EmpresasNoticias

Complexo Veterinário do UniBH oferece acupuntura como prevenção e tratamento de doenças em animais

Instalada no campus Buritis, unidade de atendimento conta com estrutura e oferta de serviços de baixa, média e alta complexidade para animais de pequeno e grande porte

Você já ouviu falar em medicina integrativa veterinária? Esse tipo de cuidado médico, que combina práticas convencionais e terapias complementares, tem se destacado como uma abordagem eficaz no cuidado de animais, especialmente na prevenção e tratamento de doenças. No Complexo Veterinário do Centro Universitário UniBH essa prática também é ofertada como, por exemplo, no uso da acupuntura nas rotinas de tratamento.
Sendo um dos principais métodos dentro dessa modalidade, a acupuntura tem sido amplamente utilizada para promover o bem-estar dos animais. Ao estimular pontos específicos do corpo, a acupuntura auxilia na regulação de funções fisiológicas, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo o desenvolvimento de diversas doenças. Casos de dor crônica, artrite e até mesmo problemas neurológicos têm mostrado melhorias significativas com a aplicação dessa técnica. Ela também pode ser utilizada em conjunto com tratamentos convencionais, como medicamentos e cirurgias, aumentando a eficácia do tratamento e reduzindo os efeitos colaterais, o que contribui para uma recuperação mais rápida e menos dolorosa.
Já na prevenção, a acupuntura é particularmente eficaz para animais predispostos a certas condições crônicas, como problemas articulares ou distúrbios digestivos. Ao ser aplicada regularmente, ela ajuda a manter o equilíbrio energético do corpo do animal, prevenindo o aparecimento de inflamações, dores e outros sinais de doenças. Além disso, pode ser combinada com outras práticas integrativas, como a fitoterapia, potencializando seus efeitos preventivos.
Para além dessa prática, o Complexo Veterinário também conta com procedimentos de baixa, média e alta complexidade que vão desde consultas para clínica médica de pequenos e grandes animais até procedimentos como cirurgia, anestesiologia, imagiologia e outras terapias integrativas, como moxaterapia e aromaterapia.
Com uma infraestrutura de altíssima tecnologia, o espaço conta com recepção, consultórios, laboratório de análises clínicas, sala de raio-x e ultrassom, salas de internações separadas para cães e gatos , unidade de terapia intensiva , bloco cirúrgico de pequenos e grandes animais – ambos com equipamentos modernos de monitoramento, anestesia inalatória, circuito interno de oxigenação, além de baias para internação de animais de grande porte, curral para acomodação dos bovinos, clínica de ruminantes e equinos. Além disso, o Complexo conta com um estacionamento amplo e gratuito para o conforto dos tutores que transportam seus pets até o local.
Atualmente, a unidade dispõe de um quatro com 23 colaboradores fixos (composto por médicos veterinários, auxiliares, administrativo e de serviços gerais), além de um envolvimento semanal de 100 alunos, que participam das rotinas de atendimento por meio de grades extracurriculares e atividades de extensão – uma maneira importante de aplicar ao contexto prático o que é aprendido em sala de aula, como destaca a coordenadora do Complexo e docente do curso de Medicina Veterinária do Campus, Rafaela Cerqueira:
“A presença de um hospital veterinário dentro do UniBH oferece uma série de vantagens tanto para os alunos quanto para a comunidade em geral. Este ambiente proporciona aos estudantes de medicina veterinária uma oportunidade única de aprendizado prático. Eles têm a possibilidade de aplicar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula no tratamento de animais reais, sempre sob a supervisão de veterinários e professores experientes. Além disso, a comunidade local pode se beneficiar através dos serviços veterinários oferecidos e dos eventos educativos e de conscientização sobre saúde animal que são organizados para envolvê-los e, dessa forma, promover uma maior compreensão sobre a importância dos cuidados com os pets”, conta.
Aberto ao público de segundas às sextas, das 8 às 18h, a marcação de consultas pode ser feita via whatsapp, no número (31) 9879-9956. Internações e terapias intensivas funcionam 24h por dia, todos os dias da semana.

Leo Junior

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo