Escola Profissionalizante do Barreiro ajuda jovens a ingressar no mercado de trabalho
Com 24 anos de tradição, a Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA) está com inscrições abertas para 214 bolsas de estudo integrais em cursos técnicos e profissionalizantes, consolidando-se como referência em educação social, gratuita e de excelência
Os cursos técnicos e profissionalizantes oferecem oportunidades para a entrada de jovens no mercado de trabalho, combinando formação teórica e prática sólidas alinhadas às demandas reais das empresas. A Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA), situada no Barreiro, em Belo Horizonte, é uma referência na região há mais de 24 anos. Além de oferecer uma educação de excelência, 100% gratuita, a instituição capacita os alunos para se destacarem no âmbito profissional, contribuindo para a transformação de suas vidas e de suas famílias.
Entre fevereiro e outubro de 2024, a EPSA contribuiu para que mais de 100 alunos alcançassem oportunidades no mercado profissional. O ex-aluno João Victor do Carmo Calegário é um exemplo inspirador. Ele concluiu o Ensino Médio em 2020 na EPSA e o Curso Técnico em Informática em 2022. Hoje, trabalha em uma multinacional com um salário que reflete sua ascensão profissional. “Antes da EPSA, eu trabalhava como operador de telemarketing. Durante o curso técnico, consegui um estágio na área. Em dois meses, fui efetivado e, depois, promovido a analista pleno. Tudo isso graças à formação teórica, prática e humana que a escola me proporcionou”, compartilha João Victor.
Para ele, os trabalhos desenvolvidos em laboratório e sala de aula, além da proximidade com os professores, foram decisivos. “Os projetos me prepararam para o mercado, e o ambiente acolhedor da escola facilitou meu aprendizado. A EPSA mudou minha vida”, ressalta.
Parcerias estratégicas
A EPSA soma mais de 600 parcerias com empresas, como Stellantis, Localiza e Porto Seguro, oferecendo oportunidades para seus alunos desde o início dos cursos. Somente em 2023, mais de 550 vagas foram divulgadas, resultando em mais de 135 oportunidades de trabalho preenchidas em estágios, vagas de emprego e jovem aprendiz. A diretora da EPSA, Raquel Menezes Pacheco, ressalta o papel fundamental do Setor de Carreiras no apoio aos estudantes em todas as etapas de inserção no mercado. “Buscamos e divulgamos vagas alinhadas aos cursos, auxiliamos na elaboração de currículos, preparação para entrevistas e acompanhamos os estágios. Nosso objetivo é conectar jovens e adultos ao mercado de trabalho”, afirma.
Para atender às demandas do mercado, a EPSA atualiza constantemente seus cursos. Em 2023, os programas de Eletromecânica e Manutenção Automotiva foram reformulados, e novos equipamentos foram adquiridos ou obtidos por meio de parcerias. “Revisamos nossos cursos com base em visitas técnicas e reuniões com empresas, garantindo uma formação alinhada às exigências atuais”, explica Raquel.
Além das competências técnicas, a EPSA promove habilidades socioemocionais com disciplinas como “Formação Humana e Mundo do Trabalho”, que complementam o aprendizado técnico. “A formação técnica é uma via rápida para o mercado e uma ferramenta de transformação social, como mostram os muitos relatos de sucesso dos nossos alunos”, destaca a diretora.
Vagas em aberto
Atualmente, a escola está com inscrições abertas para 214 bolsas de estudo, 100% gratuitas, para cursos técnicos e profissionalizantes. Os cursos técnicos disponíveis têm duração de 1 ano e 6 meses, todos no turno da noite. Entre as opções estão técnico em Administração (35 vagas), Eletromecânica (27 vagas), Informática (30 vagas) e Manutenção Automotiva (27 vagas). Os cursos são voltados para estudantes que já estão cursando, no mínimo, a 2ª série do Ensino Médio. O período de inscrição para os cursos técnicos se encerra em 09 de dezembro!
Já para aqueles que buscam qualificação mais rápida, a EPSA também disponibiliza cursos profissionalizantes com duração de 6 meses. As aulas são no turno da tarde, com uma frequência presencial de três vezes por semana. As opções incluem: Informática Básica (25 vagas), Automação Residencial Básica (20 vagas), Marketing Digital (30 vagas) e Robótica (20 vagas). Os cursos são acessíveis a partir de diferentes níveis de escolaridade e a idade mínima é de 16 anos completos. O período de inscrição para os cursos profissionalizantes se encerra em 17 de janeiro!
Para participar do Processo de Concessão de Bolsas de Estudo, o candidato ou seu responsável legal deverá preencher o Formulário Online de Avaliação Socioeconômica, disponível no site https://admissao.epsa.com.br/ e entregar os documentos válidos na EPSA (Av. Dep. Antônio Lunardi, 98 – Brasil Industrial), conforme os editais disponíveis.
Os cursos técnicos e profissionalizantes ofertados são totalmente gratuitos e incluem também material didático, uniforme, lanche e equipamentos de proteção individual (EPIs). Para concorrer a uma bolsa de estudo em ambos os processos, o candidato deve atender, cumulativamente, a todos os requisitos de escolaridade e idade pré-definidos em cada curso. Além disso, é necessário ter renda familiar bruta per capita, no máximo, até um salário-mínimo e meio mensal.
Os interessados podem obter mais informações por meio do WhatsApp (31) 99265-0033 ou no site oficial da instituição (admissao.epsa.com.br). A EPSA também possui tradição no Ensino Médio, com bolsas 100% gratuitas. Saiba mais informações em https://epsa.com.br/.