estar atento e tomar as medidas necessárias para garantir a segurança durante as transações.

“Estamos entrando em uma época de grande movimentação financeira, que é uma condição favorável para os criminosos. Eles se aproveitam do alto volume de transações para aplicar seus golpes, principalmente enganando as pessoas com promoções falsas. No Sicoob Credigerais, acreditamos que a educação financeira é fundamental para proteger nossos cooperados”, salienta a especialista.
Jéssica destaca ainda que o Sicoob Credigerais realiza campanhas de conscientização sobre segurança financeira durante todo o ano, com foco especial em datas comemorativas. Além disso, a cooperativa mantém parcerias com instituições financeiras e órgãos reguladores para identificar fraudes e adotar medidas preventivas.

 

Como se proteger

Para se proteger dos golpes cada vez mais sofisticados no mundo digital, o Sicoob Credigerais recomenda que os consumidores estejam atentos. Antes de realizar qualquer compra online, verifique a autenticidade do site, desconfie de ofertas muito tentadoras e priorize plataformas confiáveis, verificando se aplicativos são realmente os verdadeiros e se a URL dos sites não tem pegadinhas. Utilize cartões virtuais, principalmente aqueles que possibilitam apenas uma compra, mantenha seu antivírus atualizado, tanto no smartphone quanto no notebook ou PC, e monitore seus extratos regularmente.
O PIX, apesar de ser uma ferramenta inovadora e conveniente, também se tornou um alvo para criminosos. De acordo com Jéssica, a engenharia social é o principal método utilizado por fraudadores para aplicar golpes por meio do PIX. A rapidez das transações e a facilidade de uso têm tornado o sistema um alvo atrativo para golpistas.
“Eles se disfarçam como conhecidos, empresas ou instituições financeiras para enganar as vítimas, obtendo informações confidenciais ou persuadindo-as a realizar transferências não autorizadas. Ao adotar medidas simples, o consumidor dará um passo importante para proteger seu dinheiro”, alerta a especialista.
Em caso de fraude confirmada, a vítima pode recorrer ao Mecanismo Especial de Devolução – MED. Este recurso, exclusivo do PIX, foi desenvolvido para facilitar reembolsos em situações de fraude, aumentando as chances de a vítima recuperar seu dinheiro. Contudo, é importante destacar que a devolução dos valores depende da disponibilidade de saldo na conta do beneficiário.

 

Principais golpes:

  • Golpes de engenharia social: sequestro relâmpago, falso suporte técnico e outras táticas são usadas para coagir as vítimas a realizarem pagamentos.
  • Clonagem de WhatsApp: criminosos clonam contas de WhatsApp para solicitar dinheiro aos contatos da vítima.
  • QR Codes e chaves Pix falsas: códigos e chaves falsas são enviados para induzir a vítima a realizar pagamentos indevidos.
  • Sites e aplicativos falsos: páginas falsas simulam bancos ou plataformas de pagamento para capturar dados e realizar transações fraudulentas.
  • Criação de chaves Pix em nome de terceiros: criminosos registram chaves Pix em nome de outras pessoas para acessar seus valores.

Como se proteger:

  • Verifique sempre a chave Pix do destinatário, seu nome e CNPJ
  • Desconfie de pedidos urgentes
  • Não escaneie QR Codes de origem duvidosa
  • Ative as notificações de transações

 

Recursos do Sicoob Credigerais

Para oferecer ainda mais segurança aos seus associados, o Sicoob Credigerais disponibiliza para seus associados diversas ferramentas e recursos de segurança como:

  • Autenticação em duas etapas: Uma camada extra de segurança para proteger suas contas.
  • Notificações em tempo real: Receba alertas sobre todas as suas transações.
  • Bloqueio imediato de cartões: Bloqueie seu cartão de crédito ou débito a qualquer momento por meio do aplicativo.
  • Suporte personalizado: Conte com o apoio da equipe para resolver dúvidas e identificar comportamentos suspeitos.

Em caso de fraude, o cooperado deve seguir os seguintes passos: entrar em contato com a Central de Fraudes pelo 0800 724 4420 e escolher a opção 5. Registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia e enviar uma carta de próprio punho relatando o ocorrido. Além disso, é fundamental comunicar o gerente da conta por meio dos canais de atendimento disponíveis. Agindo rapidamente, o cooperado garante o bloqueio do cartão e a investigação do caso.

 

Sicoob Credigerais

Sicoob Credigerais é uma instituição financeira cooperativa que reúne mais de 28 mil cooperados. Atuando nas regiões, norte e noroeste de Minas Gerais, além dos estados da Bahia e Goiás, a cooperativa singular oferece uma gama completa de soluções financeiras, incluindo conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento em cartões, entre outras. Com 27 agências físicas e uma digital, a Credigerais está presente em 22 cidades e se destaca entre as instituições financeiras atuantes no Brasil. Acesse www.sicoob.com.br/web/sicoobcredigerais para mais informações.

 

Paulo Gomes

Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho | Repórter | Cronista Esportivo | Profissional do Direito | correspondente Bancário.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo