Blog - Felipe Jesus

BH Stock Festival leva à Esplanada do Mineirão carros que fizeram história na Stock Car

Modelos que consagraram lendas, como o mineiro Paulão Gomes, fazem parte do Acervo José Renato Araújo, que reúne a mais incrível coleção de carros de corrida do automobilismo brasileiro. Carros estarão expostos neste fim de semana como uma das atrações na capital de Minas Gerais

Detalhe do carro com o qual Wilson Fittipaldi Jr. foi vice-campeão em 1991 – (Marcelo Machado de Melo/Stock Car).

O BH Stock Festival leva à Esplanada do Mineirão muita velocidade, diversão, shows inesquecíveis para todos os gostos e também uma grande exposição de carros que marcaram a história da Stock Car Pro Series e do automobilismo brasileiro como um todo. Neste fim de semana (15 a 18 de agosto), modelos que marcaram época e consagraram pilotos icônicos em nosso país serão exibidos ao público na Região da Pampulha, onde estará instalado o Circuito Toninho da Matta, palco da primeira etapa da Stock Car nas ruas de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.
Os carros que serão expostos na Esplanada do Mineirão pertencem ao acervo de José Renato Araújo, colecionador de 46 anos, natural de Mogi das Cruzes (SP), porém radicado em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte.
Serão oito os modelos que estarão diante dos olhos do público no BH Stock Festival. Entre eles, os Chevrolet Opala de 1983 e 1984, que conduziram o mineiro Paulo Gomes — nascido em Patos de Minas — aos títulos das respectivas temporadas na Stock Car, e o Chevrolet Omega e o Vectra que Chico Serra guiou nas campanhas que o tornaram tricampeão da categoria em 1999, 2000 e 2001.
Outro modelo que chama a atenção e promete emocionar os fãs do automobilismo é o Chevrolet Opala guiado por Wilson Fittipaldi Jr. em 1991, ano que marcou sua melhor temporada na Stock Car, na qual foi vice-campeão. Destaque também para os ‘Opalões’ pilotados por Marcos Gracia e Zeca Giaffone na conquista dos títulos de 1986 e 1987, respectivamente, e do Peugeot 307 Sedan todo preto pilotado em 2008 pelo ex-Fórmula 1 Ricardo Zonta, atualmente vice-líder da temporada 2024 da Stock Car.

Acervo singular — José Renato Araújo se emociona ao contar sobre como conseguiu reunir tantos carros históricos do automobilismo brasileiro. “É um orgulho porque, na prática, é a única coleção de carros da Stock Car. Tinha uma ideia que envolvia carros antigos. E quando estava a desenvolver essa ideia, de alguma forma os carros cruzaram o meu caminho. Fiz um grande esforço e consegui adquirir todos os que eu pude”.
“É a primeira vez que eles serão expostos. Acho importante compartilhar isso. Tem muita gente apaixonada pelo automobilismo, muitos amantes da Stock Car, e esses carros contam muito desta história em particular e do automobilismo brasileiro como um todo”, declarou o colecionador.
Boa parte dos carros que estarão expostos na Esplanada do Mineirão levam os autógrafos dos pilotos que os guiaram: os modelos pilotados por Paulão Gomes, Chico Serra, Zeca Giaffone, Marcos Gracia e Ricardo Zonta levam a assinatura dos competidores.
Ao falar sobre o Chevrolet Opala pilotado por Marcos Gracia — piloto nascido em Birigui e radicado em Goiânia —, José Renato Araújo não escondeu a admiração. “É o que eu acho mais bonito. Conheci o Alan Mosca, filho do Sid Mosca. E ele me detalhou como esse carro foi pintado, por meio de um processo minucioso, com diversas camadas. E a pintura é, de fato, realmente diferente”, disse.
Outro modelo que Araújo revela grande admiração e que estará na exposição no BH Stock Festival é o Opala que foi pilotado por Walter Travaglini. “É um carro que guardo com muito carinho, já que ele é um cara que todo mundo tem muita admiração. Foi um dos melhores kartistas de todos os tempos”, contou.

A seguir, confira os carros do Acervo José Renato Araújo que estarão em exposição no BH Stock Festival:

Carro 1
Piloto: Paulo Gomes
Modelo: Chevrolet Opala
Ano: 1983
Número: 22
Equipe: Coca Cola
Vitórias: 4
Pódios: 5
Campeão em 1983

Carro 2
Piloto: Paulo Gomes
Modelo: Chevrolet Opala
Ano: 1984
Número: 22
Equipe: Metalpó
Vitórias: 4
Poles: 1
Pódios: 6
Campeão em 1984

Carro 3
Piloto: Marcos Gracia
Modelo: Chevrolet Opala
Ano: 1986
Número: 67
Equipe: Havoline
Vitórias: 2
Poles: 2
Pódios: 6
Campeão em 1986

Carro 4
Piloto: Zeca Giaffone
Modelo: Chevrolet Opala (carenagem Caio Hidroplás)
Ano: 1987
Número: 31
Equipe: Blindex
Poles: 1
Pódios: 5
Campeão em 1987

Carro 5
Piloto: Walter Travaglini
Modelo: Chevrolet Opala
Ano: 1990
Número: 33
Equipe: Auto Neg
15º em 1990

Carro 6
Piloto: Wilson Fittipaldi Jr.
Modelo: Chevrolet Opala
Ano: 1991
Número: 7
Equipe: Amico (Action Power)
Vitórias: 1
Pódios: 6
Vice-campeão em 1991

Carro 7
Piloto: Chico Serra
Modelo: Chevrolet Omega
Ano: 1999
Número: 3
Equipe: Texaco (WB Racing)
Vitórias: 8
Poles: 2
Pódios: 15
Campeão em 1999

Carro 8
Piloto: Chico Serra
Modelo: Chevrolet Vectra
Anos: 2000 e 2001
Número: 1
Equipe: Texaco (WB Racing)
Vitórias: 11
Poles: 10
Pódios: 18
Bicampeão em 2000/2001

Carro 9
Piloto: Ricardo Zonta
Modelo: Peugeot 307 Sedan
Ano: 2009
Número: 42
Equipe: Panasonic Racing
24º em 2008

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo