Circuito dos Mercados de Origem: conceito novo e propósito para BH

Inaugurado há pouco mais de um ano, o Mercado de Origem Olhos d’Água rapidamente se consolidou como ponto de encontro de pessoas, sabores e histórias em Belo Horizonte. É um espaço onde tradição, inovação e pertencimento se entrelaçam.
“Estamos falando de um corredor cultural, onde diferentes regiões, tradições e conhecimentos se encontram para celebrar o sabor, a cultura e as histórias de Minas, do Brasil e do mundo. Além de termos uma experiência de vários anos à frente desses mercados”, destaca Elias Tergilene, fundador e presidente do Circuito dos Mercados de Origem.
O Mercado de Origem Olhos d’Água ocupa atualmente 20.000 m² de área totalmente revitalizada, fruto de um investimento de R$ 60 milhões. Sua infraestrutura inclui espaço para feiras e eventos, shows, centro de distribuição, área gastronômica com 12 restaurantes no rooftop, estacionamento para 600 carros, acessibilidade total, ambiente pet friendly e o novo espaço kids “Casa do Sol”, que e um verdadeiro parque — tudo pensado para valorizar o pequeno produtor, o empreendedor, os clientes e as famílias.
A gestão institucional e social é realizada pela Fundação Doimo, que atua com foco em impacto social, revitalização urbana e promoção do empreendedorismo urbano e rural.
“Os Mercados são centralidades de valorização da cultura local, de promoção do desenvolvimento sustentável e de construção de um Brasil mais diverso e próspero. São atrativos turísticos que oferecem aos visitantes uma experiência autêntica e enriquecedora. Ao fomentar o pequeno produtor, o artesão e o empreendedorismo, fortalecemos a economia familiar e criamos um país mais diverso e culturalmente rico”, complementa Elias.
O Circuito dos Mercados de Origem já conta com cinco unidades em BH: Santa Tereza, Padre Eustáquio, Cruzeiro, Olhos d’Água e São Paulo, tornando a capital mineira referência nacional em mercados urbanos. Soma-se a isso a unidade de Manaus, o Mercado de Origem da Amazônia.
“Acreditamos que o verdadeiro desenvolvimento urbano passa pela inclusão produtiva, pelo fortalecimento das redes de pequenos produtores e pelo resgate da cultura regional. Nossa missão na Fundação Doimo é transformar mercados em espaços vivos de convivência, geração de renda e valorização da identidade brasileira.”
— Bernard Martins, presidente da Fundação Doimo
O espaço foi idealizado para ser uma central de distribuição para pequenos produtores e famílias empreendedoras, aproximando-os do consumidor final, que se beneficia de verdadeiras iguarias de origem — produtos com história, arte e cultura. Hoje, o Mercado de Origem é responsável pela geração de cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos.
“Temos dado chance ao pequeno produtor de vir expor na nossa casa, casa que é dele. Somos aqui um meio de comunicação e ligação do pequeno produtor com o cliente final”, ressalta Elias.
Além de feiras fixas aos fins de semana — com cerca de 200 expositores de artesanato, gastronomia, cosméticos, moda, crochê e produtos feitos à mão — o Circuito dos Mercados de Origem se destaca por sua programação cultural e de experiências.
Eventos como o Festival de Pastel, a Rua do Queijo, o Circuito de Cerâmica, a Feira do Café e a Feira do Vinho movimentam o espaço, promovendo a economia criativa e atraindo visitantes de todo o país.
Casos de sucesso como a Queijaria Senzala (queijo premiado internacionalmente) e o Empório Vó Olivia — a maior loja de artesanato mineiro do Brasil, com mais de 150 artesãos parceiros — ilustram o impacto direto do projeto no fortalecimento de negócios locais.
“Vemos que, na maioria das vezes, essa pequena produção envolve toda a família, e que a mulher exerce um papel fundamental nessa economia, a que faz girar.” — Elias Tergilene
O Mercado de Origem também apoia a adoção de práticas sustentáveis, valorizando produtos orgânicos, agroecológicos e de origem controlada. Parcerias com Emater-MG, IMA, SENAC, SEBRAE, Prefeitura de Belo Horizonte, Governo de Minas e Fundação dos Correios permitem oferecer assistência técnica e capacitação contínuas para aprimorar práticas de gestão, marketing e vendas.
“O estímulo ao empreendedorismo, ao oferecer um espaço para que os produtores possam inovar, criar novos produtos, expandir seus negócios e diversificar suas fontes de renda; e também ao oferecer cursos de gestão, marketing e vendas, que ajudam os produtores a profissionalizarem seus negócios. Tudo isso resulta na geração de renda e emprego para as famílias empreendedoras e, ainda, em produtos de melhor qualidade e mais diversos para o consumidor final.” — Bernard Martins
O Mercado de Origem é, portanto, muito mais do que um espaço de comércio:
É um movimento de pertencimento e transformação, integrando cultura, sustentabilidade, economia criativa e oportunidade para todos.
Feiras do Mercado
Mercado de Origem abre oportunidades para empreendedores e produtores locais
Desempenhando mais do que um papel econômico, o Mercado de Origem em BH, tem desempenhado um papel social. “Temos dado chance ao pequeno produtor de vir expor na nossa casa, casa que é dele. Somos aqui, um meio de comunicação e ligação do pequeno produtor com o cliente final”, fala Elias Tergilene, Diretor presidente do Mercado de Origem.
Durante os finais de semana acontecem as feiras dos mercados de origem, que recebem empreendedores não só de Minas Gerais, mas de qualquer lugar do país e que vão levar seus produtos para esse espaço, para esse local que tem uma estrutura, que tem um conceito. O mercado de origem foi formatado para isso, para fazer a conexão do pequeno produtor com o público final. Geralmente são entre 15 e 20 expositores, com produtos de artesanato, gastronomia, cosméticos, doces, roupas, produtos feitos a mão, crochê e tudo relacionado a feira.
Ações como essa, trazem o desenvolvimento da economia criativa, do artesanato, da cultura e gastronomia de Minas, além do turismo.
“A ideia é que todos os mercados de origem abram as suas portas para esses produtores. Vemos que na maioria das vezes, essa pequena produção envolve toda a família, e que a mulher exerce um papel fundamental nessa economia, a que faz girar”, completa Elias Tergilene, Diretor presidente do Mercado de Origem.
Sobre a Fundação Doimo
A Fundação Doimo é uma instituição sem fins lucrativos com foco no empreendedorismo social de impacto e de inovação fomentando a valorização do ser humano essencialmente através de ações de capacitação e trabalho. Seu fundador é Elias Tergilene. Em 1990, com apenas 17 anos, Elias fundou a “Augusta Móveis”, seu primeiro empreendimento e que se tornou em apenas cinco anos a maior indústria de móveis em ferro do Brasil. A Augusta Móveis conquistou o mercado europeu em 2001, através da sociedade com o Grupo Doimo, também principal indústria de móveis da Itália. Fundador da rede de shoppings populares “Uai Shopping”, hoje com duas Unidades em Minas Gerais e uma no Amazonas. Um dos fundadores e sócio da Favela Holding Participações, criada com objetivo de aprimorar o mundo empresarial organizado com as favelas em todo Brasil. Ativo militante da área de desenvolvimento social através do empreendedorismo em favelas e regiões periféricas. Desde 2008 dedicou-se a promover a criação de um novo modelo de shopping popular, lançando em 2013 o primeiro conceito de shopping favela.
Mercado de Origem
Rua Adriano Chaves e Matos, 447 Olhos d’Água
Mais informações: @mercadodeorigem