
Entre os dias 16 e 18 de julho, os jardins da Casa Fiat de Cultura se transformam em um cinema a céu aberto para receber a primeira edição do “Cena Francesa | Casa Fiat de Cultura”, uma programação especial de exibição de filmes franceses. A iniciativa marca as comemorações da Temporada França-Brasil 2025 e integra o projeto “Na sombra das mangueiras“, que realiza atividades culturais estimulando o encontro entre os visitantes e as diferentes linguagens artísticas. Para participar, o público pode se inscrever gratuitamente pela Sympla (bit.ly/NaSombraCenaFrancesa) e a pipoca é por conta da Casa Fiat de Cultura.
Em parceria com a Aliança Francesa de Belo Horizonte, o evento promove duas sessões de cinema diárias: às 17h30, com curtas-metragens para o público infantil e as famílias, e às 19h, com longas-metragens. A seleção reúne clássicos, animações, comédias e dramas contemporâneos que expressam o vigor criativo do cinema francês, sempre com áudio original e legendas em português.
Entre os destaques da programação estão: “Gângsters de Casaca” (Henri Verneuil, 1962), com Alain Delon; o sensível drama “Toni, em Família” (Nathan Ambrosioni, 2023), sobre uma ex-cantora pop e sua trajetória de reinvenção; e o premiado curta “Vanille” (Guillaume Lorin, 2020), que narra as descobertas de uma menina parisiense em viagem à ilha de Guadalupe. A programação também traz animações lúdicas e reflexivas, como “A Sopa do Franzy” (Ana Chubinidze, 2021), “Nuvem” (Christian Narváez e Diego Estrada, 2024), “A Odisseia de Choum” (Julien Bisaro, 2019), entre outros títulos que tratam de temas como identidade, amadurecimento, relações familiares e inclusão.
O “Na sombra das mangueiras” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Stellantis e da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamentos, do Banco Stellantis, do Banco Safra e da Sada. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas, do Programa Amigos da Casa, da Aliança Francesa em Belo Horizonte, da Cinemateca da Embaixada da França, da Embaixada da França e do Institut Français.
Na sombra das mangueiras
O “Na sombra das mangueiras” é uma iniciativa que valoriza as diferentes intervenções artísticas e propõe a aproximação com o público em momentos de interação nos jardins da Casa Fiat de Cultura. Desde 2014, a instituição ocupa o histórico edifício do Palácio dos Despachos. Além da arquitetura modernista, a edificação abriga a Capela de Santana e os jardins com cerca de 70 mangueiras centenárias, que faziam parte do antigo pomar do Palácio da Liberdade e, hoje, são preservadas pela Casa Fiat de Cultura. Agora, o espaço se torna palco de rodas de conversas, oficinas, performances e intervenções que trazem diferentes propostas a cada nova edição.
Casa Fiat de Cultura
A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em Braille e atendimento em libras. Mais de 100 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari e outros. Há 19 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 4,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 700 mil participaram de suas atividades educativas.
SERVIÇO
Na sombra das mangueiras | “Cena Francesa – Casa Fiat de Cultura”
16, 17 e 18 de julho, com sessões às 17h30 e às 19h, nos jardins da Casa Fiat de Cultura
Inscrições gratuitas pela Sympla: bit.ly/NaSombraCenaFrancesa
Programação:
16 DE JULHO
17h30
Vanille
Guillaume Lorin, 2020
Dublado | 31 minutos
Classificação livre
A pequena viagem
Le Tout petit voyage
Emily Worms, 2022
Francês de fácil compreensão | 7 minutos
Classificação livre
Nuvem
Nube
Christian Narváez e Diego Estrada, 2024
Francês de fácil compreensão | 7 minutos
Classificação livre
Uma Pedra no Sapato
Un Caillou dans la chaussure
Éric Montchaud, 2020
Francês de fácil compreensão | 11 minutos
Classificação livre
19h
Gângsters de Casaca
Mélodie en sous-sol
Henri Verneuil, 1962
Francês com legendas | 2 horas
Classificação 12 anos
17 DE JULHO
17h30
A Odisseia de Choum
L’Odyssée de Choum
Julien Bisaro, 2019
Francês de fácil compreensão | 26 minutos
Classificação livre
Sem parecer
Pequenas aventuras do cotidiano
L’Air de rien
Gabriel Hénot Lefèvre, 2022
Francês de fácil compreensão | 14 minutos
Classificação livre
Uma história de espinha dorsal
Não é minha culpa
Une histoire vertébrale
Pas d’ma faute
Jérémy Clapin, 2004
Francês de fácil compreensão | 9 minutos
Classificação livre
Sopa do Franzy
Encontros estranhos…
La Soupe de Franzy
Drôle de rencontres…
Ana Chubinidze, 2021
Francês de fácil compreensão, 8 minutos
Classificação livre
19h
Uma questão de honra
Une affaire d’honneur
Vincent Perez, 2023
Francês com legendas, 1h41
Classificação 12 anos
18 DE JULHO
17h30
Vanille
Guillaume Lorin, 2020
Dublado | 31 minutos
Classificação livre
Guarda-chuvas
Parapluies
José Prats e Àlvaro Robles, 2020
Francês de fácil compreensão | 12 minutos
Classificação livre
Athleticus
Nicolas Deveaux, 2018
Francês de fácil compreensão | 16 minutos
Classificação livre
19h
Queixo erguido
Haut les couers
Adrian Moyse Dullin, 2021
Francês com legendas | 15 minutos
Classificação 12 anos
Toni, em família
Toni, en famille
Nathan Ambrosioni, 2023
Francês com legendas | 1h36
Classificação 12 anos
Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10, Funcionários – BH/MG
Circuito Liberdade
Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h
Informações
www.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
X: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura