EstadoNoticias

Cemig quer ampliar práticas ESG em toda cadeia de fornecedores

Companhia realiza encontro com representantes de empresas parceiras para debater como tornar compras, prestação de serviços e processos mais sustentáveis

A Cemig abriu, nesta quarta-feira (21/08), o Fórum de Fornecedores 2024, uma série de encontros com empresas que prestam serviço ou fornecem produtos para a companhia de energia mineira. O objetivo desta vez é debater estratégias para promover e ampliar as práticas ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) em toda a sua cadeia de fornecedores, reforçando o compromisso do grupo em oferecer aos clientes soluções em energia cada vez mais sustentáveis.

Atualmente, o grupo Cemig possui cerca de 800 fornecedores em contratos ativos que superam os R$ 10 bilhões de faturamento. Representantes de diversas empresas, dos mais variados setores, fazem parte do grupo que vai propor medidas para avançar a prática ESG nessa relação.

“Esse é um fórum de mão-dupla, ou seja, a Cemig não quer somente falar o que faz, mas também está interessada em ouvir as demandas das empresas e saber de boas práticas sustentáveis que elas já utilizam e que podem ser adotadas em todos os contratos para que possamos oferecer aos nossos clientes uma energia ainda mais verde”, considera Osias Galantine, diretor de Compras e Logística da Cemig.

DNA sustentável

A diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, destacou aos fornecedores que a preocupação ambiental está presente desde a fundação da empresa, que hoje produz 100% de sua energia por meio de fontes renováveis, e é necessário que todos os parceiros estejam em sintonia com essa estratégia. “A Cemig nasceu produzindo energia renovável, possui uma política ambiental interna há mais de 30 anos e está desde 1999 no Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Mais ainda há espaço para avançar em muitas áreas, e nossos fornecedores têm um papel crucial no cumprimento da agenda ESG na Cemig”, declarou.

A engenheira ambiental, professora e especialista em ESG nas organizações, Onara Lima, faou durante o evento sobre a importância das práticas sustentáveis vários setores econômicos no Brasil e no mundo e ressaltou que esse é um “caminho sem volta” que já está definindo as oportunidades de negócios. “Estudos apontam que até 70% emissões de gases de efeito estufa estão na cadeia de fornecedores das grandes empresas. Por isso, elas estão cada vez mais interessadas em contratar parceiros que têm forte compromisso ambiental. E este fórum mostra o tamanho da importância que a Cemig está dando à estratégia ESG em seus negócios”, afirmou a especialista.

Próximos passos

Os participantes do Fórum de Fornecedores foram divididos em quatro grupos de trabalho com os temas Mudanças Climáticas; Condições de Trabalho e Recursos Humanos; Código de Ética, Canal de Denúncias e Due Diligence; e Seleção e Qualificação de Fornecedores.

Os grupos vão se reunir e sugerir ações dentro de cada área para ampliar as práticas ESG. Estão previstos mais dois encontros até maio de 2025, quando serão definidas as medidas que serão aplicadas na relação com fornecedores com foco na sustentabilidade.

Leo Junior

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo