Musica

Arthur Melo & O Ministério da Consciência leva pop dançante do disco Mirantes Emocionais para o palco do Teatro de Bolso Sesiminas, em Belo Horizonte

Marcado para o dia 11 de julho, a apresentação celebra o lançamento do recém-lançado disco Mirantes Emocionais

Fundamentada no encontro entre diversidade e tradição, a música brasileira sempre teve sua porta aberta à experimentação. A partir deste contexto foi então se lapidando a aclamada MPB, que guia a carreira do cantor e compositor Arthur Melo desde o início. Entre o gênero musical, suas influências e estilos, o artista apresentou três álbuns de estúdio, o que preparou o terreno para a chegada do recém-lançado Mirantes Emocionais. O novo disco chegou em abril deste ano carregado de experimentos com uma roupagem mais pop e dançante. Agora, todo este movimento ganha corpo e sobe ao palco do Teatro de Bolso Sesiminas, em Belo Horizonte. O show, que marca o lançamento de Mirantes Emocionais, acontece no dia 11 de julho e recebe a banda Ministério da Consciência, formada na época de feição do disco. Os ingressos já estão disponíveis aqui.

Ao longo de 11 faixas, o quarto ato musical de Arthur inaugura um novo momento em sua carreira. “Fruto do momento suspenso que foi a pandemia, esse trabalho surgiu no meio daquele período solitário, me dando mais liberdade para experimentar ideias de instrumentação, texturas, vozes e tudo mais que viesse na cabeça, sem ter um objetivo claro“, lembra o artista. Com elementos recortados do indie pop à cumbia, e uma forte inspiração oitentista, o álbum chegou com uma sequência de canções mais dançantes. 

Tal energia serena e despojada, agora, é levada para o público mineiro. “O show terá todas as músicas deste novo disco em meio a novas versões de trabalhos anteriores“, garante Arthur, que também traz em sua discografia os álbuns: Nhanderuvuçu (2018), Metanoia (2019), Adeus (2020). Para compor a experiência imersiva do álbum, a apresentação ainda traz as projeções de Artur Souza – responsável pela identidade visual de Mirantes Emocionais

Sobre Mirantes Emocionais

Com três álbuns lançados que trazem o MPB em sua essência, o cantor e compositor mineiro Arthur Melo apresenta agora o seu quarto ato com o disco Mirantes Emocionais, que inaugura um novo momento em sua carreira. “Muitas das faixas surgiram a partir de experimentações e colagens com o intuito de criar músicas mais animadas e coloridas”, conta o artista, que começou a compor o repertório do disco ainda em tempos pandêmicos.    “O fato de estar sozinho nesse momento me deu liberdade para experimentar ideias de instrumentação, texturas, vozes e tudo mais que viesse na cabeça, sem ter um objetivo claro”, continua. O resultado foram 11 faixas que trazem elementos sonoros de estilos como indie pop, rock psicodélico, groove, samba, cumbia, além de forte inspiração oitentista. 

Com produção musical assinada pelo próprio artista juntamente com Lucca Noacco, e mixagem por Kassin, o disco é o primeiro a ser acompanhado do Ministério da Consciência, banda/coletivo de amigos que acompanha o mineiro. “A ideia é que esse seja um grupo rotativo de artistas que colaboram comigo nas músicas e também na parte visual. Neste trabalho, as peças fundamentais do Ministério foram eu e Lucca na produção das músicas, e o Artur Souza assinando o projeto gráfico. Já no ao vivo, além de mim e do Lucca, a banda é formada por André Souza, Victor Diz e Bê Moura“, comenta. 

Sobre os temas que permeiam o álbum, Arthur Melo percebeu, ao terminar de compor as canções, que havia ali questões recorrentes que tratavam sobre conexão/desconexão e pertencimento através de vários pontos de vista. “O nome ‘Mirantes Emocionais’ representa a ideia de perceber e analisar várias emoções e sentimentos, mas sem deixar eles te afetarem, sendo apenas um observador. Da mesma maneira como vamos a um mirante para ver a cidade de longe. Olhamos os bairros, as casas, as luzes e os carros, mas não estamos neles e nem vivendo eles, apenas observando“, explica.

OUÇA O DISCO AQUI

SERVIÇO

Arthur Melo & O Ministério da Consciência 

Data: 11 de julho de 2024 (quinta-feira)

Horário: 20h | Abertura da casa

                20h30 | Início do show

Local: Teatro Bolso Sesiminas

Endereço: R. Álvares Maciel, 59 – Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG, 30150-250

Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/94777

FICHA TÉCNICA

Arthur Melo & O Ministério da Consciência 

Arthur Melo: voz e guitarra

Lucca Noacco: voz, guitarra e synth

André Souza: voz e baixo

Victor Diz: guitarra e trompete

Bê Moura: bateria

Artur Souza: visuais

Haroldo Bontempo: produção

Gabriel Elias: som

LINKS

Instagram

Twitter

Facebook

Spotify

YouTube

SOBRE ARTHUR MELO

Arthur Melo é um compositor, musicista e cantor mineiro. Começou a lançar músicas em 2017, com o EP Agosto, ainda muito voltado ao samba, a bossa nova e a MPB. No mesmo ano abriu o show de Liniker e os Caramelows e fez uma participação inesperada no show de Devendra Banhart, que o convidou ao palco. Desde então lançou três álbuns: Nhanderuvuçu (2018), Metanoia (2019) e Adeus (2020). 

Após um hiato de três anos, voltou a editar canções em 2023, com a faixa synth-pop retrô Álvaro Almeidapelo selo londrino Wonderfulsound e com mistura assinada pelo renomado produtor Kassin. O single foi o anúncio do novo álbum, que homenageia a divergente história musical do Brasil, ao mesmo tempo em que olha para o futuro e trilha novos caminhos, a consolidar o artista como um nome emergente do indie pop psicodélico. O músico é acompanhado de sua banda O Ministério da Consciência. 

Leo Junior

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UNA, graduado em Marketing pela Unopar e pós graduado em Marketing e Negócios Locais e com MBA em Marketing Estratégico Digital, é um apaixonado por futebol e comunicação além de ser Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo