A etapa estadual da 5ª edição das Competições Senac de Educação Profissional movimentou o Senac no Barro Preto e o Senac Venda Nova entre os dias 25 e 29 de novembro. A maior disputa educacional no segmento do comércio de bens, serviços e turismo contou com 38 competidores de 19 unidades do estado.
Iniciativa do Sistema Fecomércio MG para valorizar o aprendizado por meio do intercâmbio entre escola e mercado de trabalho, a 5ª edição estadual das Competições contou com seis ocupações em disputa: Estética e Bem-Estar, Recepção de Hotel, Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social (Técnico em Enfermagem), Serviço de Restaurante (Garçom). A seletiva para a ocupação de Florista será realizada em janeiro de 2025.
O auditório do Sesc, na região central da capital mineira, recebeu a solenidade de encerramento e premiação do evento, que foi repleta de emoção. Confira a relação dos primeiros colocados em cada ocupação:
Estética e Bem-Estar
1º – Evelyn da Silva Carvalho – Uberlândia
2º – Sther Cristina Santos Duarte – Patos de Minas
3º – Julia Andrade Portes – Coronel Fabriciano
Recepção de Hotel
1º – Juliana Dos Santos Lopes – Barbacena
2º – Rayla Ester de Souza Lima – Barbacena
Cabeleireiro
1º – Isabel dos Santos da Cunha – Uberlândia
2º – Ruth Pauline Centurion – Uberaba
3º – Yasmin Danieli Gomes Macedo – Governador Valadares
Cozinha
1º – Gabriela Miranda Elizei – Belo Horizonte
2º – João Victor Torres da Costa – Barbacena
Cuidados de Saúde e Apoio Social
1º – Veronyk Cristina Viveiros da Silva – Uberaba
2º – Gabriela Jacinto da Silva – Uberlândia
3º – Ana Clara Pereira Xavier – Patos de Minas
Serviço de Restaurante
1º – Daniel Vinicius da Silva Mariano – Barbacena
Após essa fase, os dois primeiros colocados em cada ocupação participam de outra disputa final que definirá os competidores que representarão Minas Gerais na etapa nacional, que será realizada em 2025. E os ganhadores vão representar o Brasil na WorldSkills, a principal competição mundial, que acontecerá em Shanghai, na China, em 2026.
Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, destaca a importância deste tipo de atividade na formação dos alunos. “Mais uma vez, celebramos o sucesso das Competições Senac, que são uma verdadeira vitrine onde jovens talentos colocam à prova suas habilidades e competências, preparando-se para se tornarem profissionais de excelência. Ao promovermos esse ambiente de inovação e crescimento, contribuímos para a formação de profissionais diferenciados para o comércio de bens, serviços e turismo”, resumiu.
Sobre o Senac em Minas
Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição – é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 41 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.
O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.