
Belo Horizonte está prestes a ganhar um novo e sofisticado espaço para a moda de luxo. Depois de sete meses entre projetos e execução da obra, a Terzo Engenharia, especializada em empreendimentos comerciais, acaba de entregar as chaves do pool de moda do Botânico Shopping, centro comercial de alto padrão, inaugurado recentemente no bairro Belvedere. O espaço, que abriga sete marcas conceituadas de grife, entra agora na reta final de montagem para inauguração e promete movimentar o mercado de luxo na capital mineira.
Com um investimento de mais de R$ 3 milhões, o ambiente é uma espécie de galeria assinada pela arquiteta Ana Bahia. O projeto foi planejado para abrigar sete marcas de grife, entre elas estão seis mineiras: Anna Barroso, Coven, Elisa Atheniense, Essenciale, Printing, Tatiane Queiroz e uma de São Paulo, a Manolita. A iniciativa busca fortalecer o mercado de moda de alto padrão em Minas Gerais e oferecer ao público do shopping um mix de marcas selecionadas e exclusivas.
A complexidade da obra
Localizado no nível Horizonte, o pool de moda ocupa 420 metros quadrados no coração do Botânico Shopping, tendo à sua frente a grande praça central e ao fundo o jardim vertical. “Estamos em um espaço generoso, em uma grande loja iluminada, onde a natureza também se faz presente. O nosso desafio foi criar um projeto orgânico, onde todas as sete marcas tivessem destaque e mantivessem sua individualidade”, explicou a arquiteta Ana Bahia, responsável pelo projeto.
Para colocar em prática o projeto de Ana Bahia, a Terzo Engenharia realizou um trabalho minucioso e de precisão. “A complexidade da obra exigiu atenção a cada detalhe”, afirmou Alexandre Ribeiro, engenheiro e sócio da Terzo.
Dutra destaca o compromisso da equipe. “A gente se sente honrado por estar à frente da construção de um dos espaços mais nobres do Botânico. É um desafio que nos motiva, sabendo que estamos transformando a visão da arquiteta Ana Bahia e a curadoria das marcas em realidade”, afirma.
Para dar vida ao projeto suntuoso de Ana Bahia, a obra contou com números significativos. Foram 414 m² de cimento queimado, mais de 2,4 toneladas de aço para painéis curvos e prateleiras, 120 m² de espelhos e 120m² de mármores e quartzitos para os balcões. Além disso, foram instalados cerca de 150 m² de cortinas e 135 m² de tapetes e mais de 90 luminárias e 135 metros de fitas de led.
O Projeto
O design do espaço com linhas curvas em formato de “S” e grandes painéis vazados, promove uma integração visual entre as marcas e direciona o fluxo de visitantes. A arquitetura, inspirada no Brutalismo, valoriza o uso do concreto aparente em contraste com a sofisticação de materiais como as pedras de quartzito, que se assemelham a joias.
Elisa Atheniense, uma das organizadoras da curadoria, explica que o espaço não é uma loja multimarcas, mas sim uma galeria de corners. “Não existe em nenhum shopping do Brasil um espaço com uma proposta semelhante, com ambientes exclusivos dentro de uma loja. O que estamos projetando é algo totalmente inovador no país. São marcas que possuem o mesmo posicionamento de mercado, autorais, que têm o cuidado com a qualidade, o acabamento e o atendimento exclusivo”, ressalta.