EmpresasNoticias

Estudantes do UniBH levam atendimento de saúde para o Vale do Jequitinhonha

Missão humanitária contará com a participação de estudantes de medicina e odontologia, que prestarão atendimentos gratuitos para moradores da região

Com o objetivo de levar qualidade de vida para moradores de regiões isoladas e proporcionar experiência humanitária para futuros médicos, 32 alunos de medicina e odontologia e 9 professores médicos e enfermeiros do UniBH e Faseh participarão, entre os dias 4 e 10 de agosto, da 1ª Missão Jequitinhonha, que percorrerá os municípios de Chapada do Norte, Berilo, Francisco Badaró e Jenipapo de Minas, da região Nordeste de Minas Gerais. O projeto é idealizado pela Inspirali, principal ecossistema de educação médica do país.
Os missionários sairão de Belo Horizonte para uma viagem de ônibus até a Chapada do Norte, que será o ponto de apoio de onde partirão diariamente para as jornadas de atendimento.
Uma dessas alunas é Aline Guedes, que atualmente cursa o 10° período de Medicina na instituição. Para ela, a Missão Jequitinhonha é uma oportunidade de colocar em prática o que já aprendeu e absorver conhecimentos que vão além da aula. “Estar ao lado de profissionais de extrema competência e humanidade me inspira e me auxilia na formação de uma médica mais humana. Retornar ao Vale do Jequitinhonha, minha região de origem, como futura profissional de saúde e atender aos meus conterrâneos é, sem dúvidas, uma dádiva e oportunidade gigantesca de aprendizado e troca de experiências. Tenho certeza que a missão será de grande impacto na saúde da população assistida, mas principalmente na formação do caráter de profissionais com mais solidariedade”, conta.
Apesar de ser uma região muito rica em cultura e história, o Vale do Jequitinhonha enfrenta muitas dificuldades por questões como o acesso e a localização. A Doença de Chagas é uma enfermidade prevalente no local, além de doenças típicas tropicais, que atingem em sua maioria idosos e crianças. O mês de agosto foi propositalmente escolhido para esta Missão por ser um período mais seco, sem chuvas, o que permite um melhor acesso às comunidades locais mais afastadas.
“A Missão Jequitinhonha trará a oportunidade dos nossos alunos conhecerem, de perto, uma realidade tão diferente da nossa dentro do nosso próprio perímetro. Será uma experiência muito rica, do ponto de vista de quem recebe e de quem realiza o atendimento, e que vem a contribuir com o fortalecimento do SUS local, uma vez que essas comunidades têm dificuldade em receber assistência médica especializada”, destaca Nathan Souza, diretor regional da Inspirali e docente do curso de Medicina no Centro Universitário UniBH.
“Além de absorver essa demanda, nossos estudantes têm a possibilidade de viver experiências clínicas numa realidade totalmente diferente daquela que vivenciam em suas escolas, o que traz um repertório cada vez mais humanizado da profissão que vão ingressar”, conclui.
Missão reforça a importância dos cuidados com a saúde bucal
Durante os seis dias de missão, os professores e estudantes de Odontologia vão promover atividades de conscientização de saúde bucal e intervenções odontológicas em adultos e crianças. De acordo com André Toledo, coordenador do curso de Odontologia do UniBH, a Missão Jequitinhonha é um projeto essencial, que levará atendimento odontológico para as cidades participantes da missão com o objetivo de fortalecer os cuidados dentários, pois a saúde bucal exerce grande importância na prevenção e agravo de várias doenças e infecções.
“É fundamental destacar a relevância da participação da Odontologia na Missão Jequitinhonha, pois os cuidados com a saúde oral, são essenciais para manter uma boa qualidade de vida, reduzindo disparidades decorrentes da falta de cuidados básicos. Além disso, oferece aos estudantes experiência prática e uma compreensão mais profunda das realidades sociais e de saúde do país, contribuindo para uma Odontologia e Medicina mais humanas e inclusivas”, afirma.
A Missão Jequitinhonha é a 12ª expedição promovida, até o momento, pela Inspirali. Já foram realizadas sete Missões nas regiões ribeirinhas do Amazonas, uma Missão Internacional em Benin, na África, e três missões para o Rio Grande do Sul, para ajudar às vítimas das enchentes.

Sobre o UniBH

Com recém-completos 60 anos de fundação, o UniBH alia tradição e inovação acadêmica, fazendo parte do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. Reconhecido pelo MEC como o melhor centro universitário privado de Belo Horizonte, a instituição oferece mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação e investe constantemente em melhorias no ensino, reforçando a educação transdisciplinar, focada no desenvolvimento de profissionais do futuro.
Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 400 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finnce & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
Sobre a Inspirali

Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 14 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal – e importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG), Irecê̂ (BA), Jacobina (BA), Guanambi (BA) e Brumado (BA).
As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.

Paulo Gomes

Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho | Repórter | Cronista Esportivo | Profissional do Direito | correspondente Bancário.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo