EmpresasNoticias

CDL/BH e Defensoria Pública disponibilizam vagas de emprego para pessoas em vulnerabilidade econômica e social

Objetivo é conectar as oportunidades de trabalho disponíveis no setor de comércio e serviços aos cidadãos sem emprego formal que são atendidos pela Defensoria. Empresas de todo o setor econômico também podem participar

Presidente da CDL/BH disse que o principal objetivo da parceria com a Defensoria Pública é oferecer mais do que uma vaga de trabalho, mas também a possibilidade real de transformar vidas

A Câmara de Dirigentes de Belo Horizonte (CDL/BH) e a Defensoria Pública de Minas Gerais firmaram um acordo de cooperação técnica para fomentar a empregabilidade de pessoas hipossuficientes na capital mineira. A CDL/BH irá fornecer informações de vagas disponíveis no setor de comércio e serviços e a Defensoria Pública, por sua vez, repassará aos seus assistidos a indicação do emprego. O acordo foi assinado na última quinta-feira, dia 14, na sede da Defensoria Pública.
Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, “o principal objetivo é oferecer às pessoas em situação de vulnerabilidade não apenas uma vaga de trabalho, mas a possibilidade real de transformar suas vidas e alcançar a autonomia”.
“Agora, quando chegar uma família em situação de vulnerabilidade, com alguém que esteja apto e queira uma oportunidade de trabalho, vamos conseguir encaminhar e capacitar essas pessoas junto com a CDL/BH”, afirma a defensora pública-geral Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias.
Fomento ao mercado de trabalho e quebra de ciclos

Ainda que, em um primeiro momento, não haja mensuração de quantas pessoas possam ser beneficiadas com a parceria, a expectativa das entidades é manter o mercado de trabalho da capital mineira aquecido.
“Temos um mercado de trabalho resiliente e com dados positivos. Somente em junho deste ano foram preenchidas cerca de 3,5 mil novas vagas formais. Com as futuras admissões dessa parceria, a tendência é que este número aumente e, por consequência, a renda disponível para as famílias diretamente impactadas também cresça”, destaca o presidente da CDL/BH.
Dados do IBGE de 2023 mostram que menos de 1% das pessoas ocupadas estavam em condição de extrema pobreza, frente a 14,6% entre os desocupados. Ou seja, estar empregado reduz drasticamente o risco de pobreza extrema. A proporção de pessoas pobres entre os ocupados foi de 14,2%, bem inferior aos 54,9% observados entre os desocupados.

 

Fuga da informalidade

Além da geração de empregos e renda, a parceria entre CDL/BH e Defensoria Pública de Minas Gerais busca reduzir o número de empregos informais na cidade. “Mesmo que a informalidade esteja reduzindo, ainda temos mais de 39 milhões de pessoas em todo o país atuando sem os direitos básicos de todo o trabalhador. Essa situação os expõem a baixa produtividade, alta vulnerabilidade e rendimentos incertos”, destaca Marcelo de Souza e Silva.
“A Defensoria Pública tem como propósito transformar a realidade e promover a cidadania. Há muito tempo, queríamos oferecer algo a mais para o assistido, e esta parceria é uma forma de alcançarmos esse objetivo, buscando uma sociedade cada vez melhor”, conclui a defensora pública-geral.
Participação

Além do setor de comércio e serviços, a parceria está aberta a toda a cadeia produtiva e econômica de Belo Horizonte. As empresas com vagas disponíveis e interessadas em contribuir com a empregabilidade, devem entrar em contato com a CDL/BH por meio do e-mail: nstitucional@cdlbh.com.br

Paulo Gomes

Jornalista | Repórter Momento Celebridade TV Band Minas | Cronista Esportivo @agotv @momentocelebridadetvbandminas @conexãoinforma |

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo