Até quinta (2), Circuito Mineiro de Dança segue em BH com oficinas gratuitas no Mercado da Lagoinha
Atividades acontecem de 30 de setembro a 2 de outubro, com foco nas danças urbanas, afro-brasileiras e no folclore mineiro

O Circuito Mineiro de Dança dá continuidade às suas atividades na capital com uma segunda etapa dedicada a oficinas gratuitas. Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, sempre às 18h, o público poderá vivenciar práticas de dança no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha (CRESAN Mercado da Lagoinha), em encontros que unem conhecimento, história e movimento. Não é necessária inscrição prévia, basta chegar ao local no horário marcado para participar.
A iniciativa reúne artistas de referência em suas áreas: Wallison Culu, pesquisador e professor de House Dance e Hip Hop Dance, abre a programação com a oficina Danças Urbanas: História, Cultura e Movimento (30/09). No dia seguinte (01/10), Evandro Passos, um dos precursores da Dança Afro-Brasileira em Minas Gerais, conduz uma vivência sobre as raízes africanas na cultura brasileira. Encerrando a etapa (02/10), o Grupo Folclórico Aruanda, representado por Romênio Coelho, apresenta a oficina Danças: Folclore Mineiro, compartilhando tradições que fazem parte do imaginário popular do estado.
O Circuito Mineiro de Dança tem patrocínio da VALE, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização It Produções e Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro, com co-realização de Fartura Brasil e Eco.ar Cultural Sustentável.
Sobre os artistas
Wallison Culu – Dançarino, produtor, professor e coreógrafo, é pesquisador e professor de House Dance e Hip Hop Dance. Atua também como produtor de eventos culturais no Bairro Serra, em Belo Horizonte, incentivando a circulação cultural e o acesso à arte no Aglomerado da Serra.
Evandro Passos – Bailarino e coreógrafo, é um dos fundadores da Companhia Bataka e referência nacional na Dança Afro-Brasileira. Natural de Diamantina, integrou o Conselho Internacional de Dança e é um dos principais responsáveis pela difusão da cultura afro-brasileira em Minas Gerais.
Grupo Folclórico Aruanda / Romênio Coelho – Criado em 1960, o Aruanda é referência nacional na pesquisa e divulgação de manifestações populares. Com mais de três décadas dedicadas à cultura popular, Romênio Coelho conduz a oficina Danças: Folclore Mineiro, que celebra a força e a beleza das tradições mineiras.
SERVIÇO
Circuito Mineiro de Dança – Segunda Etapa BH – Oficinas gratuitas
Local: CRESAN Mercado da Lagoinha (Av. Pres. Antônio Carlos, 821 – Lagoinha)
Datas e horários:
– Terça-feira, 30/09/2025, 18h – Danças Urbanas: História, Cultura e Movimento, com Wallison Culu
– Quarta-feira, 01/10/2025, 18h – Dança Afro, com Evandro Passos
– Quinta-feira, 02/10/2025, 18h – Danças: Folclore Mineiro, com Romênio Coelho (Grupo Aruanda)
Ingressos: Gratuitos – não é necessária inscrição prévia.
Mais informações: @circuitomineirodedanca