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Cookies, Previsões de Marketing, Midjourney – Let’s Grow #195 

Ééé minha gente, parecia que ainda estava looonge, mas chegou.
fim dos cookies de terceiros no Google Chrome, previsto para 2024, representa uma mudança significativa para o marketing digital.
Ontem, dia 04/01, o Google iniciou a mudança para um ambiente digital sem anúncios baseados em cookies de terceiros no Chrome.
Inicialmente, apenas 1% dos usuários do Chrome experimentará a nova abordagem de rastreamento. Esse passo inicial tem como objetivo avaliar como essa mudança afetará editores e anunciantes.
A desativação gradual desses cookies deve ocorrer ao longo deste ano, em um iniciativa que visa aumentar a privacidade do usuário, enquanto desafia o mercado a adaptar-se a novas formas de coleta e análise de dados.
Para os profissionais de marketing, isso implica uma transição para o uso intensivo de dados próprios (first party data), demandando investimentos em tecnologias como CRM e CDP para gerenciar dados de forma segura e conforme as normas de privacidade.
A adaptação a esse novo cenário exige uma colaboração mais estreita entre as áreas de marketing, tecnologia e análise de dados, bem como uma compreensão mais profunda do comportamento do consumidor e de técnicas de segmentação baseadas em privacidade.
Embora exista uma certa preparação para essa mudança, como evidenciado por estudos do setor, ainda há um caminho a percorrer para que as empresas maximizem o potencial de suas campanhas de marketing na era pós-cookies.
Previsões de marketing para os próximos anosO início do ano parece ser uma época propícia para olhar para a frente e entender quais são algumas tendências e previsões de marketing, certo?
Pois bem, a Gartner, uma empresa referência em pesquisas globais, publicou 5 previsões de marketing para os próximos anos.
Vamos dar uma olhada?

👉 1. Limitação do consumo de Mídia Social
Até 2025, um declínio percebido na qualidade dos sites de mídia social levará 50% dos consumidores a limitar significativamente o uso das principais plataformas.
Impacto: A preocupação do consumidor com a disseminação de desinformação por GenAI em plataformas sociais permanece alta. Mais de 70% dos consumidores esperam que a IA impacte negativamente os canais sociais. Como resultado, os consumidores estarão limitando ativamente o uso das principais plataformas.
Essa aqui eu duvido! Mas quem sou eu na fila do pão, não é mesmo?
👉 2. Aumento dos investimentos em criação mais estratégica
Até 2026, 80% dos produtores de conteúdo e talentos criativos usarão GenAI diariamente, permitindo um trabalho mais estratégico, resultando em um aumento nos gastos com criação.
Impacto: O uso de GenAI em marketing permitirá o desenvolvimento mais rápido de variações mais criativas para experiências personalizadas e hiperdirecionadas. Gerenciar isso aumentará os gastos dos CMOs com profissionais criativos de agências e internos para empreendimentos criativos mais estratégicos.
👉 3. Diferenciação baseada na ausência de IA
Até 2027, 20% das marcas se inclinarão para o posicionamento e diferenciação baseados na ausência de IA em seus negócios e produtos.
Impacto: À medida que a IA se torna mais prevalente no marketing, abordar questões de confiança e confiança do consumidor será um desafio significativo. Um segmento de clientes pode mudar seus comportamentos e buscar marcas “acústicas” sem IA, que priorizam autenticidade e ética. Marcas que adotarem este posicionamento podem se diferenciar e potencialmente mirar em mercados premium ou focados em segurança.
👉 4. A perda de relevância do SEO
Até 2028, as marcas verão seu tráfego orgânico de site diminuir em 50% ou mais à medida que os consumidores adotarem buscas alimentadas por GenAI.
Impacto: A rápida expansão do GenAI em motores de busca reduzirá significativamente o tráfego de busca orgânica para as marcas, já que os indivíduos obtêm informações diretamente dos resultados gerados por IA. Os CMOs devem se preparar para a disrupção na receita e geração de leads adaptando investimentos de canal e focando em palavras-chave voltadas para conversão, conteúdo restrito e potencialmente reposicionando canais tradicionais como e-mail.

👉 5. Proteção das Marcas contra o “engano generalizado” provocado pela IA.
Até 2026, 60% dos CMOs adotarão medidas como tecnologia de autenticidade de conteúdo, monitoramento aprimorado e conteúdo gerado pelo usuário endossado pela marca para proteger suas marcas do engano generalizado desencadeado pelo GenAI.
Impacto: Para proteger suas marcas, as organizações devem priorizar a implementação de medidas de autenticidade de conteúdo e estabelecer diretrizes de uso responsável para GenAI. A falta de estruturas existentes e melhores práticas exige mecanismos de construção de transparência e confiança, compelindo as marcas a exigirem políticas claras de fornecedores e parceiros de agência enquanto integram recursos de autenticidade de conteúdo à tecnologia.

E aí, o que achou das previsões? Faz sentido para você?
Quais tendências de Marketing você deve ficar de olho em 2024?Um novo post em nosso Blog traz algumas tendências de marketing para este novo ano que se inicia. O post conta com a colaboração e contribuição de alguns de nossos professores.😉 Confira!
MidJourney planeja atuar na criação de vídeos com IAA Midjourney, conhecida por sua ferramenta de criação de imagens generativas com IA, deve expandir sua atuação para a criação de vídeos com IA. Foi o que disse o CEO David Holz durante uma sessão no Discord.
Eles planejam começar a treinar modelos de vídeo em janeiro e esperam lançar um produto nos próximos meses.
Essa mudança representa uma evolução natural da plataforma para competir na indústria de vídeo generativo.
Segundo a matéria, o Midjourney está focado na qualidade e na experiência do usuário, mesmo que isso signifique ficar atrás dos concorrentes em termos de velocidade.
Esses desenvolvimentos têm o potencial de transformar as indústrias criativas e de mídia, oferecendo novas possibilidades de geração e manipulação de conteúdo de vídeo com IA.
Vamos falar mais um pouco sobre isso nesta news. Confira a ferramenta abaixo!
Ferramenta de criação de vídeos com IAImagine uma ferramenta capaz de criar vídeos em 3D baseado em comandos de texto?
Ok. Há pouco mais de 12 meses atrás isso pareceria ficção científica, certo?
Mas esta ferramenta existe.😮
Ela é a PIKA.
Baseada em Inteligência Artificial, a ferramenta é capaz de criar pequenos vídeos conforme os comandos de texto que você insere na plataforma.
Depois de criar textos, imagens, scripts de linguagens de programação, uma das novas fronteiras da IA será a criação de vídeos e a Pika é uma das primeiras a lançar uma plataforma neste sentido.
Apesar de ainda embrionária, alguns vídeos gerados são bastante impressionantes. Já é possível imaginar daqui há algum tempo o avanço desta tecnologia e como ela deverá “invadir” nosso dia a dia.
Você pode criar uma conta gratuita e experimentar pequenos trechos de vídeo.
Para mais detalhes, visite Pika.art
Frase da semana
“Em minhas caminhadas, todo homem que encontro é superior a mim de alguma forma, e nisso aprendo com ele.”


Ralph Waldo Emerson
Por hoje é só!


Ótimo final de semana pra você!

Paulo Gomes

Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho | Repórter | Cronista Esportivo | Profissional do Direito | correspondente Bancário.

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