A busca pela felicidade, momentânea (estar feliz) ou de avaliação de um processo de vida (ser feliz), é constante e infinita seja por um indivíduo, por um grupo ou até por um país é essencial para o desenvolvimento de um povo. Neste sentido, a ESPM, escola referência em Marketing e Inovação voltada para negócios, e a cely – uma martech de influência -, lançam um estudo para tornar mais palpável a construção do relatório Felicidade sem Filtro. O estudo está sendo desenvolvido dentro da disciplina sobre gestão de felicidade e bem-estar do Life Lab, um projeto extensionista, que parte do engajamento individual para o coletivo por meio de desafios e metodologias ativas.
O objetivo da pesquisa é entender como questões como bem-estar, diversidade e dinheiro impactam a construção da ideia de Felicidade no mundo da influência e o universo de Creators Digitais do Brasil. O estudo tem início ontem, dia 29 de abril, nos estados das regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Norte do Brasil, por meio de questionários e indicadores elaborados pelos estudantes do LifeLab da ESPM e pelo ex-estudante Henry Safra, que adaptou o indicador FIB (Felicidade Interna Bruta) para o Brasil no seu TCC em 2017. A pesquisa possibilitará investigar tanto quantitativamente quanto qualitativamente a subjetividade dos influenciadores e o cenário da Felicidade no Brasil. Com atuação de 8 anos no mercado de influência, e uma excelente relação com influenciadores e agenciadores, a cely será responsável pela implantação da pesquisa nos estados de aplicação do estudo.
Segundo Tatiana Amendola, cientista social, socióloga e professora de Gestão de Felicidade na ESPM, vivemos um imperativo da Felicidade no mundo contemporâneo e isso acaba levando a uma situação paradoxal, em que parece que quanto mais postamos sobre nossa felicidade, mais ela se torna distante.
Para cely, a importância da saúde mental na era digital ressalta-se cada vez mais, especialmente no contexto dos influenciadores digitais, cuja profissão está em ascensão. “Entender as complexas dinâmicas de influência e seu impacto no bem-estar emocional é crucial, especialmente em uma classe imersa no mundo online, constantemente buscando engajamento e interações. Desde a fundação da cely trabalhamos para construir um mercado de influência transparente e democrático. Compreender as dificuldades enfrentadas por esses profissionais é essencial para elevarmos juntos a qualidade de seu trabalho”, explica Waleska Bueno, sócia e CMO da cely.
Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.