Em colaboração com o festival DocsBarcelona, o Instituto Cervantes destaca a força do documentário na Espanha, com a série de filmes online “Relatos de la resistencia. Buscando un lugar en el mundo”. A partir de amanhã e até o dia 29 abril, o instituto disponibiliza, de forma gratuita, o último documentário da programação: “Querida Sara” (2021), um retrato emocionante da primeira mulher taxista do Afeganistão. A obra fica disponível a partir das 10h da quinta-feira, no Vimeo do Cervantes.
A série online convoca o público interessado nas novas formas expressivas do cinema e que procuram, no documentário, conhecer as perspectivas e as experiências de outros, muitas vezes distantes espacialmente, temporal e culturalmente. O trabalho de direção das obras selecionadas diz sobre o lugar a partir do qual criamos histórias de perdas, mas também de sobrevivência e superação.
Em “Querida Sara” (2021), a relação entre Patrícia Franquesa, a realizadora do documentário, e Sara, a primeira taxista do Afeganistão, é apresentada como uma história de amizade, cujo fio é unido pelo olhar diante da câmera, para o qual a protagonista do documentário fala constantemente.
Todo o material filmado diante dessa mulher forte e confiante, que tem consciência de estar contando uma história, é apresentado como uma homenagem que ganha maior impacto quando se conhece a evolução política e social que se registrou e continua a se registrar no Afeganistão.
Sinopse: Este é um retrato emocionante de Sara, a primeira mulher taxista do Afeganistão. A cineasta espanhola Patricia Franquesa capta a força de uma mulher poderosa que rompe as barreiras de uma sociedade marcada pelo patriarcado. Sara tem olhos brilhantes, incansável na defesa dos direitos das mulheres e na luta para alcançar o que parecia impossível. É uma inspiradora história de amizade entre duas mulheres cheias de vida, um hino à empatia e ao diálogo entre culturas: a história circular da história de vida de Sara passa do medo ao amor e do amor ao medo: um testemunho de uma realidade que já não existe.
SERVIÇO
Relatos de la resistencia. Buscando un lugar en el mundo
Data: até 29 de abril
Local: online – Vimeo Instituto Cervantes