Bar Pirex lança novo cardápio com referências internacionais misturadas com a essência da botecagem mineira
Chefiado por Caio Soter e Isabela Rochinha, Pirex se mantém como destaque na cena da Galeria São Vicente

Com a proposta de seguir inovando sem perder a essência da botecagem, o Bar Pirex apresenta seu novo cardápio, que mescla clássicos do boteco mineiro com referências de bares visitados pelo mundo pelos sócios da casa. Sob comando dos chefs Caio Soter e Isabela Rochinha, a nova seleção de pratos trabalha os ingredientes locais em novas combinações e sabores, abrindo os horizontes, mas mantendo a identidade que já conquistou o público na Galeria São Vicente, no centro da capital mineira.
O novo cardápio aposta em um equilíbrio entre tradição e criatividade. “Neste menu do Pirex, a gente quis explorar algumas referências não tradicionais da botecagem e variar os formatos. É um cardápio mais misturado, mais ‘fusion’, com inspirações de outros países e tipos de bares, sem deixar de bater olhar para nossa raiz de bar de Minas Gerais”, explica o chef Caio Soter.
Entre as novidades, um dos destaques é o PFC, “Pirex Fried Chicken”: sobrecoxa empanada e frita, coberto de aioli, queijo curado ralado e picles de pepino. Também faz sucesso a almôndega com maionese de batata e farofa de pão de alho. O novo menu também apresenta porções menores e bocados individuais, como a empada de costelão com maionese queimada, o pastelzinho de bobó de camarão com catupiry, a focaccia de sardinha com tomate fermentado e a gilda mineira, inspirada no homônimo espanhol. “No ano passado fizemos muitas viagens buscando referências gastronômicas, e um dos nossos maiores prazeres é trazer essa inspiração para a cozinha do Pirex.” – Explica Vitor Velloso, sócio do bar – “A empada de maionese queimada veio da Ásia, o pastel de bobó da Bahia, a gilda e a sardinha com tomate do país basco. Tudo trabalhado para ter sotaque global mas alma mineira”, completa.
O cardápio encontra espaço para os sabores locais e típicos do boteco, como é o caso da língua na cerveja preta com picles de maçã verde, que nesta versão vem com batatas cozidas lentamente no próprio caldo da língua, além do pudim de leite condensado, servido no tradicional copo lagoinha.
O horizonte também se expande nas bebidas, com uma seleção de batidinhas e outros “golinhos” feita pelo bartender Diego Kruz. Destacam-se a batidinha de banoffe, com banana e xarope de maple syrup, a de piña colada, que combina abacaxi e coco além da tradicional caipirinha. A estufa, claro, segue como um destaque da casa, agora com uma montagem diferente, mais colorida, valorizando os pratos. “Eu arrisco dizer que é a estufa mais bonita de BH. Pelo menos eu estou apaixonado por ela”, afirma a chef Isabela Rochinha.
Com mais de 40 opções no menu, incluindo cerca de 35% de opções vegetarianas e veganas, o Bar Pirex reforça a diversidade de sabores e públicos, mantendo viva a alma do boteco mineiro com um tempero a mais de criatividade. Além dos petiscos, o bar oferece um cardápio de almoço servido de terça a domingo com cardápio rotativo, em que se destaca o galeto assado na tv de cachorro, servido de sexta a domingo.
SERVIÇO
Bar Pirex
Ter-Sexta | 11:30 às 15h
Qua-Sexta | 18h à 0h
Sáb | 12h à 0h
Dom | 12h às 18h
Endereço: Galeria São Vicente – Avenida Amazonas, 1073 loja 54
Mais informações: https://www.instagram.com/barpirex/