Cultura

ArtRio promove a 1ª Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro em setembro

(Secretário de Cultura Lucas Padilha, Maria Luz Bridger e Vivian Gandelsman, da ArtRio, e Duda Magalhães, da Dream Factory)

Parte do calendário oficial da Prefeitura, evento vai enfatizar a extensa agenda paralela que a Feira de Arte do Rio estimula na cidade

A décima quinta edição da Feira de Arte do Rio – ArtRio, vai promover, em parceria com a Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Cultura, a 1ª Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro com centenas de eventos que formam uma vibrante e intensa programação cultural na cidade em galerias, museus e instituições. 

Queremos potencializar os impactos de um dos maiores eventos de arte da América Latina por meio de uma articulação direta com nossa rede de equipamentos, ampliando e diversificando o perfil dos públicos que frequentam os espaços culturais da cidade, promovendo novas conexões entre territórios e linguagens”, diz Lucas Padilha, secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

A ArtRio já incentivava uma extensa agenda cultural em diferentes espaços da cidade. O que fazemos agora é efetivamente organizar essa agenda, para que as informações fiquem acessíveis a todos. Também é muito importante a possibilidade de estar em todas as regiões da cidade, incentivando o acesso a arte e suas diferentes linguagens. Em setembro, o Rio de Janeiro será uma grande ocupação artística”, indica Duda Magalhães, presidente da Dream Factory, que organiza a ArtRio.

De 07 a 14 de setembro, a programação oficial da cidade será formada por um circuito de ativações não só em artes visuais, mas ampliado para cinema, dança, teatro, arquitetura, design e expressões artísticas. Todas as propostas devem ser gratuitas para o público. Serão sete dias para a cidade respirar arte e cultura, com eventos e atividades ocupando todas as regiões e diversos espaços do Rio.

A principal motivação é a divulgação de eventos ligados à cultura, no clima da feira, incentivando a população a visitar novos espaços e bairros, promovendo a formação e intercâmbio de público por diversos equipamentos culturais. E ainda, incentivando ações em todas as regiões, impulsionando a economia e o turismo.

Já são 24 galerias confirmadas, além de centros culturais e museus como o MAM Rio, Museu de Arte do Rio, Paço Imperial, Museu do Amanhã, Museu Histórico da Cidade, Museu Bispo do Rosário, Museu de Arte Contemporânea de Niterói. 

A Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro propõe circuitos especiais para a visitação de equipamentos culturais da Prefeitura.

Agentes culturais podem fazer a inscrição gratuita de seus eventos para a 1ª Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro, no site da ArtRio (www.artrio.com), entre os dias 30 de julho e 10 de agosto. 

Cidades se transformam pela cultura. Pensando nisso, a Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro vem para oficializar um circuito que distribua arte pela cidade. Já havia essa mobilização em galerias e museus na semana da ArtRio, mas nosso intuito é que essa agenda ganhe força e capilaridade, chegando a novos bairros e espaços. A Semana quer ser essa infraestrutura de articulação, ocupando a cidade com outros ritmos, outras presenças e novas possibilidades de desenvolvimento. Para a ArtRio, iniciativas como essa fazem parte do seu papel como impulsionadora do sistema cultural. Nosso compromisso é contribuir para que a cultura esteja no centro da vida urbana, como política pública e ferramenta concreta de transformação”, indica Vivian Gandelsman, gerente de Relacionamento e Comunidade da ArtRio.

A ArtRio é realizada pela Dream Factory. A feira de arte acontece na Marina da Glória de 10 a 14 de setembro. 

Rotas da Secretaria Municipal de Cultura

  • Rota 1 – Santa Teresa

Parque Glória Maria

Centro Cultural Laurinda Santos Lobo

  • Rota 2 – Flamengo e Centro

Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica

Galeria de Arte Angelo Venosa (Castelinho)

  • Rota 3 – Gávea

Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro

  • Rota 4 – Penha

Arena Cultural Carlos Roberto de Oliveira (Dicró)

  • Rota 5 – Gamboa

Museu de História e Cultura Afro-Brasileira – MUHCAB

  • Rota 6 – Maré

Areninha Cultural Herbert Vianna (Areninha da Maré)

www.artrio.com

Instagram: @artrio_art

Facebook: @feiraartrio 

#artrio

#artrio2025

#compartilhearte

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo