EntretenimentoEventos

Cineclube Comum debate erotismo e representação feminina no Cine Santa Tereza

Na terça-feira, 12 de agosto, às 19h, o Cineclube Comum realiza mais uma sessão da mostra “Defesa do Atrito II”, no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita e, desta vez, a programação propõe uma reflexão sobre o erotismo e suas formas de representação no cinema, com a exibição do curta argentino “El Satario” (1907) e do longa francês “Anatomia do Inferno” (2004), da cineasta Catherine Breillat. A sessão tem classificação indicativa de 18 anos e contará com comentário do pesquisador Fábio de Carvalho.

A noite começa com “El Satario”, filme anônimo realizado na Argentina em 1907, considerado por muitos historiadores como o primeiro filme pornográfico da história do cinema. Fragmentário e de origem incerta, o curta impressiona tanto pela frontalidade das imagens quanto pelo tom alegórico, trazendo à cena um demônio mascarado que intercepta um grupo de mulheres nuas. A exibição dessa relíquia cinematográfica, sobrevivente de um tempo em que o erotismo era registrado quase clandestinamente, oferece uma oportunidade rara de repensar a relação entre desejo, tabu e espetáculo desde o primeiro cinema.

Em seguida, será exibido o polêmico e denso “Anatomia do Inferno”, da diretora Catherine Breillat, uma das vozes mais instigantes do cinema francês contemporâneo. No filme, uma mulher convida um homem desconhecido para observá-la em isolamento por quatro noites, em uma experiência de entrega e estranhamento. A obra explora a subjetividade feminina de forma radical e desconcertante, evocando o insólito como matéria dramática. Não à toa, o trabalho de Breillat provoca diversas reações por parte dos críticos, que ora tentam enquadrá-lo dentro de um discurso feminista clássico, ora o rechaçam duramente, justamente por seu caráter desviante em relação ao dito “cinema de mulheres”.

Para os idealizadores do cineclube, a escolha de Breillat como foco da sessão parte do desejo antigo de apresentar sua obra ao público de BH. “O cinema de Breillat pode gerar desconforto às pessoas que procuram uma redenção quanto à questão do feminino. Ainda que se diga muito sobre a obscenidade, ou sobre a ênfase nas questões morais diante do sexo, há algo em seu cinema que diz respeito à intimidade. Para chegar às cenas-limite existem muitas mediações, é impressionante notar, por exemplo, que a diretora tem como referência pinturas acadêmicas de nus femininos. Muitos planos são fortemente estilizados, o que surpreende bastante quando pensamos em uma obra que lida diretamente com os temas da vergonha e do prazer femininos.”, afirma Helena Elias, uma das programadoras do projeto.

Sobre o Cineclube Comum

O Cineclube Comum é um projeto de curadoria, exibição e discussão cinematográfica que atua em Belo Horizonte desde 2012. A mostra atual, intitulada “Defesa do Atrito II”, propõe sessões mensais no Cine Santa Tereza até dezembro de 2025, sempre com a exibição de um curta e um longa-metragem, seguidos por comentários de convidados. O foco da programação é a fricção entre filme e espectador como ponto de partida para pensamento, dissenso e partilha. Com programação de Victor Guimarães, Fábio de Carvalho e Helena Elias, o projeto oferece acesso gratuito e material crítico em folhas de sala distribuídas ao público. A mostra também realiza sessões educativas para escolas públicas da capital. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Sobre o convidado

Fábio de Carvalho é formado em Cinema e Audiovisual pela PUC Minas e atualmente desenvolve um doutorado em Comunicação Social na UFMG. Como crítico, tem textos publicados nas revistas Zagaia, Multiplot! e Cinética, além de ter participado do Júri Jovem da Mostra de Cinema de Tiradentes e do Corpo Crítico do FestCurtasBH.

Serviço

Mostra Defesa do Atrito II – Cineclube Comum

Data: Terça-feira, 12 de agosto de 2025, às 19h

Local: Cine Santa Tereza – Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza, BH

Exibição de: El Satario (Argentina, 1907) + Anatomia do Inferno (França, 2004)

Entrada gratuita

Classificação: 18 anos

Paulo Gomes

Jornalista | Repórter Momento Celebridade TV Band Minas | Cronista Esportivo @agotv @momentocelebridadetvbandminas @conexãoinforma |

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo