No dia 26 de setembro, quinta-feira, das 13 às 17 horas, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faseh promove o Mutirão do Gcriva. A iniciativa oferecerá orientação jurídica e assistência à comunidade do Morro Alto, em Vespasiano, nas áreas de Direito Civil, especialmente Direito das Famílias, Sucessões, Consumidor, Vizinhança e dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
A ação é organizada em parceria e acontece na sede do Gcriva – Grupo Criança em Busca de uma Nova Vida (Rua Quatro, n° 277, Nova Pampulha, Vespasiano). Neste segundo semestre, serão realizados mais dois mutirões jurídicos, agendados para os dias 31 de outubro e 21 de novembro.
Ana Cristina Nilson Gurgel, Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faseh, destaca a importância dos mutirões. “A interação direta dos graduandos em Direito com a comunidade do Morro Alto é sempre uma experiência profissional enriquecedora. Os alunos têm a oportunidade de compreender melhor as realidades e desafios enfrentados por populações vulneráveis, desenvolver empatia e um senso de responsabilidade social. Essa vivência também reforça a importância do papel do advogado como agente de transformação social”.
A novidade dos mutirões desse semestre é a inclusão dos atendimentos às Pessoas com Deficiência, conforme salienta Ana Cristina. “Isso demonstra a preocupação e o compromisso da Faseh com a inclusão. Como fase preparatória, os alunos participarão de três palestras, ao longo do semestre sobre direitos, documentação e legislação sobre o apoio e o suporte às necessidades especificas deste público”.
A docente explica que durante os eventos, os alunos do curso de Direito da Faseh “terão a oportunidade de lidar diretamente com casos reais, desenvolvendo habilidades analíticas e críticas para a atuação jurídica; atuar como conciliadores, aplicando métodos para a resolução eficiente dos litígios e, ainda, resolver demandas específicas de Pessoas com Deficiência”.
Núcleo de Práticas Jurídicas
Com o objetivo de propiciar aos alunos do curso de Direito a experiência na resolução dos conflitos e conscientizar as comunidades locais sobre a importância e os benefícios dos métodos adequados para a solução das demandas judiciais, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faseh realiza atendimentos gratuitos aos moradores de Vespasiano, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
No NPJ, estudantes e professores da Faseh estão dedicados à elaboração de estratégias que possibilitem a atuação preventiva, rápida e eficiente de questões jurídicas com 95,8% de Acordos de Conciliação realizados e 742 atendimentos prestados à comunidade em 2023.
Para ter acesso ao atendimento, não é necessário fazer inscrição prévia. O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faseh está localizado à Av. Pref. Sebastião Fernandes, 890 – Centro, Vespasiano. O funcionamento é às quintas-feiras, das 12 às 17 horas.
Sobre a Faseh
A Faseh, integrante do Ecossistema Ânima, está localizada no município de Vespasiano, no Vetor Norte, área em expansão da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Tem como missão educar, produzir e socializar o saber universal a partir do Ensino, Extensão e Pesquisa, visando contribuir para o desenvolvimento de um cidadão crítico e ético e oferecer a mais alta qualidade de ensino para formar profissionais preparados para o mercado de trabalho. A faculdade tem como carro-chefe o curso de Medicina que recebeu nota 5 do MEC, estando entre um seleto hall de instituições de Ensino Superior que têm a pontuação máxima no curso e é direcionada pelo grupo da Inspirali, expert em educação Médica, de 14 escolas pelo Brasil.