Inserir, de forma competitiva e sustentável, pequenos negócios da Região Metropolitana de Belo Horizonte na cadeia de geração distribuída de energia solar fotovoltaica. Este é o objetivo do Minas Solar Summit 2024 que será realizado, em uma versão pocket, na próxima terça-feira (3/12) pelo Sebrae Minas e a CorSolar – Soluções em Energia Solar -, com apoio da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e do Governo de Minas Gerais. Inscrições pela loja do Sebrae Minas.
Integradores, distribuidores, fabricantes e profissionais do setor terão acesso às tendências e oportunidades na cadeia de distribuição de energia fotovoltaica, por meio de palestras e painel com especialistas que são referência no setor. Nesta edição, os participantes também terão a oportunidade de conhecer mais sobre práticas inovadoras no mercado solar para o próximo ano e os desafios regulatórios.
A analista do Sebrae Minas Aline Morau explica que, além dos benefícios financeiros para a empresa, o sistema fotovoltaico tem se tornado um atributo bastante valorizado por consumidores, e considerado, cada vez mais, um diferencial relevante entre as empresas. “Por ser algo ainda novo no Brasil, existem desafios regulatórios e ainda há algumas barreiras. No evento, os participantes vão poder conhecer esses desafios e as oportunidades do setor no processo de adaptação ao novo contexto regulatório. Esta é uma temática que será apresentada pela advogada, especialista em regulação do setor elétrico e CEO da Bright Strategies, Bárbara Rubim”, destaca.
Energia solar em Minas e em Belo Horizonte
Segundo dados da Absolar, Minas Gerais é o segundo estado com maior potência instalada de energia solar em telhados e pequenos terrenos de todo o país, ficando atrás apenas de São Paulo. O estado possui aproximadamente 2,4 gigawatts (GW) em operação, e responde por 13,7% de toda a potência instalada de energia solar no país. Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou a Minas a atração de mais de R$12,5 bilhões em investimentos, a geração de mais de 74 mil empregos e a arrecadação de mais de R$2,4 bilhões aos cofres públicos.
Belo Horizonte é a segunda cidade de Minas Gerais com maior número de sistemas fotovoltaicos instalados. Em 2024, a capital mineira atingiu mais de 11,3 mil sistemas na geração distribuída (GD) e cerca de 103 mil Quilowhatt (kW) de potência instalada, beneficiando mais de 25 mil unidades consumidoras.
PROGRAMAÇÃO
8h – Credenciamento
8h30 – Abertura Institucional
9h – Palestra – Como inovar no mercado solar em 2025 | Alberto Nairo – Plug Solar
9h40 – Painel 1 – Tendências e Inovação do setor fotovoltaico
– Desafios e oportunidades do setor solar em Minas Gerais | Bruno Catta Preta – CorSolar
– O Futuro dos inversores solares: Inteligência Artificial e monitoramento avançado | Denilson Tinim – Sungrow
– Proteção contra surtos elétricos em sistemas fotovoltaicos | Eliane Candido – Clamper
– Evolução e papel dos micro inversores na construção e operação de usinas solares | Bruno Souza – Hoymiles
– Debate ao vivo com os painelistas | Diogo Lisboa – Sebrae Minas
11h00 – Networking e café
11h30 – Palestra – Desafios regulatórios: superando barreiras para o crescimento da energia solar em 2025 | Bárbara Rubim – Bright Strategies
12h30 – Encerramento
Minas Solar Summit 2024
Data: 3/12
Horário: das 8h às 13h
Investimento: 40,00
Local: Auditório Sebrae | Av. Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada / BH
Inscrições: loja.sebraemg.com.br/detalhes/146574