FESTiFRANCE Brasil 2024 traz o melhor do cinema francês para Belo Horizonte em novembro
Um dos principais festivais de cinema francês do país exibe mais de 50 filmes entre as telas do Cine Theatro Brasil e do Sesc Palladium. O evento também reúne cinéfilos, produtores e realizadores em oficinas e workshops abertos ao público, promove mostras competitivas e fomenta ações sociais e educacionais para pessoas em situação de vulnerabilidade. A programação acontecerá de 26 a 30 de novembro.
Belo Horizonte se prepara para receber um dos mais representativos festivais de cinema francês já realizados em solos nacionais, o FESTiFRANCE Brasil 2024, que celebra 10 anos. Promovido pela Sokol.M Compagny Paris, o evento trará à capital mineira, de 26 a 30 de novembro, uma Mostra de Cinema Francês com uma seleção cuidadosa de filmes, entre longas e curtas, que reunirá desde estreias exclusivas a clássicos restaurados e obras independentes da sétima arte francesa e sua Nouvelle Vague revolucionária. Nomes do cinema francês participam desta edição, como os diretores Léonard Vicari, Felipe Maldonado e Faustine Masingarbe, que estarão à frente de workshops e painéis de debate sobre cinema. O festival também se diferencia pelo Núcleo de Valor Social do FESTiFRANCE, iniciativa de caráter social e educativo, que promove oficinas e exibições de filmes para pessoas em situação de vulnerabilidade, além do Sopão Cultural para moradores de rua e da exibição de filmes para detentas do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto (CPFEP). A programação completa e informações podem ser consultadas no Instagram @festifrancefestival (Linktree: https://linktr.ee/FESTIFRANCEBRASIL?utm_source=linktree_profile_share<sid=53252593-5870-4ce0-a7b1-2253d830d55b).
O FESTiFRANCE tem como objetivo principal reunir cinéfilos, produtores, realizadores e críticos, para a formação de público e a democratização do acesso à cultura – ação que se estende também ao interior de Minas Gerais, por meio da MOSTRA + MINEIRIDADE, que circula por municípios mineiros. Já em sua 10ª edição – a primeira aconteceu em 2015 –, a Mostra de Cinema Francês irá projetar mais de 50 filmes, entre 31 curtas-metragens franceses e produções do Brasil, Israel, Palestina, Canadá, França, Estados Unidos e África. As exibições dos filmes serão gratuitas e se dividirão entre as telas do Cine Theatro Brasil (26 e 27) e do Sesc Palladium (28, 29 e 30).
A retirada de ingressos para as sessões no Cine Brasil será no site Eventim.com ou na bilheteria física do teatro (30 minutos antes da sessão) e para acesso aos filmes será necessário a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Instituto Adotar. Os ingressos para as exibições no Sesc Palladium devem ser retirados no site Sympla.com ou na bilheteria física (30 minutos antes da sessão).
Reunindo ficção, documentário e animação, o FESTiFRANCE Brasil 2024 traz produções importantes do cinema francês, como: Second Souffle (Segundo Fôlego), de Faustine Masingarbe, uma história de superação protagonizada por Benji, atleta promissor que vê seu sucesso no esporte ameaçado depois de sofrer um trágico acidente; Alima & Omar, de Sofian Prinz, um retrato do silêncio vivido por indivíduos marginalizados, vindo à tona no drama de um casal envolvido com a temática do homossexualismo; e L’éclosion (A Floração), um passeio pela vida de Solange – uma mulher de 67 anos, surda, que após ser libertada da prisão, muda-se para um pequeno apartamento e precisa encontrar seu lugar na sociedade. O filme é de Audrey Sangla, que assim como a personagem, é deficiente auditiva e esteve imersa na produção cinematográfica desde a infância, estimulada pelo pai.
A curadoria é do diretor da Sokol.M Compagny, Roberto Matos, que tem como principal critério a competência técnica relacionada com a arte. “Esta edição traz uma seleção criteriosa, com base no conhecimento da história da arte e na atualização constante sobre ela; na capacidade de leitura das obras e compreensão dos conceitos em que se baseiam; e na capacidade de conceber a montagem de uma exposição e um percurso expositivo coerente”.
Promover o FESTiFRANCE Brasil trata-se da realização de um antigo desejo, como explica Matos: “o cinema francês é considerado um dos mais influentes e importantes da história, e a Nouvelle Vague foi um movimento que revolucionou a forma de fazer filmes no mundo, destacando nomes pioneiros como Jean-Luc Godard, François Truffaut e Jacques Demy. Realizar um festival com essas características no Brasil é aportar todas essas experiências para o crescimento da arte e da cultura brasileira.”
O país parece ser o ambiente perfeito para receber e refletir toda a grandiosidade do cinema francês. “Os filmes franceses frequentemente exploram temas como amor, política e existencialismo, e o Brasil tem material humano suficiente para abordar e compreender esses problemas”, completa Matos.
Festival em números – Nas nove edições já ocorridas até agora, o FESTiFRANCE Brasil exibiu mais de 550 filmes franceses legendados, alguns em parceria com instituições renomadas como o Festival de Cannes e o Festival de Films de Femmes, que acontece na França há mais de 45 anos. “O FESTiFRANCE foi criado em 2015 com o objetivo de apoiar e difundir a cultura cinematográfica em Minas Gerais. O evento começou como uma demonstração de curtas-metragens e uma referência entre os festivais de cinema em Belo Horizonte”, sublinha Roberto de Matos.
