CidadeNoticias

Ambulatório Ciências Médicas promove mutirão de cirurgias neste sábado (23/11)

Os pacientes são encaminhados pela regulação da Prefeitura de Belo Horizonte. A previsão é de aproximadamente 15 a 20 cirurgias ambulatoriais

No próximo sábado, 23/11, a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), em parceria com a Liga Acadêmica de Cirurgia da Ciências Médicas (LACCIME), realizará um mutirão de cirurgias ambulatoriais no Ambulatório Ciências Médicas (ACM-MG). A iniciativa beneficiará cerca de 15 a 20 pacientes, atendendo a procedimentos previamente agendados pela Regulação da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O mutirão ocorrerá das 13h às 17h e incluirá pequenas cirurgias como retirada de cistos e lipomas, tratamento de unhas encravadas, remoção de pintas, biópsias de lesões de pele, entre outras.

A ação será conduzida por alunos do 6º ao 12° período do curso de Medicina, sob supervisão do professor Mauro Carneiro. Para Lucas Souza, diretor da LACCIME e aluno da FCM-MG, o mutirão é uma oportunidade inestimável para o desenvolvimento prático dos estudantes. “Essa ação traz vários benefícios para nós, alunos, a começar pelo aprendizado prático. Vivenciar os processos cirúrgicos, avaliar a necessidade do tratamento e até realizar o procedimento são experiências essenciais para consolidar o conhecimento teórico e aprimorar nossas habilidades técnicas,” ressalta Lucas. Ele explica ainda que os alunos mais avançados têm a oportunidade de executar etapas mais complexas dos procedimentos, enquanto os alunos em fases iniciais colaboram com atividades como aplicação de anestesia local, sempre de acordo com o nível de habilidade de cada um.

A coordenadora assistencial do ambulatório, Lucélia Costa, destaca o impacto social e educacional da iniciativa: “O ACM-MG é um espaço de aprendizado para os estudantes da Faculdade Ciências Médicas, promovendo a integração entre ensino e assistência. Somos reconhecidos como referência em saúde para a população de Belo Horizonte, atendendo à alta demanda por cirurgias ambulatoriais na cidade. Atualmente existe uma lista de espera na PBH, e nossa contribuição ajuda a reduzir esse tempo”, afirma.

Realizado uma a três vezes ao ano, o mutirão oferece aos estudantes a chance de adquirir experiência prática em técnicas cirúrgicas e, ao mesmo tempo, prestar um serviço fundamental para a população.

Paulo Gomes

Jornalista certificado pelo Ministério do Trabalho | Repórter | Cronista Esportivo | Profissional do Direito | correspondente Bancário.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo