EstadoNoticias

Encontro Mineiro de Filatelia e Numismática reúne colecionadores em Belo Horizonte

Evento gratuito acontece de 21 a 23 de novembro, com exposição, compra, venda e troca de selos, moedas, cédulas e outros colecionáveis de todos os tipos, com valor histórico e cultural

Colecionadores de todo o país aportam em Belo Horizonte nos dias 21 a 23 de novembro para o Encontro Mineiro de Filatelia e Numismática 2024. O evento tem entrada franca no Hotel Royal Golden, na Savassi, de 9h às 18h, e uma rica programação para os entusiastas do colecionismo, com uma feira de comercialização de selos postais, moedas, células, medalhas, figurinhas de Copa do Mundo, tazos, cards de Ayrton Senna, Mini Craques, carrinhos e todos os tipos mais de objetos colecionáveis. Também está confirmada uma exposição que explora fatos históricos do Brasil e do mundo a partir de cédulas, moedas, medalhas, postais e outros ítens especiais.

“São objetos de valor artístico e provas vivas da história. Por exemplo, teremos desde moedas da Grécia Antiga com mais de 2300 anos, até o primeiro selo postal da história, o inglês Penny Black, o primeiro brasileiro, chamado Olho de Boi, uma moeda canadense comemorativa ao falecimento da Rainha Isabel, e mais. Cada um marca seu tempo, com estética e simbologias muito específicas”, apresenta o co-organizador do Encontro, Costantino Papazoglu, que também é filatelista.

Realizado semestralmente há mais de 10 anos, em Belo Horizonte, o Encontro Mineiro de Filatelia e Numismática é o único do tipo na cidade e reúne mais de 30 expositores de diversos estados do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Goiás, Distrito Federal e Sergipe. Cada stand leva tesouros garimpados de diversos tipos, tendo a filatelia e numismática como principais, porém com colecionáveis que vão muito além disso. É um evento para expandir suas coleções, e também levar ítens para avaliação e possível venda ou troca com os expositores. “São muitos os casos de pessoas que levam objetos herdados de algum ente querido, ou que estavam esquecidos em alguma gaveta e se surpreendem quando descobrem que têm valor financeiro”, conta Papazoglu.

A partir de incorporados às coleções, esses verdadeiros tesouros históricos poderão ser melhor acondicionados e preservados dos efeitos do tempo. Filatelia e Numismática talvez sejam duas das áreas mais populares no colecionismo mundial, sendo uma responsável por estudar os selos postais, e a outra por moedas, cédulas e itens monetários. Ambas são importantes por pesquisar e explorar os contextos históricos e artísticos desses objetos, que são tidos como bens de valor cultural e educativo.

“Nosso Encontro Mineiro de Filatelia e Numismática é importante para aproximar os aficionados por colecionismo e o público em geral. Além disso, é inegável o caráter educativo de cada ciência, pois, através das coleções, é possível conhecer e aprender sobre história, cultura, política, geografia, biologia, turismo e muitos outros temas”, finaliza Luiza Capelli, co-organizadora do evento e especialista em numismática.

SERVIÇO:

Encontro Mineiro de Filatelia e Numismática 2024

Data: 21,22 e 23 de novembro

Horário: 9h às 18h

Hotel Royal Golden – Rua Rio Grande do Norte, 1015, Savassi

Entrada Gratuita

Paulo Gomes

Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho | Repórter | Cronista Esportivo | Profissional do Direito | correspondente Bancário.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo