EmpresaNotícias

Conquistas dos alunos do Colégio Santo Agostinho em olimpíadas acadêmicas cresceram 47% em 2025

Lei, que reconhece papel das olimpíadas na formação científica de estudantes, foi sancionada neste mês

A sanção da Lei nº 15.331, de 7 de janeiro de 2026, que institui o mês de julho como o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento, oficializa o reconhecimento da relevância dessas competições para a formação acadêmica de estudantes em todo o Brasil. A partir deste ano, o país passa a dedicar o mês de julho à valorização das olimpíadas apoiadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que integram o sistema nacional de popularização da ciência e do conhecimento.

O novo marco legal encontra eco em experiências já consolidadas em instituições de ensino que investem nas olimpíadas acadêmicas como ferramenta pedagógica. É o caso do Colégio Santo Agostinho, que vem ampliando, de forma contínua, a participação e o desempenho dos estudantes nessas competições, com resultados expressivos ao longo de 2025.

Depois de registrar um crescimento de 40,7% no número de medalhistas em 2024, a instituição teve 1.858 estudantes com medalhas em competições acadêmicas em 2025, um aumento de 47,6% em relação ao ano anterior. Os resultados refletem o engajamento das unidades do Colégio.

A gestora pedagógica institucional do Colégio Santo Agostinho, Cláudia Naves, explica que, durante o ano, foram oferecidas oportunidades de participação em mais de 20 olimpíadas do conhecimento, envolvendo áreas como matemática, biologia, astronomia, história, física, química, geografia, geopolítica, ciências, linguística, redação e filosofia. “A proposta vai além da conquista de medalhas e está diretamente ligada à formação integral dos estudantes, estimulando raciocínio crítico, autonomia intelectual, disciplina e capacidade de resolução de problemas”, relata.

Um dos destaques de 2025 foi o desempenho de alunas do Colégio Santo Agostinho (Unidade Belo Horizonte) na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras, competição que reúne estudantes de diversos países. A instituição foi a única escola privada de educação básica de Belo Horizonte e região a conquistar a premiação “Diamante”..

De acordo com Cláudia Naves, o reconhecimento das olimpíadas por meio de uma lei nacional dialoga diretamente com o trabalho desenvolvido anualmente pela Escola. “As olimpíadas do conhecimento são espaços de aprendizagem que desafiam o estudante a ir além do currículo tradicional. Elas desenvolvem habilidades acadêmicas além de competências para a vida, como persistência, organização e confiança intelectual. O crescimento que observamos nos últimos anos é resultado de um trabalho contínuo de incentivo ao protagonismo estudantil”, afirma.

Sobre a Rede Lius Agostinianos
A Rede Lius Agostinianos é responsável pelas unidades do Colégio Santo Agostinho em Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima e Divinópolis, além de escolas socioeducacionais em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Pertencente aos Freis Agostinianos da Província Nossa Senhora da Consolação, a Rede atua há mais de 90 anos na educação, com o propósito de transformar vidas por meio de uma educação que aproxima e potencializa pessoas. Seu projeto pedagógico integra excelência acadêmica e formação humana, preparando estudantes para os desafios do mundo atual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo