Em junho, a Itália e a sua ópera ganham destaque em todo o mundo. A Festa della Repubblica, importante data do calendário do país, também marca o início dos eventos tradicionais em celebração à grande obra italiana. A Casa Fiat de Cultura participa das festividades na edição especial do Música na Capela, que recebe a cantora lírica Eliseth Gomes e o pianista Fred Natalino. Com o tema “Cenas Líricas | A grande ópera italiana”, o espetáculo musical em cenas operísticas apresenta as grandes árias e canções da música erudita tradicional. O evento será realizado neste domingo, 9 de junho, às 11h, na Capela de Santana, nos jardins da Casa Fiat de Cultura, com entrada gratuita.
Esta edição do Música na Capela destaca as obras de Giacomo Puccini (1858-1924), em homenagem aos 100 anos de sua morte. Durante a apresentação, Eliseth Gomes, soprano lírico-spinto, irá interpretar trechos das óperas La Bohème, Tosca, Turandot e Gianni Schicchi. O programa também traz canções napolitanas tradicionais, com as obras Già il sole dal Gange, de Alessandro Scarlatti; Non ti scordar di me, de Ernesto de Curtis; e Core ‘ngrato, de Salvatore Cardillo.
O repertório preparado para a apresentação conduz a significados profundos e constantes da vivência humana e propõe uma reflexão sobre aspectos do cotidiano do homem ordinário, em seus sentimentos, emoções, delírios e sonhos. “Cada trecho operístico carrega mensagens profundas e ricas, e a proposta é levar os espectadores a essa genuína experiência, que apenas as peças eruditas conseguem conduzir”, ressalta Eliseth.
Desde 2015, o Música na Capela busca ampliar a formação musical do público, ao oferecer apresentações musicais com repertório diversificado e acesso gratuito. O programa é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamento, do Banco Stellantis, do Banco Safra, da Usiminas e da Sada. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.
Eliseth Gomes
Bacharel em canto pela UEMG, Eliseth Gomes atualmente é uma das mais renomadas cantoras líricas do Brasil. Vem atuando sob a regência dos maestros Holger Kolodziej, Danielle Gatti, Isaac Karabtchevsky, Sergio Magnani, Warren George Wilson, Leon Halegua, Sílvio Viegas, Emílio de César, Stefan Lano, Roberto Duarte, Júlio Medaglia, Victor Hugo Toro, Cláudio Cruz, Marcelo Ramos, Roberto Tibiriça e Benito Juarez.
Já se apresentou como solista de concertos nas seguintes obras: Stabat Mater de Rossini, Réquiem de Verdi, Réquiem de Brahms, Réquiem de Mozart, Nona Sinfonia de Beethoven, Messias de Handel, Bachianas Brasileiras nº 5, Villa-Lobos, Carmina Burana de Carl Orff, Cantata nº 202 de J. S. Bach, Missa dos Quilombos de Milton Nascimento. Foi regente do Coral Lírico de Nova Lima dos anos 2011 a 2017. Atualmente é preparadora vocal e corista do Coral Concentus Musicum.
Casa Fiat de Cultura
A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 80 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 18 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 4 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 700 mil participaram de suas atividades educativas.
SERVIÇO
Música na Capela “Cenas Líricas | A grande ópera italiana”
9 de junho, domingo, às 11h, na Capela de Santana, nos jardins da Casa Fiat de Cultura
Espaço sujeito à lotação
Entrada gratuita
Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Circuito Liberdade
Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h
Informações
www.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultur
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura