EstadoNotícias

Crea-MG cria Câmara Especializada de Engenharia Florestal

Nova instância reforça protagonismo da área em Minas Gerais e fortalece a engenharia florestal no estado

O Crea-MG oficializou, na quinta-feira (22/1), na primeira plenária do ano, a criação da Câmara Especializada de Engenharia Florestal (CEEF). A nova instância nasce em um momento estratégico, em que o debate sobre sustentabilidade, mudanças climáticas e uso responsável dos recursos naturais ganha centralidade no Brasil e no mundo.

A criação da Câmara atende a uma demanda antiga da categoria e reconhece a complexidade e a crescente relevância da engenharia florestal. Para o engenheiro florestal Antônio Marcos Generoso Cotta, que assumiu a coordenação da CEEF, o novo espaço vai dar voz técnica qualificada a uma profissão essencial para o desenvolvimento sustentável do estado.

“Minas Gerais foi o berço da engenharia florestal no país, que completa 66 anos em 2026. A criação da Câmara é fruto de uma longa trajetória de lutas e também da necessidade de acompanhar um cenário ambiental e econômico cada vez mais complexo”, destaca Generoso.

Espaço técnico 
A posse dos conselheiros da nova Câmara ocorreu na mesma ocasião de sua criação, já iniciando oficialmente suas atividades. A primeira reunião está marcada para o dia 5 de fevereiro de 2026. Atualmente, o Crea-MG conta com 3.067 profissionais registrados nessa modalidade em todo o estado.

O presidente do Conselho, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Torres Gervásio, ressalta que a instituição dessa Câmara reforça o compromisso do Conselho com a valorização profissional e com o desenvolvimento sustentável do estado.

“A instalação da Câmara Especializada de Engenharia Florestal reconhece a importância estratégica desses profissionais para Minas Gerais. É um avanço institucional que fortalece o diálogo técnico, valoriza a profissão e contribui para decisões mais responsáveis e alinhadas às necessidades ambientais, econômicas e sociais da sociedade mineira.”

Importância para Minas Gerais
A relevância da CEEF se reflete diretamente nas características ambientais e produtivas do estado. Minas Gerais possui a maior área de florestas plantadas do Brasil, abriga diferentes biomas, extensas áreas de vegetação nativa conservada e regiões que demandam restauração ambiental. Soma-se a isso o desafio de conciliar produção agrícola, industrial, florestal e urbana de forma integrada.

Na prática, a criação da Câmara fortalece a profissão, garante maior reconhecimento de suas atribuições legais e proporciona mais agilidade na análise de processos e fiscalização, além de ampliar o espaço para debates qualificados que impactam diretamente o exercício profissional.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo