Cia Pierrot Lunar realiza o 25º Bazar de Histórias – edição especial em celebração aos 30 anos da trupe.
No dia 14 de dezembro, sábado, a partir das 15h, o público tem acesso, em um único evento, na sede da companhia (Floresta), a um cardápio variado de atividades: exibições de filmes, apresentações de teatro, música e dança, mostra fotográfica, exposição de artesanato, brechó, e ainda um bar com comes e bebes. O acesso é gratuito
O tradicional Bazar de Histórias chega à sua 25ª edição. Evento multicultural promovido no Espaço Aberto Pierrot Lunar (bairro Floresta), desde 2008, acontece no dia 14 de dezembro, sábado, das 15 às 23h, com entrada franca. Para encerrar o ano em grande estilo, o espaço vai abrigar, em um dia só, uma programação variada, composta por cinema, teatro, música, dança, performance, mostra fotográfica, exposição de brechó e artesanato e, ainda, o bar Lunar com comes e bebes funcionando durante todo o evento. Tudo feito em clima festivo e partilhado com o público, afinal, a Cia Pierrot Lunar se despede de 2024, ano em que completa 30 anos de trajetória.
Segundo Léo Quintão, ator fundador da Cia Pierrot Lunar e gestor do espaço, ao lado da parceira, a atriz Neise Neves, “a proposta do Bazar de Histórias é sempre buscar novas formas de encontro e relacionamento com o público, pautado pela proximidade e pela troca de experiências, com cultura e diversão”, comenta.
ATRAÇÕES
Neste ano, estão previstas apresentações teatrais, no formato de cenas curtíssimas, com aproximadamente 10 minutos, como: “A CHORONA”, com atuação e dramaturgia de Ana Beatriz Cucaroli, “TESOURINHA” da Pigmentar Cia, e a Leitura dramática PALITO DE DENTE, que traz atuação e dramaturgia de Ariana Santos.
Dentro da performance e da dança, as bailarinas Rosana Conde e Brisa Shayú também apresentam o experimento “Y… YO PUEDO” e, o Coletivo Biruta, leva a público o seu “UMA JANELA PARA O MAR”.
O cineclubismo também ganha espaço na programação do Bazar, com o tradicional Café com Cinema, edição Cinema Multi. O público assiste a sessões regadas à café e pipoca com exibições dos filmes “FRONTEIRAS” e “TRABALHADORES NA ESTAÇÃO”, ambos dirigidos por Matheus Doninha, e “O INVASOR”, realizado por Lucas Campolina.
Também tem exposição no Bazar. A mostra fotográfica do artista Alexandre Lopes (Studio Fótico) vai propor um recorte em retratos artesanais, a partir de suas experiências e trajetória na fotografia, passando do analógico ao digital. Para os amantes de brechó e artesanato, estarão expostas roupas e produtos das marcas locais Estúdio 739, Garimpo Jaguar, Toque Zambê, Brechó dos Anjos e Débora Personalizados. Durante toda a noite vai rolar o Bar lunar com comes e bebes à venda com Petiscos da Baixa.
E para animar ainda mais a festa, música não pode faltar. Estão previstos o Show “A MOVER OS PÉS!”, com alunos de Cajon (residente do Espaço Aberto Pierrot Lunar), do músico Belisario Tonsich. Outro show que promete é o “MONSTRAS”, criado pela atriz e dramaturga Cynthia Paulino, a atriz, cantora e gestora Neise Neves e artista plástica e escritora Marta Neves, o coletivo traz com humor e ironia, cena e música que trazem para o debate a potências das mulheres 50+. Também vai rolar, durante o evento, MICROFONE ABERTO para que artistas possam se manifestar. A noite encerra com o musical drag “BELLE À LA CARTE”, com um cardápio de músicas escolhidas pelo público para ouvir e cantar junto.
RESUMO DAS ATRAÇÕES
>Expositores
– Estúdio 739
– Garimpo Jaguar
– Toque Zambê
– Brechó dos Anjos
– Débora Personalizados
– Studio Fótico
>Comida
– Petiscos da Baixa
>Teatro
– A CHORONA – Atuação e dramaturgia: Ana Beatriz Cucaroli;
– TESOURINHA – Com Pigmentar Cia;
– PALITO DE DENTE – Leitura Dramática – Com atuação e dramaturgia: Ariana Santos e Direção de Arthur Barbosa.
>Dança
– Y… YO PUEDO – Com Rosana Conde e Brisa Shayú e UMA JANELA PARA O MAR – Com Coletivo Biruta.
>Cinema – três curtíssimos do Café com Cinema – Cinema Multi<
– FRONTEIRAS, de Direção: Matheus Doninha;
– TRABALHADORES NA ESTAÇÃO, de Direção: Matheus Doninha;
– O INVASOR, realização de Lucas Campolina.
>Música
– MOVER OS PÉS, com alunos de Cajon de Belisário Tonsich;
– MONSTRAS, com Cynthia Paulino, Neise Neves e Marta Neves.
>Show Festa 30 anos
Bella à la carte, um menu Drag e Musical, com Bella la Pierre.
SOBRE BAZAR DE HISTÓRIAS
Com entrada franca, o Bazar de Histórias é realizado uma ou duas vezes por ano, desde 2008. O conceito do evento sempre perseguiu o perfil do próprio Espaço que é o de dialogar com as várias áreas culturais, reunindo, em um mesmo dia (sempre em um sábado) música, cinema, teatro, dança, artes plásticas, performance, artesanato, literatura e gastronomia, promovendo um grande encontro entre público, arte e artistas. Um lugar de experimentação e uma oportunidade para muitos artistas, em processo de criação ou com trabalhos finalizados de curta duração, veteranos ou iniciantes, terem ali um espaço para se apresentarem e poderem ter a percepção daquele público diverso e empolgante sobre seu trabalho. Originou-se de processos artísticos que a Cia Pierrot Lunar desenvolvia em suas pesquisas de linguagem, que fez com que seus integrantes, após a uma oficina de Contação de Histórias, pudessem experimentar com o público o que desenvolviam. Surgiu aí a ideia que permeia o evento, em uma mistura, um bazar de histórias, em suas várias possibilidades. O Bazar tornou-se um espaço de diálogo e oportunidade a artistas em um encontro com um público diverso e dinâmico.
CIA PIERROT LUNAR 30 ANOS
A Cia Pierrot Lunar nasceu em 1993, fundada por egressos do curso de formação de atores da Fundação Clóvis Salgado e de lá até os dias de hoje apresenta em seu currículo 12 espetáculos teatrais (dois em repertório), com trabalhos de palco, rua e teatro digital, além de inúmeras ações e eventos promovidos pela Cia através do Espaço Aberto Pierrot Lunar, uma referência em BH. Na Comunicação, foi a idealizadora do Palco BH – primeiro guia de teatro de Belo Horizonte, entre os anos de 2000 e 2005, hoje uma rede de artes cênicas e audiovisual, na internet. Recebeu diversos prêmios como melhor atriz, melhor ator, trilha sonora, por diversos espetáculos que realizou, e também na atuação de integrantes no cinema. Circulou por diversos municípios de Minas e outros estados com espetáculos de sua trajetória, nesses 30 anos.
EU QUERO SER UMA LOCOMOTIVA 2025
ANTIGAMENTE, É QUANDO? 2020
UM POUCO DE AR, POR FAVOR 2018
MEUS CLIQUES (PierrotTeen) 2017
#TUDODENÓS (PierrotTeen) 2015
ACONTECIMENTO EM VILA FELIZ 2011 a 2024
SEXO 2010
ATRÁS DOS OLHOS DAS MENINAS SÉRIAS 2007 a 2017
PALCO BH 2000 a 2005
VISÕES DO PARAÍSO 2004
YABBA DABBA DOO 1997
ALICE 1996
BODAS DE SANGUE 1993
TELEDEUM 1993
SERVIÇO
BAZAR DE HISTÓRIAS – Bora Festejar!
30 anos Cia Pierrot Lunar
Dia 14 de dezembro, das 15h às 23h.
Entrada Franca
– Espaço Aberto Pierrot Lunar –
rua Ipiranga, 137, Floresta
PROGRAMAÇÃO
16h – Banda DGM
16h30 – Exibições dos Curtas
17h – Apresentação “Y… Yo Puedo”
17h30 – Apresentação “A chorona”
18h – Apresentação “Tesourinha”
18h30 – Belisário
19h – Apresentação “Palito de Dente”
19h30 – Apresentação “Uma janela pro mar”
19h50 – Apresentação “Monstras”
20h30 – Show especial de 30 anos com *Bella à la Carte”
Mais informações: @ciapierrotlunar ou @espaçoabertopierrotlunar
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
= 25º BAZAR DE HISTÓRIAS 2024 =
ARTES CÊNICAS
(Dança / Performance)
Y… YO PUEDO – 10min
Com Rosana Conde e Brisa Shayú
Um trabalho de dança e percussão, que utiliza o som do gongo, do hand pan, o corpo e textos de Ailton krenak para questionar as ações do homem contemporâneo em relação aos elementos naturais e a devastação da natureza. Nascemos com potencial para experienciar a vida, cantar, dançar, sonhar. Mas o capital vem empobrecendo a natureza. O capitalismo nos usam como marionetes, sufocam nosso existir. Não podemos suportar isso. Temos o direito à liberdade, a reinventar nossa movência, ampliar nossas asas, nosso respiro. Caso contrário estaremos perdidos.
(Dança / Teatro / Performance)
CURTÍSSIMAS UMA JANELA PARA O MAR – 10min
Coletivo Biruta
Com Rosana Conde, Matheus Murta, Arnold Gules Airala e Camila Becker.
Uma performance de teatro/dança que questiona os conflitos da humanidade contemporânea tão envolta em seus quadrados. Cada vez mais ignorantes, preconceituosos e solitários, utiliza-se, além da performance, a percussão do gongo para sensibilização da obra.
(Teatro)
A CHORONA – 10min
Atuação e dramaturgia: Ana Beatriz Cucaroli. Direção: Pedro Rabelo. Figurino: Heros Pereira. Iluminação: Erick D. Rodrigues. Orientação dramatúrgica: Matheus Smith. Na sala de casa, uma planta resseca lentamente enquanto sua dona chora incessantemente. Nessa diferença das águas, as duas discorrem sobre as memórias do choro. A correnteza das águas reflete sobre dores e lembranças das imagens recordadas, evidenciando o registro das memórias nas águas.
(Teatro)
TESOURINHA – 15min
Pigmentar Cia
Com Dudu Melo e Júnior Dias.
Traz as memórias de um adulto em relação à sua família. com canções cantadas ao vivo e áudio descrição integrada na cena.
(Teatro)
PALITO DE DENTE – Leitura Dramática – 15min
Atuação e Dramaturgia: Ariana Santos. Direção: Arthur Barbosa.
Um encontro íntimo com uma personagem particular: a boca da autora. O texto, escrito e performado por Ariana Santos, convida o público a entrar em um espaço de escuta compartilhada. Cada cena se apresenta como uma fatia da existência da protagonista, oscilando entre o humor ácido e o desconforto da exposição. Uma experiência que propõe mais do que ouvir um texto: sentir o gosto das palavras.
CINEMA
FRONTEIRAS
3:29 / SP / Brasil / 2023
Direção: Matheus Doninha
Videoarte
Milhões de rostos transitam pela cidade de São Paulo, cada um em sua própria realidade paralela. Olhos, bocas e mãos únicas, mas um sentimento em comum: o amor. O artista Alex Senna e o poeta Marcelo Ariel tocam no lugar mais profundo da sociedade por meio de uma obra de 10 andares. Um registro das faces da cidade em meio à criação de uma obra de arte pública monumental na capital latina da Arte Urbana.
TRABALHADORES NA ESTAÇÃO
02:49 / SP / Brasil / 2023
Direção: Matheus Doninha
Videoarte
Nas ruas da cidade de São Paulo o ir e vir do trabalho para a casa é interrompido por uma mudança na paisagem. O artista Sérgio Free retrata seu imaginário e seus icônicos personagens em uma pintura em larga escala no mais antigo prédio do bairro do Tucuruvi.
O INVASOR
53seg / MG / Brasil / 2017 / Realização: Lucas Campolina
A mais terrível de nossas heranças.
MÚSICA
MOVER OS PÉS
Com alunos de Cajon de Belisário Tonsich
MONSTRAS
<< Isso não é uma ameaça – ah, mas pode ser sim! / Receba como uma promessa…Jamais uma maldição / É uma benção – só que ó, chega de ser fofa! / Pense em cada uma de nós como Oráculos / E a carta diz – Não adianta fugir: envelhecer não é pra mocinhas! / Nós temos agora mais maturidade do que tínhamos no ventre / E VOCÊ UM DIA VAI TER A IDADE QUE TEMOS HOJE, então: Seja esperta, escute as mais velhas >>
Cynthia Paulino é atriz, dramaturga, diretora, produtora, figurinista & bordadeira, benzedeira, reikiana e Dragoa. Cofundadora e integrante da Companhia Teatro Adulto (MG). “Coisas boas acontecem de repente” e “Homem-Bomba” (em repertório) são solos de sua autoria. A micropeça “Vulcânica” foi o estopim para o espetáculo UMA BOA MENINA, seu segundo solo, que estreia – se a Deusa quiser! – ainda em 2024.
Marta Neves é artista plástica e escritora, trabalhando há anos a mistura entre texto e imagem, com exposições no Brasil e no exterior, a exemplo da 31ª Bienal de São Paulo. Tem publicações em periódicos e coletâneas, dentre as quais a da Academia TransLiterária (2019), além do livro “3 BARRIGUDINHA 10 REAL” (contos/ed. nunc, 2021). E, sim, Marta é velha.
Neise Neves é atriz, gestora cultural, professora e cantora, integrante e fundadora da Cia Pierrot Lunar. É também gestora do Espaço Aberto Pierrot Lunar, espaço multicultural de Belo Horizonte.
Além da formação como atriz, é graduada em Comunicação Social, pós-graduada em Gestão Cultural
e Mestre em Artes. Atuou nos espetáculos “Antigamente é Quando?” (Teatro Digital – 2020), “Um Pouco de Ar, Por Favor” (2018), “Acontecimento em Vila Feliz” (2011 – formato para rua) e “Atrás dos Olhos das Meninas Sérias” (2007- longa em 2020), entre outros.
SHOW COM BELLA A LA CARTE” – especial de 30 anos da Pierrot Lunar
Um menu Drag e Musical
EXPOSITORES DO BAZAR
> Estúdio 739
Tiragens Personalizadas
> Garimpo Jaguar
Sustentável e Consciente
> Débora Personalizados
Cestas | Balões Personalizados | Decorações
> TOQUE ZAMBÊ
Artesanato, afeto e política
> BRECHÓ DOS ANJOS
Carla Cota
> BRECHÓ QUEM VEM TEM
Davi Teixeira Neves Quintão
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA
STUDIO FÓTICO – Retratos Artesanais
Com Alexandre Lopes
Graduado pela Escola de Design da UEMG e com pós-graduação pela Escola Guignard em Pesquisa e Ensino no Campo das Artes Plásticas, coordena hoje o Studio Fótico, espaço dedicado à discussão e desenvolvimento de projetos com a utilização de fotografia analógica e/ou digital explorando criativamente os seus diferentes formatos, processos e suportes.