Coordenadores usam dados para planejar 2º semestre escolar

Com o encerramento do primeiro semestre letivo, a Rhema Neuroeducação deu início à reorganização pedagógica de suas atividades, com foco na implementação de estratégias mais eficazes para o segundo semestre de 2025. A revisão é conduzida com base em dados educacionais colhidos nas turmas e fundamentada em práticas da neuroeducação, com o objetivo de ampliar o desempenho acadêmico e o acolhimento de estudantes, especialmente os neurodivergentes.
Durante o mês de julho, período tradicionalmente reservado ao recesso escolar, as equipes participaram de encontros formativos e análises institucionais que avaliaram indicadores como frequência, rendimento, engajamento e evolução individual dos alunos. Essas informações serviram de base para a definição de novas abordagens, especialmente em contextos de inclusão.
Entre as práticas reforçadas pela Rhema Neuroeducação estão a Análise Comportamental Aplicada (ABA), o Atendimento Educacional Especializado (AEE), além do uso de ambientes sensoriais e metodologias personalizadas. “Transformar o planejamento escolar não é apenas trocar conteúdos. É repensar o jeito de ensinar para garantir que todos possam aprender, inclusive quem tem modos diferentes de perceber e interagir com o mundo”, completa a diretora pedagógica.
Para Mara, a eficácia das estratégias não está apenas no conteúdo técnico, mas na escuta ativa e na leitura sensível dos dados. “Educar é uma ciência, mas também é um ato de empatia. Quando um coordenador se debruça sobre os resultados com esse olhar, ele deixa de apenas planejar e passa a transformar”, conclui a diretora.