Espetáculo Caxixinho e seus amigos no mundo da percussão dá a partida ao 1º Circuito de Percussão para Crianças em Belo Horizonte
Sob a direção artística de Fernando Chaib, o 1º Circuito de Percussão para Crianças em Belo Horizonte apresentará espetáculos em EMEIs e teatros da capital mineira. A programação acontecerá de 5 a 20 de agosto.
O 1º Circuito de Percussão para Crianças em Belo Horizonte chega em 2024 para mexer com a cena musical infantil mineira! Nos aguardam espetáculos de encher os olhos espalhados por escolas e teatros de Belo Horizonte. O Grupo de Percussão da UFMG é um dos grupos convidados e realizará treze apresentações do espetáculo Caxixinho e seus amigos no mundo da percussão em EMEIs de Belo Horizonte e no Teatro Marília, além de lançar o livro/álbum Caxixinho e seus amigos no mundo da percussão, com ilustrações e músicas do espetáculo – acompanha CD e QR Code para plataformas online.
O espetáculo Caxixinho e seus amigos no mundo da percussão estreou-se em 2022 realizando mais de 40 apresentações até o momento, atingindo desde então dezenas de escolas e teatros em Belo Horizonte e cidades como Diamantina, Itabirito, Barão de Cocais e Sarzedo, impactando mais de 4 mil crianças. Neste 1º Circuito de Percussão para Crianças em Belo Horizonte, além de contemplar crianças de cinco EMEIs da cidade, o espetáculo será aberto pela primeira vez ao público em geral, com duas apresentações gratuitas no dia 17 de agosto, sábado, às 11h e às 16h, no Teatro Marília (mediante retirada de ingressos na Plataforma Sympla).
Sobre o espetáculo Caxixinho e seus amigos no mundo da percussão
Trata-se de uma apresentação musical com teatro de formas animadas onde o Grupo de Percussão da UFMG toca arranjos de canções populares infantis brasileiras como Caranguejo não é peixe, Alecrim Dourado, Peixe Vivo, O Cravo Brigou com a Rosa, A Dona Aranha, Sapo Cururu, Quem te ensinou a nadar, Marcha Soldado, dentre outros. Entre as músicas, Caxixinho (um caxixi personalizado e manipulado por uma atriz) e seus amigos Coxixo, Abezinho, Glokinho e Xilofana (também instrumentos de percussão personalizados e manipulados) viajam pelo mundo da percussão ensinando para as crianças sobre ritmos e instrumentos brasileiros (pandeiro, zabumba, abê, cuíca, alfaia, maracatu, samba, baião, dentre outros), além de instrumentos de percussão de concerto (marimba, vibrafone, xilofone, glckenspiel, dentre outros). Os arranjos são criações dos próprios membros do Grupo de Percussão da UFMG.
Sobre o livro/álbum Caxixinho e seus amigos no mundo da percussão
Trata-se de um livro com 126 páginas com ilustrações, narração e músicas do espetáculo Caxixinho e seus amigos no mundo da percussão. Além disso, o livro traz as partituras dos arranjos para que outros grupos de percussão possam montar e tocar as músicas do espetáculo. A narração das estórias e as músicas estão disponíveis no livro em formato de CD e através de link gerado por um QR Code disponível.
E o que o público pode esperar? Fernando Chaib, diretor do Ggrupo, diz: “Se eu contar, estraga a surpresa! Posso dizer que as crianças sairão de casa como a pessoa que estão acostumadas a ser e voltarão com um novo ‘eu’ ou, pelo menos, conhecendo esse novo ‘eu’ que surge após o nosso espetáculo. Instrumentos e sonoridades nunca antes vistos e ouvidos, sentidos nunca antes estimulados dessa forma… a criança se transforma… pra sempre! Vale a pena conferir!”
Sobre o Grupo de Percussão da UFMG:
É uma das principais referências do Brasil no âmbito da música para percussão de concerto, sendo responsável pela principal prática de formação de público e professores de musicalização infantil no país – no que tange a esse tipo de fazer musical – através do seu projeto Série Concertos Didáticos. Esta série conta com uma ação coordenada que inclui o espetáculo “Caxixinho e seus amigos no mundo da percussão”, havendo doação de instrumentos e/ou livros para as instituições de ensino que englobam o projeto.
Fernando Chaib
Professor de percussão da Escola de Música da UFMG, é Doutor e Mestre em Música/Performance pela Universidade de Aveiro nas classes de Miquel Bernat (ESP) e Evgueni Zouldilkine (RUS), foi bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal. É Bacharel em Percussão pelo Instituo de Artes da UNESP, sendo ex-integrante do Grupo PIAP. Integrou o Grupo Durum Percussão Brasil entre 2005 e 2013. É premiado no Brasil e no exterior (Itália e Portugal). Faz Direção Musical de espetáculos de artes do corpo no Brasil e em Portugal. Com seu trabalho já circulou por diversos países como EUA, Áustria, Alemanha, Itália, Espanha, China, Uruguai, Argentina, Chile, Venezuela e Portugal.
Ficha técnica
Direção Artística: Fernando Chaib | Grupo de Percussão da UFMG: Adélia Cristina, Charles Augusto, Leonardo Souza, Lucas Davi, Saulo Moraes e Valéria Prata. | Atriz: Jake Macedo | Elaboração de personagens: Matheus Barbosa | Roteiro: Matheus Barbosa e Fernando Chaib | Produção Executiva – Andreia Marques | Arte Gráfica e Ilustrações – Leonardo Ferreira | Motorista: Waldir de Paula Martins
Serviço 1º Circuito de Percussão para Crianças em Belo Horizonte Espetáculo Caxixinho e seus amigos no mundo da percussão Grupo de Percussão da UFMG
05 de agosto a 20 de agosto de 2024 – 05/08 – EMEI UNIVERSITÁRIO (10h/14h) – 06/08 – EMEI SOLAR RUBI (10h /14h) – 07/08 – EMEI VILA ESTRELA (10h / 14h) – 08/08 – EMEI PINDORAMA (10h) – 14/08 – EMEI VENDA NOVA (9H30 /14H30) – 17/08 – TEATRO MARÍLIA* (11H/16H) – apresentação aberta ao público – 20/08 – AUDITÓRIO DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFMG* – LANÇAMENTO DO LIVRO/ÁLBUM (18H)
*ENTRADA GRATUITA Mediante retirada de ingresso no site https://bileto.sympla.com.br/event/96357/d/268284/s/1834662
Mais informações: @gpufmg (Instagram) |