
A rede hoteleira de Belo Horizonte está com vagas disponíveis para pessoas que queiram trabalhar como camareiras, recepcionistas e atendimento ao público. No total, são aproximadamente 2 mil vagas permanentes.
“O setor tem enfrentado alguns problemas na mão-de-obra, mas estamos investindo em parcerias com a Fecomércio-MG/Senac, por exemplo, para que possamos capacitar mais pessoas e atraí-las para trabalharem na hotelaria”, explica o presidente do SindiHotéis/SindHBares, Paulo César Marcondes Pedrosa.
De acordo com o presidente do SindHotéis/SindHBares, atualmente existem 7 mil pessoas empregadas na hotelaria da capital e Região Metropolitana de BH.
“A categoria econômica de hotéis é compreendida por 50 atividades econômicas”, explica Pedrosa. As principais razões para a falta de profissionais são diversas, mas a pandemia do COVID-19 forçou algumas pessoas a migrarem para trabalhos autônomos.
De acordo com avaliação de Paulo César Pedrosa, sem um emprego formal provocado pelas demissões na rede hoteleira durante a grave crise do Covid, os profissionais buscaram alternativas. E uma delas foi a entrada de um contingente grande no MEI (os microempreendedores individuais).
“O setor hoteleiro, por meio de parcerias, oferece atualmente cursos tecnólogos para capacitar profissionais que queiram se tornar cozinheiros, garçons e camareiros. Os interessados nas vagas podem entrar em contato com o sindicato pelo site ou presencialmente na sede do sindicato”, informa Pedrosa.
O SindHotéis/SindHBares firmou parceria com o Senac com o objetivo de capacitar os profissionais para o mercado hoteleiro. Alguns cursos oferecidos para os colaboradores do setor são gratuitos.
Em Belo Horizonte são 220 hotéis e uma oferta de aproximadamente 24 mil leitos. A rede de hotelaria oferece diárias que variam de R$ 100 a R$ 700, com hotéis espalhados em todas as regiões da capital mineira.
SindHotéis e SindiHBares
Fundado em 2 de maio de 1933, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana se tornou o maior Sindicato Patronal de Minas Gerais. O SindHotéis/ SindiHBares é o único sindicato que representa a categoria perante o poder público municipal, estadual e federal.Para mais informações sobre as vagas pelo SindHotéis/SindiHbares: https://sindihbares.org.br/