EstadoNoticias

Em parceria com a Petrobras, IFMG oferta qualificação profissional em Betim no Programa Autonomia e Renda

Fruto de iniciativa da Petrobras em parceria com os Institutos Federais, o Programa Autonomia e Renda está com inscrições abertas no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) para o curso “Mecânico de Máquinas Industriais”, ofertado em Betim.

Inscrições

São disponibilizadas 30 vagas e os interessados têm até o dia 20 de setembro para enviar a documentação exigida. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma on-line por meio do link: https://autonomiaerenda.com.br. Em Betim, há um ponto de atendimento e orientação presencial no campus (endereço: Rua Itaguaçu nº 595, São Caetano), em dias e horários descritos no item 5.3.1 do edital.

Funcionamento

As atividades têm duração de 10 meses no modo presencial, de segunda a sexta-feira no turno noturno e, esporadicamente, aos sábados (carga horária de 452h), no Campus Betim.

O programa vai oferecer cursos de qualificação profissional, prioritariamente, para pessoas em condições de vulnerabilidade e exclusão social, sem vínculo formal de emprego e de baixa renda, com 18 anos ou mais, moradoras da área de abrangência das operações da Petrobras – Refinaria Gabriel Passos (Regap) – em Betim, Ibirité e Sarzedo.

As vagas são destinadas, preferencialmente, para pretos e pardos, mulheres, indígenas e quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas transgêneros, transexuais ou travestis, e pessoas refugiadas.

Os participantes contemplados receberão bolsas-auxílio no valor de R$ 660 mensais durante o período do curso. Para as mulheres com filho(s) de até 11 anos, a bolsa-auxílio será no valor de R$ 858 mensais.

Além do auxílio financeiro, a iniciativa ainda apresenta como diferenciais: reforço de Português e Matemática para melhoria da escolaridade; acompanhamento psicossocial e oferta de cursos para o desenvolvimento de competências socioemocionais e pessoais.

Seleção e certificação

A seleção dos candidatos será realizada por meio de Sorteio Público Eletrônico, transmitido via YouTube (https://www.youtube.com/@FAIFSUL).

Somente terá direito ao certificado o cursista que obtiver o aproveitamento mínimo estabelecido no curso e a frequência mínima de 75% da carga horária total. O certificado vai ser entregue ao final, após a conclusão de todos os componentes curriculares.

Cronograma

Sobre o programa

O Programa Autonomia e Renda pretende ofertar aproximadamente sete mil vagas, em nível nacional, dos cursos de formação profissional nos níveis técnico subsequente ao ensino médio e de qualificação profissional.  As capacitações estão relacionadas ao eixo tecnológico de controle e processos industriais. O objetivo é ampliar oportunidades de trabalho a pessoas residentes nas áreas de abrangência das operações da Petrobras.

A iniciativa foi instituído por meio de convênio entre a Petrobras e a Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSUL), e através do acordo de colaboração técnica celebrado com os seguintes IFs: IFMG, IFES, IFRJ, IFF, IFSP, IFPE, IFPR, IFRS e IFSUL.

Com a oferta de cursos gratuitos de alta qualidade, a concessão de bolsas-auxílio e outros benefícios, o programa visa ampliar a oportunidade de trabalho e transformar a vida dos participantes, proporcionando melhores condições de empregabilidade e autonomia financeira.

No IFMG

Ao longo de quatro anos, o Instituto Federal de Minas Gerais vai ofertar, no total, 340 vagas, distribuídas em quatro cursos FIC e quatro cursos técnicos subsequentes, nos campi Betim, Sabará, Santa Luzia e Ribeirão das Neves.

Betim: cursos FIC Mecânico de Máquinas Industriais (em oferta) e Isolador de Tubulações; técnico subsequente em Mecânica.

Santa Luzia: curso FIC Auxiliar de Serviços Diversos.

Ribeirão das Neves: curso FIC Montador de Andaimes e técnico subsequente em Soldagem.

Sabará: cursos técnicos subsequentes em Eletrotécnica e em Automação Industrial.

De acordo com a coordenadora do Programa Autonomia e Renda Petrobras no IFMG, Silvia  Almeida, “é muito importante que as instituições estejam atentas a ofertar oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo-as como participantes, também, do ensino na rede pública federal e em parceria com uma empresa de tamanha relevância estratégica para o país”, considera.

 “Por meio desse programa, pretendemos ampliar as oportunidades de empregabilidade de pessoas que moram nas redondezas de nossas áreas de operação. Com acesso à qualificação técnica, elas estarão mais preparadas para concorrer às vagas disponibilizadas pelo setor”, afirma o gerente geral da Regap, Edmilson Santos.

INSCRIÇÃO

ACESSE O EDITAL

Leo Junior

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo