FICC – Festival Internacional de Cerveja e Cultura recebe o público para comemorar seus 10 anos
Evento completa está em sua 12ª edição e faz homenagem a escola cervejeira britânica

Vem aí a décima segunda edição do FICC, Festival Internacional de Cerveja e Cultura, que este ano está mais do que especial! São 10 anos de evento, ininterruptos, sempre com público presente, palestras, rock n roll e muita cerveja boa. Este ano marque na agenda, 23 de agosto na Praça da Assembleia. De volta aos moldes tradicionais, o evento comemora estes 10 anos com uma justa homenagem a escola cervejeira britânica que foi a primeira homenageada do FICC lá em 2015. Além da homenagem a escola cervejeira britânica, o FICC comemora também os 200 anos de relações institucionais entre o Reino Unido e o Brasil e também 10 anos do Consulado Britânico em Belo Horizonte, tendo a chancela do consulado sendo um dos parceiros institucionais desta edição.
O público-alvo são pessoas de todo Brasil que curtem boas cervejas, boa música e boa gastronomia, além de uma programação cultural intensa. Serão 20 cervejarias de vários estados, além de 3 de países diferentes, totalizando mais de 80 rótulos. Este ano o palco principal vai receber 5 bandas, espaço kids com infláveis, shows, pistas de skate, recreação e aulas de circo para toda família. Também vai ter Feira Criativa e exposição de quadros de rock e Schoolof Rock Experience.
Na área gastronômica, destaque para a Praça da Brasa, onde terão 4 assadores, mais a Praça Gastronômica com 6 operações, mais stand de vinhos e drinques. O que não falta para o FICC são bons shows. Este ano teremos Supla, tocando Beatles, banda Volume 4, um tributo a Black Sabah,Atom Pink Floyd, o maior tributo a Pink Floyd do país comemorando os 50 anos da música WhishYou Where Here, U2 Go Home, Led III também com show especial de 18 anos e DJ Cateb, já residente do festival em outras edições. A grande novidade desta edição será o Programa FICC – Golden Beer Taps que envolverá uma capacitação a 15 bares de Belo Horizonte que atual no ramo das cervejas artesanais. Esse programa visa trazer uma contrapartida para o Festival em comemoração a esses 10 anos de história trazendo uma contribuição ao mercado cervejeiro de BH.
O programa visa levar conhecimento e capacitação para as equipes dos bares de cervejas artesanal que serão selecionados por meio de uma curadoria e diagnóstico prévio em parceria com a Escola Mineira de Sommelieria e a sommelier da cidade de São Paulo, Stef Monteiro. Os bares serão selecionados considerando o critério de descentralização de bairros e regionais de Belo Horizonte visando contemplar bares de diferentes regionais da nossa capital. Os bares selecionados passarão por um treinamento com foco em técnicas de serviço, operação, conhecimento cervejeiro e atendimento ao cliente, como intuito de oferecer a eles não apenas a bebida, mas também proporcionar uma experiencia única e marcante durante o consumo da cerveja artesanal.
Além da capacitação, ao final do programa, os bares que obtiverem melhor desempenho e resultados serão premiados e ficarão em destaque nas divulgações. Todos os bares participantes que alcançarem a pontuação mínima serão indicados no Roteiro de Bares Cervejeiros de BH que será criado pelo FICC. “A proposta vai além de apenas uma premiação. É uma oportunidade para os donos dos bares e suas equipes adquirirem capacitação qualificada e conhecimento cervejeiro para aplicar no estabelecimento, conseguindo assim elevar o padrão de excelência no serviço e no atendimento, proporcionando experiências inesquecíveis aos clientes”,fala Fred barros, proprietário da You Rock Produtora, empresa responsável pelo Festival.
Todos os bares selecionados serão treinados e avaliados por uma equipe de sommelier auditores, com foco nos pilares, qualidade técnica, serviço de excelência e cultura cervejeira. Após o encerramento das visitas técnicas, contagem de pontos e definição do ranking, os 5 melhores colocados irão para votação do público, que irá definir os três melhores bares de cerveja artesanal de BH. Todos os bares que atingirem a pontuação mínima serão inseridos no roteiro turístico gastronômico do Festival FICC e os três ganhadores irão participar como bares da 12ª edição que acontecerá no dia 23 de agosto de 2025.
Outra novidade em comemoração aos 10 anos de festival, é que pela primeira vez o evento será realizado em uma praça pública, um evento mediante retirada de ingresso pelo Sympla e a doação de um quilo de alimento não perecível. O FICC tem a produção e realização assinadas pela You Rock Produtora e o patrocínio da Belotur por meio da Prefeitura de Belo Horizonte.
Sobre o Festival:
O Festival Internacional de Cerveja e Cultura nasceu em 2015, no auge do desenvolvimento da cerveja artesanal em Minas Gerais, com a proposta de fomentar a indústria e a cultura cervejeira no estado e no Brasil. Desde então o FICC vem se consolidando como o maior evento de cervejas de Minas Gerais, ano após ano reunindo as principais cervejarias do estado e do país e até do mundo em um só lugar, além de grandes produtores gastronômicos, bandas renomadas, workshops técnico-científicos, apresentações artísticas e demais expressões artísticas culturais. Com 10 anos de história, o evento acumula experiência, conhecimento e maturidade. Ainda assim, segue inovando para estar sempre à frente. Construir uma marca forte demanda, inevitavelmente, um pensamento inovador e um olhar para o futuro.
Ficar no mesmo lugar não faz parte do DNA inovador que o FICC sempre teve. E é por isso que podemos dizer que essa edição pode ser considerada a maior de todas. No desejo de perpetuar um legado e criar algo único, o entendimento é que, cada vez mais, o presente e o futuro irão caminhar lado a lado. É preciso manter um olhar atento sobre o futuro para poder transformar a realidade. O FICC vai além das expectativas — o que começou como um grande Festival de cerveja e música se transformou em uma plataforma de experiências, reafirma Fred Barros, produtor e dono do festival. Foram inúmeros os desafios e conquistas alcançadas. E é a partir do conhecimento, fruto de 11 edições, que o FICC se propõe a contribuir para a construção de um mundo melhor, com pessoas qualificadas e conscientes do seu papel transformador.
Serviço:
O FICC sem dúvida é um indutor do turismo na cidade sendo considerado o maior evento cervejeiro de Minas Gerais e estando em os cinco maiores do Brasil
NÚMEROS DO FESTIVAL: • 11 Edições desde 2015; • + de 600 artistas já escalados; • + 100.000 pessoas na plateia; • + 240 cervejarias participantes; • + de 1200 profissionais envolvidos; • + de 550 rótulos de cerveja; • + de 20 toneladas de alimentos arrecadados
12º FICC – Festival Internacional de Cerveja e Cultura
Dia: 23 de agosto
Horário: a partir das 11 horas
Local: Praça da Assembleia
Retirada de ingressos gratuitos: Sympla– https://www.sympla.com.br/evento/12-edicao-festival-internacional-de-cerveja-e-cultura—ficc-ano-x/3054093
@festivalficc