Neste sábado, 24 de agosto, tutores de cães e gatos da capital terão a oportunidade de atualizar a vacinação de seu bichinho contra a raiva no Complexo Veterinário do UniBH. Ao longo de todo o dia, haverá mutirão de vacinação no equipamento, de forma gratuita, mediante apresentação de documento de identificação do tutor e cartão de vacina do animal. Os atendimentos acontecem das 8 às 17 horas e serão realizados por ordem de chegada.
A raiva é uma doença viral grave e que afeta o sistema nervoso central dos animais. Por se tratar de uma doença zoonótica, ela pode ser transmitida para os humanos através da mordida ou arranhadura de um animal infectado. “Ao vacinar seus cães e gatos, os tutores contribuem para a erradicação da raiva e evitam potenciais surtos da doença, que podem ter consequências graves para a saúde pública”, destaca a coordenadora do Complexo e docente do curso de Medicina Veterinária do Campus, Rafaela Cerqueira.
A vacinação anual de cães e gatos é a melhor forma de prevenção da raiva, uma vez que não há cura para doença. Seus principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental. O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida (saliva). Por isso, além da vacinação, é importante não deixar que seu pet tenha contato com animais doentes.
Serviço: Campanha de vacinação para cães e gatosParte superior do formulário
Data: 24 de agosto, sábado
Horário: Das 8 às 17h
Local: Complexo Veterinário do Centro Universitário UniBH – Rua Libero Leone, 259, Buritis
(atendimentos por ordem de chegada, mediante apresentação do cartão de vacinação do animal)