EmpresasNoticias

Clima de deserto em Belo Horizonte: veja como proteger seus olhos

Defesa Civil de BH alerta que os próximos dias serão de baixíssima umidade

Basta olhar para o alto para perceber a situação crítica: céu azul e sem nuvem é sinal de que o tempo seco vai continuar nos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet, a umidade relativa do ar na capital mineira deve despencar, chegando a 10% no dia 3 de setembro, nível comparado a de um deserto, onde as chuvas são raras.

 

Nesse cenário, os cuidados precisam ser redobrados, principalmente para quem já tem condições de saúde que exigem cuidados, como a Síndrome do Olho Seco  – SOS, por exemplo. “A situação do clima favorece os sintomas da doença do olho seco, como ardor, olho vermelho, lacrimejamento, embaçamento visual e sensação de corpo estranho. Nesse período, a ingestão de água deve ser redobrada e quem sentir desconforto pode fazer uso de um colírio lubrificante”, explica a médica Daniela Danif, da Oftalmologia Felício Rocho,.

 

Cerca de 15% dos brasileiros sofrem de SOS, segundo a Tear Film Ocular Surface Society (TFOS), autoridade global em pesquisa sobre o filme lacrimal e superfície ocular. A síndrome do olho seco ocorre quando os olhos não produzem lágrimas em quantidade suficiente ou quando as lágrimas evaporam rapidamente.

 

Casos não tratados podem levar a complicações sérias e até mesmo resultar em cegueira. “A síndrome do olho seco é uma condição que exige atenção e monitoramento constante. Em períodos de baixa umidade, como estamos vivendo agora, é importante evitar a exposição ao ar condicionado, colocar um umidificador no ambiente e até aumentar o número de piscadas durante o uso de telas para aumentar a lubrificação dos olhos”, orienta a médica.

 

Daniela explica ainda que se os sintomas persistirem é importante a procura de atendimento médico para a avaliação, diagnóstico e adoção de medidas de tratamento clínico como, por exemplo, a introdução da tecnologia de luz intensa pulsada (IPL), inicialmente utilizada por dermatologistas para tratar doenças de pele como a rosácea. Os pulsos luminosos do IPL atuam na pele, reduzindo a vasodilatação e os efeitos das alterações vasculares.

 

 Sobre Oftalmologia Felício Rocho:

A Oftalmologia Felício Rocho é uma instituição especializada em oftalmologia, parceira do Hospital Felício Rocho. Comprometida com a excelência em cuidados visuais, oferecemos um leque completo de serviços, desde consultas detalhadas até exames oftalmológicos avançados, empregando as mais recentes tecnologias para garantir diagnósticos precisos e tratamentos eficazes. Nossa equipe é formada por profissionais altamente qualificados e dedicados, reconhecidos pela competência em diagnósticos, tratamentos e cirurgias oculares.

 

Leo Junior

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo