Coluna: GALO NA LIBERTADORES – COINCIDÊNCIAS E TRUNFOS
Rumo á glória eterna - etapa final
O Atlético amanhã encara o Botafogo na grande final da Copa Libertadores 2024, voltando a disputar o título depois de 11 anos. Todos esses anos se passaram, o brasil e o mundo mudou, e com o futebol não seria diferente, mas também tem suas coincidências com 2013, no qual a superstição atrelado aos triunfos alvinegro podem fazer o Galo campeão da América de novo.
O Botafogo que chega pela primeira vez em uma final de Libertadores, quer usar do seu ótimo momento e ótimo time o melhor ano do clube carioca em toda sua história. Muito próximo do título do campeonato brasileiro, o fogão que só conquistou uma Conmebol em 93 o um brasileiro roubado em 95, busca retormar o protagonismo no futebol brasileiro em 2024.
O Atlético apesar de não ter e não jogar melhor que o Botafogo, tenta com a expericencia de seus atletas em conquistar títulos e jogar grandes finais, tentar levar a melhor na estratégia e frieza, além disso exstem outros “trunfos” e presságios no qual vamos linkar alguns deles:
- No ano de 2013 aconteceram várias coisas que casaram com o que acontece em 2024 com o Galo, pra quem gosta de superstição, o jornalista Fael Lima e outros mais linkaram mais de 103 coincidências dos mais variados tipos, como a camisa do Galo aparecer nos quadrinhos da Comics, o Flamengo ser campeão da Copa do Brasil, um time argentino ser campeão da sul-americana derrotando um time brasileiro, que havia subido para série A depois de 2 anos. E muito mais.
- O Galo da Libertadores tem ótimos números e atuações, 15 pontos na primeira fase, 2° melhor campanha e até aqui soma 8 vitórias – 2 empates e 2 derrotas, eliminando o atual campeão (Fluminense) e o time de melhor campanha (River) sem tomar gols.
- Lyanco – Bataglia – Alonso, exatamente esse trio de zaga fizeram 3 jogos apenas na libertadores, e não tomaram gol. ZERO. No total, foram 6 jogos e 2 gols sofridos.
- Deyverson. É peça chave para o duelo, visto que é experiente, fez gol de título de libertadores, e terá um papel fundamental para provocar Barboza, zagueiro esquentadinho e que pode ser expulso nessa final. (Uma tendência).
- Hulk. O Craque do Atlético, com seus 38 anos joga (palavras dele) seu jogo mais importante em uma carreira incrível, e dará a vida por essa taça. Além do que, pode ser o último título grande disputado com a camisa do Galo a ver seu fim de carreira próximo. É tudo ou tudo.
- Psicológico do Botafogo, que estava meio pressionado, mas que sabemos que se cozinhar o jogo, os jogadores tendem a ceder no mental, principalmente com resultado adverso. Declarações do último jogo entre as equipes também são o combustível que faltava pro Galo nessa final.
- Jogo único equipara as duas equipes num duelo em campo neutro, onde devemos ter mais torcedores do Botafogo – 60/40 – mas o gramado natural e a oportunidade do Galo em já ter jogado nesse campo, pode ser um pequeno fator, mas um fator positivo.
- Não menos importante, justiça por 2021. Alguns atletas ainda estão no elenco e viram por um gol classificatório, sem eliminado para o Palmeiras de forma invicta, deixando assim o gosto de que chegaria como favorito na final e poderia ter levado a taça.
Vale sempre lembrar que, para ambos a vitória de amanhã é primordial para o planejamento e investimento do ano seguinte, principalmente para o Atlético que corre o risco de ficar de fora da Libertadores 2025. Tem mundial, tem super mundial e milhões de milhões de doláres envolvidos na grande coquista da glória eterna. É amanhã ás 17h em Buenos Aires. E ai, quem leva o título?