Além da capital mineira, durante três meses as obras circularam por diversas cidades do estado e do Brasil. As oficinas temáticas somaram mais de 680 horas ao longo de quase uma década em que as ações do FESTiFRANCE vêm sendo realizadas em BH, com o apoio de instituições como Embaixada da França, Unifrance, Cinemateca Francesa, Instituto Francês, UFMG, Cefet, UNA BH, PUC entre outras escolas e associações parceiras da iniciativa.
Arte no interior – Neste ano, a MOSTRA + MINEIRIDADE irá circular pelo município de Paracatu. Serão exibidos mais de 30 filmes na região. A programação incluirá uma diversidade de filmes franceses, bem como produções audiovisuais mineiras, destacando a rica conexão cultural entre Minas Gerais e a França. “Esse projeto itinerante visa promover a cultura cinematográfica francesa e a produção audiovisual mineira em cidades do estado de Minas Gerais, democratizando o acesso ao cinema por meio de exibições em locais estratégicos e de grande impacto social, como presídios, APACs, lares de idosos, escolas e bairros periféricos. Esperamos alcançar um público de 5.000 espectadores na cidade, oferecendo uma experiência cinematográfica única e enriquecedora”, ressalta Matos.
Mostras competitivas – O festival também tem caráter competitivo, mesclando entre as projeções do cinema francês a Mostra Africana em Competição, a Mostra Animações em Competição e documentários brasileiros.
Social e educativo – Além das exibições gratuitas das obras, o FESTiFRANCE Brasil se diferencia pelo caráter social e educativo da iniciativa, promovendo oficinas, aulas e painéis de debate sobre cinema, por meio do Núcleo de Valor Social do FESTiFRANCE. “Ao longo da semana em que decorre o Festival, a cidade acolhe diversas atividades ligadas ao mundo da sétima arte. Por um lado, acontece a Mostra de Cinema Francês a exibição de filmes e curtas-metragens, e por outro lado, são organizadas propostas paralelas sobre cinema: oficinas, ciclo de cinema social, ciclo de curtas-metragens LGTB, Mostra Africana, Mostra + Mineiridade, exibição de filmes convidados etc. A nossa proposta não vê o cinema apenas como uma forma de expressão cultural, mas também um meio de representação”, explica o produtor e idealizador do festival, Roberto de Matos.
Na agenda educativa, será destaque o Workshop de Direção de Cena & Oficina de Criação de Roteiro, no dia 30 de novembro, das 14h às 17h, no Sesc Palladium. As atividades serão ministradas pelos reconhecidos diretores franceses Faustine Masingarbe e Léonard Vicari, abordando aspectos fundamentais do cinema, como seleção de imagens, escolha de materiais de filmagem, direção de atores e atrizes e consideração dos espaços na criação de um filme de sucesso. A oficina trabalhará, ainda, questões relativas à criação do roteiro: por que ele é tão importante no cinema? Qual o papel que uma personagem desempenha em um filme? Como fazer a personagem evoluir por meio do roteiro?
Já no viés social do festival, estarão em alta os debates relacionados à participação das mulheres no cinema, com exibição de filmes e promoção de atividades e oficinas para as Custodiadas do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto (CPFEP), no bairro do Horto, em Belo Horizonte, no dia 28 de novembro. De forma inédita, elas participarão de uma oficina de pintura, ministrada pelo diretor francês Leonard Vicari e de cinema ministrada pela diretora francesa Faustine Masingarbe.
Roberto de Matos destaca ainda o Sopão Cultural, no dia 29 de novembro, outra iniciativa do FESTiFRANCE Brasil que tem como objetivo incentivar e promover o trabalho social e a ação humanitária, em parceria com pessoas da sociedade civil. “Nesse dia, distribuímos sopa e lanches aos sem-abrigo. Haverá também exibição de filmes para idosos, como forma de levar um pouco de entretenimento para quem faz parte da nossa vida, da nossa história”, salienta.
Ainda no viés social, quatro ações merecem destaque: oficina de pintura com o artista e diretor francês Léonard Vicar e sessão especial de curtas para crianças do Aglomerado Santa Lúcia, com um grande telão instalado no local (22.11); oficina de pintura para os índios da Aldeia Pataxó, em Carmesia-MG (23.11); workshop de pintura para moradores do Morro das Pedras (24.11); visita de Léonard Vicari a Casa de Apoio Chico do Vale para uma oficina especial voltada aos idosos residentes (27.11); e oficina de pintura para as crianças do Instituto Adotar (27.11). “Além de ser uma mostra de cinema francês, o FESTiFRANCE Brasil se estabelece como uma ferramenta essencial para a valorização e transformação cultural nas comunidades atendidas, proporcionando não apenas entretenimento, mas também formação, integração e reflexão por meio da arte cinematográfica”, observa Roberto de Matos.
SERVIÇO:
FESTiFRANCE Brasil 2024
De 26 a 30 de novembro
26 e 27 de novembro
Cine Theatro Brasil
Av. Amazonas, 315 – Centro, BH/MG
Retirada no site Eventim.com ou na bilheteria do teatro,
30 minutos antes da sessão. Levar 1 kg de alimento não perecível.
As sessões se iniciam sempre às 18h.
28, 29 e 30 de novembro
Sesc Palladium
Av. Augusto de Lima, 420 – Centro, BH/MG
Retirada de ingresso no site Sympla.com ou na bilheteria do teatro,
30 minutos antes da sessão.
As sessões se iniciam sempre às 18h.
A programação completa de filmes do FESTiFRANCE 2024 e informações sobre como participar das oficinas e workshops estão disponíveis no Instagram @festifrancefestival
ASSESSORIA DE IMPRENSA
CS Comunicação e Arte
Cristina Sanches – (31) 98489 2098
contato.cristinasanches@gmail.com
Instagram @cs.comunicacao.arte