Camaleão Grupo de Dança anuncia temporada de estreia de “Recriar” – 26/10, 01/11 e 08/11
A nova montagem tem direção coreográfica de Inês Amaral e Vanilton Lakka foi concebida em parceria com os cinco bailarinos que estão em cena. A temporada de estreia de "Recriar", sob o patrocínio do Instituto Unimed-BH, da Veminas Caminhões e Ônibus e da Mason Holdings, e o apoio da Coreto Cultural, inclui três apresentações gratuitas em BH e Contagem, nos dias 26/10, 01 e 08/11

A nova criação do Camaleão Grupo de Dança, intitulada “Recriar”, estreia oficialmente no dia 26 de outubro, às 11h30, na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte. Com direção coreográfica de Inês Amaral e Vanilton Lakka, a montagem é um resultado de um processo de pesquisa e de criação coletiva que contou com a participação dos cinco bailarinos que estão em cena. As apresentações gratuitas seguem no dia 1º de novembro, na Praça Marília de Dirceu, em Contagem, e no dia 8 de novembro, na Praça da Liberdade.
Pensado para ser apresentado em espaços públicos, “Recriar” nasce do desejo de retomar o convívio e a escuta em tempos de distanciamento e velocidade. A obra propõe um mergulho na urgência do encontro e da presença, convidando o público a reaprender a estar junto — de forma leve, criativa e consciente.
Cinco intérpretes — Dalton Walisson, Isabela Guerra, Ivo Igino, John Morais e Mariana Chalfum — exploram, por meio do corpo e do jogo, a potência do lúdico, da simplicidade e da atenção ao outro. O espetáculo convida à prática viva da convivência, como exercício de escuta, cooperação e criação compartilhada.
“A criação coletiva é a essência do Recriar. Cada intérprete trouxe suas vivências, corpos e percepções para a cena, onde juntos construímos uma obra que reflete o diálogo, o respeito e a escuta como fundamentos da dança e da convivência humana”, destaca Inês Amaral, uma das diretoras.
“Apresentar a dança em espaços públicos é também uma escolha política e poética: queremos levar a arte para lugares onde as pessoas passam, trabalham e vivem, rompendo as fronteiras entre o palco e a rua, entre o artista e o cidadão. A cidade torna-se palco e o encontro da Arte”, complementa Marjorie Quast, diretora geral e fundadora do grupo.
Este Projeto também contempla oficinas ministradas durante seis meses pelo grupo para bailarinos em formação. “Encontro” é o momento em que o grupo apresenta a expressão final desse percurso, revelando ao público a força criativa e transformadora das ações formativas vivenciadas. É uma semente de tudo o que está por vir. Um convite a seguir juntos, recriando não apenas o que vemos, mas o modo como escolhemos estar no mundo.
SOBRE O CAMALEÃO GRUPO DE DANÇA
Fundado em 1984 pela diretora Marjorie Quast, o Camaleão Grupo de Dança é um dos mais importantes e longevos coletivos de dança contemporânea do Brasil, com 41 anos de trajetória. Reconhecido como patrimônio cultural de Minas Gerais, o grupo soma 21 montagens assinadas por 14 coreógrafos nacionais e internacionais e mais de 50 prêmios ao longo de sua história.
Em parceria com o NÚCLEO ARTÍSTICO, escola criada em 1978, criam, incentivam, e divulgam a dança, cumprindo com o seu compromisso social de educadores e difusores culturais. Como parte desse compromisso em parceria com IUBH desde 2007, o Camaleão desenvolve também um projeto social de formação que atende por volta de 200 jovens e crianças de comunidades carentes, cumprindo seu compromisso com a educação e a difusão da dança.
O Projeto Recriar é viabilizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio de do IUBH ( Instituto Unimed -BH), Mason Holdings e Veminas Caminhões e Ônibus.
Ficha Técnica espetáculo Recriar
Direção geral: Marjorie Quast
Direção artística: Inês Amaral
Direção Coreográfica: Inês Amaral e Vanilton Lakka
Intérpretes Criadores: Dalton Walisson, Isabela Guerra, Ivo Igino, John Morais e Mariana Chalfum
Edição e montagem de trilha sonora: Glaydson Oliveira (Índio) e Luiz Camporez
Elaboração e confecção de figurino e adereços: Priscila Gouthier
Assistente de figurino: Katarina Gabriela de Souza
Equipe de costura: Júlia Arruda e Joyce Teodoro
Tingimento: Paulo André Ferreira
Produção executiva: Marjorie Quast e Alexandre Chei
Assistente de produção: Luciana Nunes e Marlon Castro
Assessoria de comunicação: Fábio Gomides – A Dupla Informação
Relação Institucional |Jacqueline Castro
Gestão de Redes Sociais: Gabriela Bianco
Projeto gráfico: Renato Campos – Destileria de Ideias
Fotografia artística: Glaydson Oliveira (Índio) – Reverso Filmes
Assistente de fotografia artística: Maria Cheib – Reverso Filmes
Registro fotográfico: Maria Cheib – Reverso Filmes
Registro videográfico: Glaydson Oliveira (Índio), Alexandre Mayrink, Maria Cheib, Pedro Sampaio, Ivo Igino – Reverso Filmes
Sobre o Camaleão Grupo de Dança
@camaleaogrupodedanca / www.facebook.com/camaleaogrupodedanca
O CAMALEÃO GRUPO DE DANÇA possui 41 anos de história e é um patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais. O Grupo tem em seu repertório 21 montagens assinadas por 14 destacados profissionais nacionais e internacionais, entre eles Omar Carrum, Oswaldo Montenegro, Vladimir Rodriguez, Jorge Garcia, Mário Nascimento, Luís Arrieta, Tindaro Silvano, Carlota Portela e Tuca Pinheiro. Em parceria com a escola NÚCLEO ARTÍSTICO (fundada em Belo Horizonte em 1978), criam, incentivam, e divulgam a dança, cumprindo com o seu compromisso social de educadores e difusores culturais, se tornando o berço de renomados artistas nacionais. Como parte desse compromisso desenvolve também um projeto social de formação em dança que atende mais de 200 jovens e crianças de comunidades carentes. É uma companhia de grande importância para o país, por seu aspecto plural: da formação consistente em dança com a realização de espetáculos de estilos variados, a produção de obras com renomados artistas. O CAMALEÃO transforma o pensamento e a dança investindo em novas possibilidades de pesquisa e criação, aprimorando constantemente a qualidade de suas produções, somando mais de 50 prêmios ao longo desses anos.
Serviço
Camaleão Grupo de Dança apresenta “Recriar”
Locais e datas:
26/10 – 11h30 – Praça da Assembléia (Belo Horizonte)
01/11 – 16h – Praça Marília de Dirceu (Contagem)
08/11 – 11h – Praça da Liberdade (Belo Horizonte)
Entrada gratuita