BrasilMusica

Fernando Sodré Quarteto leva música instrumental à Praça Sete

Evento gratuito realizado pelo Cine Theatro Brasil traz composições originais e clássicos da música instrumental brasileira

O centro de Belo Horizonte  será palco de uma apresentação musical na próxima quinta-feira (01/08), ao meio dia. Fernando Sodré Quarteto será a atração do  projeto Praça Sete Instrumental, organizado pelo Cine Theatro Brasil. Ele estará acompanhado pelos violonistas mineiros Rogério Delayon e Alvimar Liberato, juntamente com o contrabaixista Eneias Xavier, prometendo uma apresentação marcante para quem passar pelo local.

Fernando Sodré é um músico instrumentista, arranjador e compositor conhecido por sua técnica e estilo únicos na viola brasileira. Ao longo de sua carreira, ele compartilhou o palco com renomados artistas da música brasileira, como Hamilton de Holanda, Elza Soares, Almir Sater, Jair Rodrigues, entre outros.

Ele é reconhecido como uma das figuras mais proeminentes desse instrumento na atualidade. Ativo no cenário da música instrumental brasileira, o musicista tem participado em diversos festivais. Fernando Sodré Quarteto é a mais recente formação deste violeiro. Com um repertório que mescla músicas autorais e grandes clássicos da música instrumental brasileira, ele conduz o público por uma jornada pelas cordas desses instrumentos, com arranjos elaborados que destacam a autêntica viola caipira.

Além de suas composições originais, onde Fernando Sodré demonstra toda sua originalidade, o show inclui canções de  Hermeto Pascoal, Sivuca, entre outros. Esta fusão de viola caipira, violão, bandolim e contrabaixo fretless irá criar um espetáculo emocionante no palco do “Praça Sete Instrumental”, proporcionando ao público momentos de emoção e improvisação desses músicos.

Fernando Sodré possui quatro álbuns lançados: “Centenário de Belo Horizonte” (1999), “Fernando Sodré” (2004), “Rio de Contraste” (2007) e “Viola de Ponta Cabeça” (2013). Este ano, ele lançará o álbum “Minas em Mim”, um trabalho solo dedicado a Minas Gerais, que apresenta releituras e composições originais para viola.

O ‘Praça Sete Instrumental’ é uma realização do Cine Theatro Brasil, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Hermes Pardini.  O curador do projeto é o maestro e professor da UFMG, Marcelo Ramos. A proposta é oferecer todos os estilos musicais, como o samba, forró, jazz, pop, entre diversos outros. Trata-se de um projeto cultural, gratuito, que também gera novas oportunidades, já que a proposta é sempre dar destaque para a cena instrumental que vem crescendo em Belo Horizonte e dar oportunidade aos  músicos que estão se formando.

SERVIÇO:

 Praça Sete Instrumental- Fernando Sodré Quarteto

Data: 01 de agosto, quinta-feira

Local: Quarteirão fechado da rua Carijós (Praça Sete)

Horário: 12h

Valor: Gratuito

Crédito da imagem: Oliver Lob

Paulo Gomes

Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho | Repórter | Cronista Esportivo | Profissional do Direito | correspondente Bancário.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo