
Seis meses de dedicação e estudo se transformaram em uma oportunidade internacional para 16 estudantes do IFMG, que iniciaram, neste mês, as aulas no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. Todos participam do programa Internacionaliza, que já possibilitou intercâmbio a mais de 70 alunos em instituições de ensino portuguesas desde sua primeira edição, em 2016.
A estudante Maria Clara Luz, do curso de Ciências Biológicas no Campus São João Evangelista, descreveu a aprovação como uma grande surpresa, principalmente por ter conquistado uma bolsa de auxílio financeiro que cobre parcialmente despesas com alimentação, moradia, seguro de viagem e passagens aéreas. “A notícia da aprovação foi uma grande surpresa para mim, pois não tinha expectativas de ser aprovada com direito a auxílio e ter ficado na primeira colocação foi algo verdadeiramente não esperado”, disse a estudante.
Junto a ela, Hugo César Leal, aluno de Engenharia da Computação no Campus Bambuí, destaca que sua preparação envolveu projetos de extensão, pesquisa, participação em eventos e publicações, como forma de se qualificar para a seleção. “Me inscrevi porque sempre tive vontade de ir para o exterior estudar, e por questões financeiras nunca tinha saído do Brasil. Quando entrei no IF já sabia deste edital, então sempre me dediquei a fazer de tudo, projetos de extensão, pesquisa, ensino, publicações, participar em eventos, sempre pensando em conseguir a melhor pontuação. Também me motivei pelo meu noivo, que fez um intercâmbio, pelo IF, quando era aluno”, conta.
O programa, segundo o diretor de Relações Internacionais do IFMG, Oiti de Paula, é uma oportunidade anual que permite aos estudantes expandir horizontes acadêmicos e culturais, independentemente do curso ou condição financeira”Aos interessados em ter uma experiência como essa, o conselho é simples: seja um bom aluno, se envolva em todas as atividades extracurriculares do seu campus, informe-se sobre os editais de anos anteriores e converse com quem já participou. Corra atrás das oportunidades”, orienta.
A primeira edição do Internacionaliza IFMG aconteceu no ano de 2016 e, até o momento, 71 estudantes já foram beneficiados com a oportunidade de intercâmbio em instituições portuguesas. Neste edital, a escola parceira é o Instituto Politécnico de Bragança, onde os selecionados vão cursar disciplinas correlatas a seus cursos no Brasil, realizar atividades de pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo durante 20 semanas.
Rafi Gabriel, aluno de Sistemas de Informação no Campus Sabará, afirma que espera retornar mais independente e preparado, contribuindo com palestras e eventos no IFMG. “Quando voltar, espero estar pessoalmente e profissionalmente mais capaz, independente e com uma visão geral sobre o mundo e as coisas bem mais evoluídas. Espero contribuir também com a comunidade do IFMG em palestras, eventos e afins”, disse ele.
Além dos alunos, o Internacionaliza também contempla servidores docentes e técnicos administrativos. Desde 2019, o programa “Internacionaliza Pesquisadores” já enviou 16 professores para intercâmbio, enquanto o “Internacionaliza Inovação”, iniciado em 2024, concederá este ano auxílio financeiro para cinco servidores. O Edital 633/2025, voltado a servidores técnico-administrativos, apoiará dois profissionais na mobilidade acadêmica internacional.
Os participantes reforçam a gratidão pelo apoio recebido e a importância de iniciativas como o Internacionaliza para transformar vidas. Amanda Kelen, estudante de Pedagogia, no Campus Ouro Branco, resume bem esse sentimento coletivo. “Gostaria de agradecer ao IFMG pelas oportunidades que sempre oferece. Momentos como esse reforçam a importância dos Institutos Federais na nossa sociedade, mostrando o quanto a educação é poderosa para transformar vidas. Me sinto muito honrada por poder fazer parte dessa história. E, aos alunos do IFMG: desfrutem intensamente de tudo que o IF tem a oferecer. Esse é o momento para construir nosso futuro e realizar nossos projetos”, ressaltando as oportunidades que frequentemente surgem na instituição.