EmpresasNoticias

Em Minas Gerais, ABDI e ANM executam projeto para tornar setor de mineração mais competitivo

Ação tem por objetivo modernizar processos, eliminar gargalos e garantir respostas mais rápidas ao setor produtivo relacionadas à mineração

Iniciativa estratégica da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para modernizar o setor de mineração busca reverter a lentidão de processos da ANM. Entre os dias 21 e 24 de janeiro, representantes das duas agências estarão em Nova Lima (MG) para iniciar a execução do projeto de modernização de processos administrativos e normativos da agência de mineração. Objetivo é promover uma revisão e otimização de macroprocessos críticos da ANM, promovendo uma gestão mais ágil e simplificada, com respostas mais céleres ao setor produtivo.
Um total de 230 normas e procedimentos administrativos da ANM serão analisados e refeitos: 135 resoluções, 15 portarias e 80 processos. Para esse redesenho de fluxos, a ABDI e a ANM contarão com o apoio dos profissionais e técnicos da Fundação Dom Cabral, na avaliação e revisão das normas e macroprocessos. Representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) também participarão dos treinamentos.

A ABDI e a ANM lançaram dois projetos estratégicos voltados para o setor de mineração, com ênfase no uso de tecnologia. Com um aporte de R$ 10,28 milhões da ABDI, além da modernização administrativa e normativa da ANM, também será executado um projeto com foco na implementação de soluções em Inteligência Artificial (IA).

A solução em IA possibilitará a análise automatizada de 40 mil processos minerários, facilitando a tomada de decisões pela equipe técnica e permitindo uma avaliação mais rápida, com respostas mais céleres ao setor produtivo, além de melhorias significativas nos fluxos internos da ANM. A implementação dessa tecnologia promete não apenas aumentar a eficiência, mas também reduzir o tempo de resposta de autorização de pesquisa e de requerimento e concessão de lavra (autorização necessária para extração, beneficiamento e comercialização de substâncias minerais).

 

Destrava Brasil – As ações integram o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre as Agências no âmbito do Destrava Brasil, projeto da ABDI que tem por objetivo apoiar agências reguladoras na implantação de soluções tecnológicas para modernizar seus processos internos e sistemas, eliminando gargalos e garantindo respostas mais céleres.

 

Sobre a ABDI
A ABDI formula e executa ações que contribuem para o desenvolvimento do setor produtivo nacional. Sua missão é promover a transformação digital dos negócios por meio do estímulo à adoção e à difusão de tecnologias, a novos modelos de negócios e à política de neoindustrialização, com atenção especial à economia sustentável e à indústria verde.

A Agência atua na interface entre governo e empresas para qualificar políticas públicas e ações estratégicas voltadas ao aumento da competitividade e da produtividade da economia brasileira frente aos desafios da era digital.

ABDI – Inovar a indústria para transformar o Brasil

Paulo Gomes

Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho | Repórter | Cronista Esportivo | Profissional do Direito | correspondente Bancário.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo