FEMAMA promove painéis relevantes no 11º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer
Em evento, a Federação irá destacar a necessidade de políticas públicas para ampliar o acesso no SUS aos testes genéticos para avaliação de mutações patogênicas nos genes BRCA1 e BRCA2
Entre os dias 17 e 19 de setembro, a FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – participará de dois painéis relevantes do 11º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, que acontecerá no WTC Events Center, em São Paulo. Na quinta-feira, 19, às 11h, a Federação apresentará, junto de médicos, especialistas e pacientes oncológicos, o painel “Testagem Genética e Cânceres Femininos: Caminhos para uma Política Pública de Acesso no SUS”. Nele será discutido o papel crucial da testagem genética na identificação da predisposição ao câncer de mama e ovário, e como essas informações podem levar à implementação de estratégias preventivas personalizadas.
De acordo com Maira Caleffi, Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento e Presidente Fundadora da FEMAMA, o painel abordará os aspectos mais relevantes desse debate com especialistas que estão à frente do movimento. “O câncer é uma doença que exige muito, tanto do paciente como do sistema de saúde. A identificação do risco através da testagem genética representa um avanço significativo para as estratégias de prevenção da doença. Com a qualificação da informação através do painel genético de pacientes elegíveis, é possível antecipar cenários e atuar em uma prevenção mais efetiva para todo o núcleo familiar dessa mulher, mas também qualificar a eficiência da gestão de recursos de saúde a longo prazo.”
Atualmente, a testagem – exame que analisa o material genético para identificar variantes patogênicas associadas ao câncer – está sendo gradualmente disponibilizada em alguns estados brasileiros pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Paralelamente, o debate sobre uma legislação federal está avançando no Congresso Nacional, com o apoio do Ministério da Saúde. A FEMAMA tem liderado o movimento que busca promover a disponibilização da testagem genética para pacientes com câncer de mama e ovário com alto risco de mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 e seus familiares no SUS.
No mesmo dia 19, às 9h, a FEMAMA apresentará, em conjunto com a Coalizão Cidades no Controle do Câncer, o painel “A Hora da Virada: O Câncer nas Eleições 2024”, que tem como objetivo dar visibilidade ao movimento da Coalizão, engajando e mobilizando organizações, candidaturas, eleitores, e especialistas em direção à implementação de políticas públicas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado ao câncer nas cidades. Ao final, o painel contará com um momento para adesões e assinaturas de cartas-compromisso de candidatos.
Para mais informações sobre o 11º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, incluindo programação e inscrições, visite o site aqui.
Sobre a FEMAMA
A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma organização sem fins econômicos que trabalha para reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama em todo o Brasil, representando a voz das pacientes oncológicas na busca por mais acesso ao diagnóstico precoce e tratamentos ágeis e adequados. Presente em 20 estados brasileiros e DF através de mais de 70 OSCs de apoio a pacientes associadas, a FEMAMA é a maior federação representativa em atuação no Brasil e América Latina.
Conheça o trabalho da FEMAMA aqui.