Dia Nacional do Diabetes: saiba como a doença afeta os olhos e pode causar cegueira
Brasil é o quinto país no mundo com maior incidência da condição
No Dia Nacional do Diabetes, 26 de junho, a conscientização sobre os impactos dessa condição vai além do controle glicêmico. Entre as complicações menos discutidas, mas extremamente sérias, estão os problemas oculares. O diabetes pode afetar os olhos de maneira silenciosa e progressiva, levando a condições que, se não diagnosticadas e tratadas precocemente, podem resultar em perda de visão.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o diabetes atinge 422 milhões de pessoas no mundo. Só no Brasil, são mais de 16 milhões de pessoas com a doença, colocando o país em quinto lugar no ranking mundial de diabéticos, segundo a International Diabetes Federation (IDF).
A alta concentração de glicose é capaz de afetar seriamente os vasos sanguíneos do corpo, incluindo os dos olhos. Cerca de 40% das pessoas que sofrem com o diabetes apresentam alterações oftalmológicas, aponta um estudo da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.
“O diabetes é a principal causa de cegueira entre pessoas de 20 a 60 anos de idade. Níveis elevados de glicose no sangue podem causar danos aos vasos sanguíneos da retina, localizada na parte posterior dos olhos, resultando em lesões que podem evoluir para a “retinopatia diabética”, explica a médica oftalmologista do Hospital Felício Rocho, Mariana Fontenelle.
A especialista destaca que a prevenção é a chave para tratar a doença. “A retinopatia diabética muitas vezes não apresenta sintomas nas fases iniciais. Por isso, é fundamental que pacientes diabéticos façam exames oftalmológicos regulares. A detecção precoce pode prevenir a progressão da doença e evitar complicações graves”.
“A catarata, caracterizada pela opacificação do cristalino, pode ocorrer mais cedo e progredir mais rapidamente em pessoas com diabetes”, explica Fontenelle.
Especialistas reforçam que manter os níveis de açúcar no sangue dentro do intervalo recomendado é crucial não apenas para evitar problemas oculares, mas para a saúde geral do paciente. A adesão ao tratamento, uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios também são fundamentais.
Para mais informações sobre a prevenção e tratamento das complicações oculares da diabetes, consulte um oftalmologista. Afinal, cuidar da visão é fundamental para enxergar um futuro mais saudável e sem complicações.
Sobre Oftalmologia Felício Rocho:
A Oftalmologia Felício Rocho é uma instituição especializada em oftalmologia, parceira do Hospital Felício Rocho. Comprometida com a excelência em cuidados visuais, oferecemos um leque completo de serviços, desde consultas detalhadas até exames oftalmológicos avançados, empregando as mais recentes tecnologias para garantir diagnósticos precisos e tratamentos eficazes. Nossa equipe é formada por profissionais altamente qualificados e dedicados, reconhecidos pela competência em diagnósticos, tratamentos e cirurgias oculares.