Cigar Box Band mergulha no blues rock visceral em “It’s All Right”, novo álbum lançado pela Marã Música

- Com influências que vão de Sea Sick Steve a ZZ Top e Gary Clark Jr., o disco traduz o espírito visceral e inquieto da banda, formada em Belo Horizonte em 2021
- O álbum também conta com a participação especial da cantora e compositora Lvise (Luise Caldeira), jovem revelação do blues e R&B de BH, em “Long Way”
A banda mineira Cigar Box Band apresenta no dia 09 de maio o seu terceiro álbum de estúdio, “It’s All Right”, que chega a todos os aplicativos de música pela Marã Música. Com uma sonoridade que mistura blues rock moderno com influências que vão de Sea Sick Steve a ZZ Top e Gary Clark Jr., o disco traduz o espírito visceral e inquieto da banda, formada em Belo Horizonte em 2021.
Para a banda, esse novo trabalho representa mais do que um disco: é uma declaração de princípios artísticos. “O álbum fala de lamentos e questionamentos filosóficos sobre a aventura que é viver, sobretudo fazendo arte. Para o artista, a única saída viável é seguir criando, custe o que custar, até o fim da vida”, explicam. Com letras que transitam entre o real e o ficcional, “It’s All Right” fala sobre paixões, luxúria, vícios e existências errantes. Canções como “Find The Dealer”, que narra a história de um traficante desaparecido, e “Riverdale Blues”, um delta blues lo-fi sobre um bluseiro alcoólatra à beira da estrada, ilustram esse universo híbrido, cheio de sarcasmo e poesia.
A escrita das faixas, assinadas por Fred Chamone, nasceu de um processo quase intuitivo. “Eu escrevo a partir do som. Gravo fonemas e depois vou decifrando o que eles querem dizer. A inspiração surge do acaso, do momento. O vocabulário que absorvi ouvindo rock e blues a vida toda transformou meu inconsciente numa fábrica de letras”, compartilha o guitarrista. Todo o processo de composição foi orgânico, desenvolvido em meio à natureza, em vilarejos ecoturísticos de Minas Gerais como Tabuleiro e Serra do Cipó. A introdução instrumental do álbum, “Foo Fish Canyon”, é uma narrativa sonora épica que descreve justamente a travessia até o Canyon do Peixe Tolo, em Tabuleiro.
Além das já características guitarras cigar box, que nomeiam a banda e traduzem sua essência, o álbum investe em novas camadas sonoras, como solos de guitarra mais destacados, afinações variadas (incluindo Drop D e afinação aberta) e arranjos com elementos de Hammond e percussões orgânicas, criando atmosferas que mesclam blues, maracatu e classic rock. A produção do disco ficou a cargo de Fred Chamone no Studio Independente, em Belo Horizonte, com a mixagem da faixa “Erase Man” realizada por Cris Simões no estúdio Pacific Áudio.
O álbum também conta com a participação especial da cantora e compositora Lvise (Luise Caldeira), jovem revelação do blues e R&B de BH, em “Long Way”. Filha do renomado guitarrista Auder Jr., da Auder Gang, Lvise adiciona uma nova camada de intensidade à faixa que sintetiza bem a fusão entre blues, grunge e classic rock que permeia o trabalho.
A faixa-título “It’s All Right” ganha um videoclipe dirigido por Felipe Cavalieri, que estará disponível no dia 14 de maio no YouTube. “Vamos lançar esse primeiro clipe e depois mais dois ou três, todos no estilo performance, com a banda dublando em diferentes locações”, adiantam.
A expectativa para o lançamento é grande, tanto nas plataformas quanto ao vivo. O show oficial de estreia do álbum está marcado para o dia 16 de maio, no Chopperia Choppehead, em Belo Horizonte. A
Formada por Fred Chamone, Paulo Espinha e Germano Renan – músicos com mais de 25 anos de estrada no cenário do rock mineiro – a Cigar Box Band nasceu de forma espontânea, em jam sessions despretensiosas entre amigos. O trio viu no blues rock uma forma de resgatar a essência do estilo e atualizar suas linguagens. “Queríamos manter viva a chama do blues rock, com alma, pegada e muita identidade”, explicam. Com passagens por festivais como o BH Soul Blues Festival, BH Stone Rock Festival e apresentações em pubs e eventos por Minas Gerais, a banda construiu seu espaço de forma sólida e autêntica.
Depois de estrear com o álbum Don’t Belong em 2024 pela gravadora francesa M&O Music, seguido por Time To Go no mesmo ano, a banda chega agora a “It’s All Right” como um marco de maturidade artística e expansão sonora. Mais do que um disco, o trabalho é um manifesto em forma de blues rock: fazer arte é o único caminho, e a estrada continua longa – mas cheia de propósito.
“It’s All Right” estará disponível em todos os apps de música a partir de 09 de maio.
CONFIRA A TRACKLIST DE ”IT’S ALL RIGHT”:
- FOO FISH CANYON
- BABE BLUES
- IT’S ALL RIGHT
- LONG WAY (FEAT. LVISE)
- FIND THE DEALER
- ERASE MAN
- RIVERDALE BLUES
Sobre Cigar Box Band:
A banda foi formada em 2021 em BH/MG e como o próprio nome sugere, sua sonoridade está associada ao instrumento chamado cigar box guitar, um ancestral não muito distante da guitarra elétrica. A banda foi criada entre amigos no intuito de manter acesa a chama do blues rock numa encarnação moderna. A escrita da banda é construída em torno de riffs de slide que vão além da grade clássica do blues mas em todos os casos transbordando de respeito absoluto pelo espírito do delta das origens. A banda lançou em Fevereiro de 2024 seu álbum de estreia, intitulado “Don’t Belong” através da Label Francesa M&O Music. Em setembro de 2024 veio o 2º álbum da banda: “Time To Go”. Diversos videoclipes e performances ao vivo foram lançadas no youtube e no instagram para promover os álbuns.
Sobre Marã Música:
Empresa especializada em Marketing e Relações Públicas, dentro do mercado da música, fundada em janeiro de 2018 na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo. Idealizada e gerenciada por Henrique Roncoletta, vocalista e compositor da banda NDK, a Marã Música atua na conexão de artistas com marcas e empresas, além de atuar também na gestão de imagem, carreiras, projetos, produções artísticas e eventos culturais.
Links Marã Música