Espetáculos Circenses gratuitos na agenda de dezembro
Festival CircoLar e Cine Circolar celebram a tradição circense e ocupam o Parque Fernão Dias, em Contagem, com apresentações gratuitas para o público
Nos dias 13 a 15 de dezembro, as artes circense e do cinema vão tomar conta do Parque Fernão Dias, em Contagem, integrando experiências culturais, difundindo a cultura circense e proporcionando entretenimento acessível ao público, valorizando os espaços públicos. O Festival CircoLar, promovido pelo Instituto Cultural CircoLar (ICC), chega à sua 6ª edição com uma programação imperdível de espetáculos e oficinas gratuitas de palhaçaria e mágica.
Em seus dois primeiros dias, na sexta (13/12) e no sábado (14/12), o Festival terá apresentações de alunos do curso livre do ICC, em celebração aos aprendizados e atividades do ano letivo. Os alunos apresentam os números criados com seus professores, compartilhando talentos e vivenciando a experiência de se apresentar sob a lona para o grande público.
Já no domingo (15/12), o festival terá incluso em sua programação a 2ª edição do Cine CircoLar, que com sua proposta inovadora de itinerância audiovisual, combina a magia do circo tradicional com a arte do cinema. Nesta segunda edição, o Cine CircoLar contará com exibições de obras audiovisuais inéditas, incluindo a estreia do documentário “Conexão Circolar X La Tarumba” e o curta “Vóz – Feito de Saudade”.
O primeiro documentário narra a colaboração entre duas escolas circenses: o Instituto Cultural CircoLar em Contagem e La Tarumba no Peru. Com uma paixão compartilhada pela arte circense, ambas as instituições trabalham para promover e preservar a prática do circo em suas regiões. O documentário celebra essa parceria e destaca a importância da arte circense na cultura latino-americana. Mais do que um relato, o documentário é um convite à conexão e valorização da arte circense, evidenciando seu impacto na comunidade e a relevância de políticas de fomento ao patrimônio circense. Já o curta é um documentário sensível que explora as histórias e vivências de cidadãos de Contagem que enfrentaram perdas durante a pandemia de Covid-19. Através do resgate de memórias e da ressignificação das experiências, o curta acompanha três artistas que, utilizando circo, poesia e arte, transformam a dor em expressão criativa.Com uma abordagem experimental, o documentário captura sentimentos por meio de depoimentos, imagens de arquivo e histórias, criando novas formas de integração artística e dando voz a experiências que precisam ser ouvidas. Durante os intervalos de cada sessão, os espectadores poderão se encantar com as performances de artistas circenses, selecionadas através de uma chamada pública.
O festival dividirá o espaço com uma Feira Literária realizada pela IBI Literrário durante seus 3 dias de execução e trará também a exposição “Fios e Costuras da Memória” por Fabi Santana no domingo, como parte da programação do Cine Circolar, dialogando com a temática proposta pelo curta, promovendo ao público uma experiência sensorial e emocional onde a artista ressignifica objetos cotidianos convidando o visitante a refletir sobre suas próprias lembranças de infância e laços afetivos, proporcionando um reencontro com o passado.
Por fim, o festival traz o espetáculo “SIM! Se puede”, que tem sua estreia gratuita no dia 02/12 no Cine Theatro Brasil Vallourec e será re-exibido, também de forma gratuita, no dia 15/12 como encerramento do festival. “SIM, se puede” é o espetáculo de conclusão de ano feito pelas turmas do Curso de Formação Profissional em Artes Circenses do Instituto Cultural CircoLar, viabilizado por meio do edital FMIC 001-2024 movimenta multilinguagem e com coparticipação dos alunos da turma de formação do ICC e de uma rede de patrocínio direta.
O evento promete agradar a todas as idades, oferecendo diversão e entretenimento gratuito, com classificação livre. O acesso será gratuito e totalmente acessível em Libras. Parte da programação requer retirada antecipada de ingressos no Sympla, enquanto outras atividades terão entradas liberadas por ordem de chegada. A programação completa está sendo divulgada pelo Instagram do instituto: @institutoculturalcircolar.
O projeto do Festival Circular carrega a missão de promover a formação de público e a disseminação da cultura, fortalecendo o rico cenário cultural da cidade de Contagem. É realizado com recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem e visa fortalecer a cadeia produtiva cultural no município e promover conexões entre artistas, a comunidade e os espaços públicos, trazendo uma experiência cultural enriquecedora.
FESTIVAL CIRCOLAR
Quando? 13, 14 e 15 de dezembro
Onde? Parque Fernão Dias (Rua Rio Comprido, bairro Cinco, Contagem)
Valor? Gratuito (com retirada de ingressos para algumas atividades)
Retirada de ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/festival-circolar-2024/2683090
Mais informações: Instagram do ICC ou por e-mail: comunicacao@institutocircolar.org.br
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Sexta-Feira, 13 de dezembro
- 13h às 17h: Feira Ibi Literrário*
- 14h: Ensaio aberto do espetáculo “SIM, se puede”**
- 15h30: Roda de conversa sobre o cenário circense
- 20h: Mostra com apresentações dos alunos do Curso Livre de Circo para adultos
Sábado, 14 de dezembro
- 10h às 16h: Feira Ibi Literrário
- 10h: Mostra com apresentações dos alunos do Curso Livre de Circo para crianças
- 14h: Mostra com apresentações dos alunos do Curso Livre de Circo para crianças
- 19h30: Mostra com apresentações dos alunos do Curso Livre de Circo para adultos
Domingo, 15 de dezembro
- 10h às 16h: Feira Ibi Literrário
- 9h: Oficina gratuita de Palhaçaria
- 10h: Oficina gratuita de Mágica
- 13h às 17h30: Segunda Edição Cine CircoLar – Cinema e Circo no Parque***
- 19H30 Espetáculo: SIM, se puede
*A feira Ibi Literrário é um evento parceiro, realizado pela editora IBI Literrário e viabilizada via FMIC – EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO 002/2023/SECULT MOVIMENTA MICROPROJETOS CULTURAIS. Para mais informações sobre o projeto e sua programação, acompanhe o perfil @ibiliterrario no Instagram.
**O espetáculo é uma entrega do Instituto Cultural CircoLar, viabilizado por meio do edital FMIC 001-2024 movimenta multilinguagem e com coparticipação dos alunos da turma de formação do ICC e de uma rede de patrocínio direta.